Condor
 

"Obras não se entregam, se abandonam"

Redefinindo padrões e dando lugar à filosofia de obras para o bem-estar na construção corporativa

Por Léa Lobo

"Obras não se entregam, se abandonam", diz CEO da M2A Engenharia

Serviço: [email protected]

Na complexidade do mercado de construção e gerenciamento de obras corporativas, onde frequentemente se ouve que “obras não se entregam, se abandonam”, surge uma visão diferenciada e humanizada. Milton do Amaral Filho, engenheiro civil formado pela UFSCar a 37 anos e CEO da M2A Engenharia, empresa com 20 anos de atuação, propõe uma ruptura nesse paradigma, alicerçada em três pilares fundamentais: verdade, serviço e gratidão.

A trajetória de Milton Amaral reflete sua dedicação e paixão pelo setor. Desde os primeiros estágios na Universidade até a liderança da M2A, ele sempre esteve imerso no universo das obras, acumulando uma experiência técnica sólida. “Agora com 60 anos, muito experiente e com a mesma paixão pelo que fazemos na empresa a 20 anos”, afirma. Por isso, o CEO vem preparando sua empresa para o futuro, com foco na continuidade de sua filosofia de trabalho, que prioriza entregar qualidade, manter relações transparentes e criar valor para os clientes.

A M2A Engenharia, conhecida pelo foco em “obras para o bem-estar”, atua em projetos corporativos, escolares, clínicas médicas, restaurantes, etc. Contudo, o que diferencia a empresa é o compromisso inabalável com a ética e comprometimento eficiente de sua equipe.

A filosofia de Milton vai além de entregar obras: trata-se de servir e ajudar. Inspirado por valores espirituais e humanistas, o CEO incorporou na M2A uma cultura de empatia, colaboração e responsabilidade social. Ele acredita que uma empresa não deve apenas gerar lucro, mas também criar impacto positivo para clientes, colaboradores e a sociedade. Essa abordagem inclui desde pequenos gestos, como facilitar empréstimos  sem juros aos colaboradores e subsidiar valores para a formação técnica e universitária dos mesmos, até decisões estratégicas, como alertar clientes sobre falhas em projetos que poderiam gerar custos extras.

“Já perdemos concorrências pois sempre agimos honestamente e em uma contratação específica, dissemos que algo estava errado no projeto e que iria provocar custos adicionais e o cliente não gostou. Mas também ganhamos a confiança de muitos clientes que entenderam que a verdade economiza tempo e dinheiro no longo prazo”, ressalta. Essa postura ética fortaleceu a reputação da M2A no mercado e solidificou parcerias estratégicas, como com o Bradesco, Sicredi, Colégio Vértice, Colégio Visconde de Porto Seguro, ACSP, Grupo Ultra, AON entre dezenas de outros, que se tornaram clientes cativos.

Apesar do sucesso, Milton reconhece desafios. Um deles é estruturar a área comercial da empresa, que sempre foi liderada por ele. Após um raro período de férias, ele voltou com a ideia de modernizar sua área comercial, buscando um equilíbrio entre novas parcerias com escritórios de arquitetura e a contratação de um líder comercial. “Preciso preparar a empresa para continuar mesmo quando eu já não puder estar à frente de tudo”, explica.

A gratidão é um valor central na M2A, refletido em pequenos detalhes do dia a dia. Salas da empresa recebem os nomes de pessoas ou empresas que marcaram a vida de Milton, como o Prof. Shimbo que lhe deu oportunidades práticas durante a Universidade, o mestre de obras João Pedrosa que sempre ofereceu soluções criativas e eficazes e ao Sr. Koji Sakamoto, que ao longo de anos foi o responsável pela orientação e implantação dos valores da M2A Engenharia. “O reconhecimento é a base para fortalecer relações e perpetuar um ambiente de trabalho saudável e produtivo”, destaca.

Milton é categórico ao afirmar que o fracasso de uma obra não é inevitável, mas consequência de escolhas equivocadas. “Com planejamento, ética, comprometimento, competência e verdade, é possível mudar a percepção de que obras são sinônimo de problemas”, diz. Essa visão é comprovada pelo histórico de sucesso da M2A, em que obras são entregues dentro do prazo e sem custos de serviços adicionais e tudo isso calcado em uma cultura corporativa sólida.

Para Milton, o futuro da M2A está em manter sua essência: servir, ajudar e ser grato. Ele acredita que, ao priorizar as pessoas e a qualidade, o sucesso financeiro é uma consequência natural. “Não se trata apenas de gerenciar e executar obras, mas de construir relações de confiança e criar um legado com nossos clientes, e cita como exemplo a Sicredi Vale do Piquiri para o qual já fizemos 35 obras do total de 44 na cidade de São Paulo e ABCD”, conclui.

A M2A Engenharia, sob a liderança visionária de Milton Amaral Filho, exemplifica como valores humanos podem transformar um mercado marcado por desafios e desconfianças, redefinindo o que significa construir para o bem-estar.




Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP