25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Por Aleksander Correa Gomes

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Lembro-me de quando vi, sobre a mesa do meu gerente, uma edição da revista InfraFM; isso foi há 20 anos. Fiquei bastante interessado na revista, que trazia matérias sobre o mercado, experiências profissionais, e me recordo de uma lista com fornecedores de Facilities Services, o que certamente me ajudou muito no meu trabalho e, dali, surgiram parcerias muito boas. Hoje, tenho a honra de contribuir para esta publicação que tanto admiro, celebrando seus 25 anos de história.

Proximidade e integração com a Engenharia - Uma das características mais fascinantes do mundo do FM é a sua estreita relação com a Engenharia. Essa interação me abriu portas para participar de projetos incríveis, que vão desde a expansão de centros de dados até a implementação de hortas urbanas. No entanto, é na área de gestão de Processos e Pessoas onde venho consolidando meu trabalho. Desde 2001, formulando processos para os Facilities Services (restaurante, manutenção, limpeza etc.), trabalhei em dois projetos transformadores: um para a implementação de software CMMS (Computerized Maintenance Management System) em várias operações no Brasil e a criação de uma plataforma para controle de documentação técnica dos ativos e rastreamento de mudanças, uma abordagem diferente da que temos hoje sobre BIM, que permitiu otimizações e maturidade na relação entre operações e execução de obras.

Otimização de portfólio e soluções integradas - O campo de FM é vasto e cheio de oportunidades. Concentrei-me mais em otimizar o portfólio, buscar sinergia nas facilidades, e, entre estes, o desafio de crescimento sem impactar custos na mesma proporção. Em paralelo a isso, e trabalhando com times globais, formatei processos de contratação para serviços de FM, buscando solução integrada, depois consolidando serviços e com o tempo se tornaram soluções globais.

Oportunidades e desafios - Uma das oportunidades de mais aprendizado foi liderar a área de RE/FM em um processo de spin-off. Uma atuação multidisciplinar que envolveu a separação dos ativos e contratos de serviços, abrangendo projetos de Real Estate, Design & Construction, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, entre outras áreas relacionadas, incluindo, claro, o FM. Foram meses de trabalho que não terminaram no dia do split e sim seguiram com muito aprendizado, com alguns serviços que permaneceram compartilhados temporariamente. Neste processo, tive o privilégio de participar de grupos de trabalho e trocar experiências, o que foi enriquecedor, resultando na conclusão bem-sucedida de um complexo processo de segregação.

Inovação e engajamento no pós-pandemia - No cenário pós-pandemia, com retorno ao escritório e a adoção de trabalho híbrido, tive a oportunidade, em parceria com o condomínio Tech Town onde a IBM está instalada, de colaborar na organização de um circuito esportivo incluindo corrida e caminhada de 6 km. Evento exclusivo para funcionários e convidados das empresas do empreendimento. Realizado nas áreas comuns, a programação incluiu recursos de cronometragem, seguro atleta, ambulância, hidratação, arena de prova, kit para atletas, sistema de inscrição, premiação e muito mais. Além disso, uma alameda de relacionamento, Food Trucks, espaço zen e atividades como Beach Tennis e Zumba mantiveram a energia elevada durante todo o dia. O evento também se destacou pelo compromisso social, com campanha de adoção de animais e arrecadação de brinquedos e cestas básicas destinados às crianças de Hortolândia/SP.

Conquistas e reconhecimentos - O caminho da excelência em FM é marcado por uma busca constante pela melhoria contínua. Recentemente, essa perseverança foi recompensada com a conquista do Prêmio HPR (Highly Protected Risk) para a planta de manufatura no México, onde tenho a honra de liderar as equipes de FM e Engenharia. Este prestigiado prêmio, apresentado pela FM Global, é um testemunho da dedicação incessante à prevenção de perdas patrimoniais e à proteção dos ativos.

Além dos limites - Como uma demonstração da capacidade de ir além, destaco a horta que a IBM tem em várias localidades, jardim polinizadores e várias outras práticas sustentáveis. Na foto, está a horta da planta de manufatura do México, um projeto elaborado pelo time de Real Estate e é um exemplo inspirador de como é possível engajar os colaboradores e promover práticas sustentáveis.

Celebrar os 25 anos de história da InfraFM é celebrar a evolução e o crescimento do setor de Facilities Management. É uma honra fazer parte dessa história e contribuir para o desenvolvimento do setor. Que venham os próximos 25 anos!


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Vozes em Facilities Management

Um marco histórico, esta edição especial de 25 anos traz histórias empoderadas de vozes do setor que contam suas realizações no setor de FM.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Como Centro de Distribuição da Unilever conquistou LEED Platinum

Confira quatro práticas da multinacional e garanta insights sobre gestão sustentável.

UrbanFM

"São Paulo é uma máquina de geração de tempo perdido", afirma professora da USP

Entenda quais são os desafios para implementação de novos caminhos na capital paulista.

Mercado

Brasil ultrapassa os 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em casas

Inversores híbridos são os mais indicados para as regiões Norte e Nordeste

Carreira

David Douek fala sobre pioneirismo na construção sustentável brasileira

Empresário percebeu mudança no setor imobiliário ao final dos anos 2000. Confira entrevista exclusiva sobre construção de carreira, especializações em Green Buildings e práticas sustentáveis.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP