TELELOK
 

Facility Management: como funciona a implementação?

Quatro etapas fundamentais para garantir a boa implementação de uma nova operação.

Por Cushman & Wakefield

Facilities Management: como funciona a implementação?

Foto: Divulgação

Em nossos últimos conteúdos abordamos conceitos e pilares praticados pelos experts da Cushman & Wakefield em sua vasta trajetória na implementação de serviços de Gerenciamento de Facilities e experiências vividas em customizações de projetos de FM.

Neste artigo abordaremos um pouco sobre como funciona a implementação de novas operações. Partindo de uma premissa básica de que “nenhuma operação é igual a outra’’, e a cada nova implantação precisamos nos atentar a detalhes e particularidades, podemos dizer que a cada projeto encontramos diferenças em processos, necessidades e entendimento de todos os stakeholders que cercam o tema.

Separamos o processo em etapas, de maneira a proporcionar o entendimento do projeto com tempo adequado a cada fase.

Há duas óticas de trabalho, a primeira trata sobre mapeamento e operacionalização, etapas onde ao mesmo tempo em que a equipe evolui o entendimento de necessidades, começa a operacionalizar as ações de gestão.

A segunda etapa busca a evolução dessa operação por meio de melhores práticas e renovação de processos.

Vamos às etapas:

1)    Início do projeto: esse primeiro passo tem o objetivo de proporcionar conhecimento para as equipes de gestão. Isso acontece através do mapeamento de dados buscando informações e estabelecendo os primeiros padrões de trabalho. Uma agenda positiva e levantamentos são fundamentais nesta fase.

2)    Ações de preparação: neste momento nossos especialistas focam na estruturação de processos para que as ações do gerenciamento de Facilities tenham os requisitos adequados para cada tema sob gestão, também é o momento de revisitar os fluxos de trabalho já existentes, de modo a aplicar melhoria se for identificada a necessidade.

3)    Prática e acompanhamento: é o momento em que adotamos os processos revisados, novos fluxos e teremos base de entendimento se as mudanças aplicadas surtiram o efeito esperado, também é um excelente momento para avaliar a adaptação de clientes, mantenedores e outros stakeholders ligados ao FM.

4)    Com os processos implementados, o time de gestão pode continuar o conceito de melhoria contínua, aplicando PDCA na busca de eficiência em cada processo, é o momento de planejar os indicadores e preparar os relatórios gerenciais que trarão todas as informações que evidenciam o desempenho da operação.

A partir dessa fase os especialistas da Cushman & Wakefield conduzem a melhoria contínua da operação, e aplicam os melhores conceitos de gestão, favorecendo:

•    Divisão adequada entre as áreas envolvidas no gerenciamento de Facilities;
•    Conceito de gestão condizente com a necessidade da operação;
•    Técnicas adequadas de acompanhamento e avaliação de performance;
•    Uso de tecnologia de controle de demandas como o “Portal Facilities”, uma ferramenta desenvolvida pela Cushman & Wakefield para o controle total das ações de Soft e Hard Services;
•    Relatórios customizados a necessidade de cada cliente, com o uso de ferramentas BI.

Essa é a metodologia Cushman & Wakefield, focada em trazer resultados consistentes aos clientes de uma maneira fluida, organizada e eficiente.

A Cushman & Wakefield está preparada para suportar as mais diversas soluções aplicadas ao mercado imobiliário e potencializar o negócio do cliente. Conte com nossos experts para um desenho adequado e personalizado para sua operação.

Saiba mais.



Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP