Condor
 

Mudança de rota após 27 anos de carreira

Marcus Braga, novo diretor executivo de vendas da W-Energy, comenta sobre a experiência de mergulhar na área de sustentabilidade.

Por Mateus Murozaki

Mudança de caminho após 27 anos de carreira

Com uma carreira extensa em diversos cargos, áreas e empresas, um profissional tende a ter duas opções: se acomodar ou buscar evoluir ainda mais. Este é o caso de Marcus Braga que, recentemente, foi integrado à equipe da W-Energy Economia de Água e Energia como diretor executivo de vendas.

O profissional foi introduzido ao CEO Wagner Carvalho por meio de um amigo, Marcelo Boeger. Logo na primeira conversa, já se sentiu inspirado ao ponto de trocar a rota em que estava há 27 anos por um novo desafio, a fim de crescer pessoal e profissionalmente.

“A sustentabilidade é um campo em crescimento, que abrange uma variedade de setores, desde energia renovável até práticas de negócios sustentáveis. Desenvolver habilidades relevantes e procurar oportunidades de networking e aprendizado dentro desse campo está sendo inspirador e, além disso, inúmeras habilidades e experiências adquiridas anteriormente estão me ajudando a aplicá-las de maneira positiva para contribuir com soluções sustentáveis e o crescimento da empresa”, comenta Braga.

O diretor comenta que os desafios apresentados na nova função são complexos e interessantes, como encontrar soluções para reduzir o consumo, minimizar resíduos e promover práticas sustentáveis, tudo isso em um contexto que está constantemente evoluindo. Expandir para outros mercados geográficos também é um passo estratégico no planejamento da empresa, utilizando-se de parcerias estratégicas, desenvolvimento de canais de distribuição ou lançamento de novos produtos e serviços.

Um desses lançamentos é a WE LOVE WATER, que ele explica ser “um produto de telemetria para controle de consumo hídrico acessível a condomínios residenciais e comerciais em larga escala”.

O fato de o mercado de Facilities concentrar tantas áreas diferentes em si quer dizer que a evolução vem de todos os lados e pode facilmente sobrecarregar profissionais. Aqueles que conseguem se manter atualizados são os que realmente se destacam, e Braga está ciente disso, comentando que os maiores desafios de sua trajetória envolvem estar em sintonia com os novos dados, informações e tendências.

Explica que este é um momento particularmente único no mercado de Facilities, com a pandemia acelerando a adoção de serviços remotos, além do impacto na área de workplaces e todas as tecnologias que esta precisou buscar em decorrência disso (monitoramento de salas, por exemplo). Não apenas isso, mas os clientes estão mais exigentes, o que inclui a parte de ESG. Valores nunca foram tão importantes na hora de fechar um contrato como são agora.

Além de seu novo cargo na W Energy, Braga também assumiu como membro do conselho de administração da ABRAFAC em janeiro deste ano. Sua prioridade nessa frente é a de impulsionar o crescimento e reconhecimento da organização Brasil afora, conectando profissionais de Facilities e oferecendo oportunidades de desenvolvimento pessoal.

Também pretende investir em capacitação, treinamento e educação para membros da organização, tudo em prol de fortalecer a expertise e a competitividade dos profissionais de Facilities.

Apesar dos desafios e diversas missões, o novo diretor da W-Energy não se mostra receoso. Muito pelo contrário: “Esta entrada me fez refletir sobre minhas motivações, avaliar meus objetivos e habilidades, buscar orientação e apoio e está sendo um momento emocionante para explorar novos caminhos, expandir horizontes e buscar satisfação em uma nova área de tanta relevância para o planeta”, comenta.

19º Congresso InfraFM

Quer se manter atualizado em assuntos e temas inovadores, com discussões sendo feitas apenas no exterior e cases que vão abrir sua cabeça para impulsionar a eficiência de suas operações? Então se inscreva já para o 19º Congresso InfraFM América Latina, o maior evento voltado para o mercado na América Latina.

Clique aqui, confira a grade e impulsione sua carreira!


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP