Sorteios 11ª Expo
 

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

Por Mateus Murozaki

 Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

“O arquiteto atinge sua plenitude após os 40.” Essa frase foi proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa, enquanto explicava sua filosofia como gestora e, principalmente, como líder.

A empresa foi fundada em 2019, após a profissional romper uma sociedade para criar a própria empresa em seus moldes, entregando, em suas próprias palavras, um trabalho que impactasse as pessoas através do ambiente físico.

Nessa transição, ela reuniu alguns profissionais que permanecem com ela até hoje. Ela explica que, em sua visão, o mais importante é que seus colaboradores se sintam amados acima de tudo, o que resultou em uma equipe orgulhosa do próprio trabalho, tratando cada projeto com o mesmo grau de importância e atenção aos detalhes.

“A minha vontade primeiramente é impactar os meus, porque são eles que vão impactar nossos clientes”, resume Trentin, explicando que busca sempre entender o que as pessoas do seu escritório estão passando na vida de um modo geral, visto que essas dores e alegrias se traduzirão nos projetos.

A permanência dessas pessoas é o que explica a frase citada acima: refinando esses talentos, a profissional apontou ter uma equipe confiável que acumulou experiências ao seu lado, podendo assim dividir tarefas e deixar seus colaboradores trabalharem por conta própria sem se preocupar.

Tais práticas vieram, como conta, de uma conversa que teve com a própria irmã, em uma época em que todos os projetos eram 100% conceituados pela CEO. “Ela trabalhou comigo por um tempo na área de marketing e ela me disse que eu era incrível como profissional, mas que eu não sabia fazer gestão na minha empresa. Então eu fui aprender, desde 2020 eu deixei de ser arquiteta para virar empresária e estudo apenas gestão. Gestão de pessoas, gestão de projetos… eu saí da operação para chegar à estratégia”, explica.

“Chegou o momento em que percebo que a Workplace não se trata apenas de Thais; a Workplace é a Workplace, um escritório próprio e coletivo! É hora de compartilhar minha voz e autoridade, pois em breve não estarei mais no centro das atenções. Este palco pertence a todos, e é meu dever inspirá-los e influenciar suas vidas para que possam seguir adiante com confiança e determinação”.

 

Levando a experiência Brasil afora

Para 2024, os planos da empresa são de expansão. Além da filial já existente no Rio de Janeiro, Trentin explica que está prestes a abrir outra unidade em alguma região mais próxima e que os passos seguintes são atender o Norte, Nordeste e Sul.

Além disso, a companhia planeja começar a atender datacenters ainda este ano: “Temos muito conhecimento, mas é engenharia mesmo, é construção, não é o que estamos acostumados a fazer, é muito mais execução e infraestrutura. São muito complexos em infraestrutura, mas também são sedentos por um bom atendimento, por uma empresa que realmente se preocupe”, conta a CEO.

Quando questionada se existe alguma outra área que pretendem atender, a profissional expressou interesse na área de saúde, mas disse que não conseguiria oferecer serviços com a qualidade habitual, pois, em suas palavras, ela ainda não tem o know-how necessário para encantar os clientes nos detalhes como costuma fazer em seus projetos.

Uma área mais mais interessante, na qual Thais acredita que poderia atuar melhor, é  a educacional, como ela conta: “eu quero que a escola seja um grande coworking. Por que não pode ter um ponto de trabalho lá? Assim a pessoa que estuda não precisa ficar carregando maquetes em cima da cabeça no transporte público… já faz tudo no mesmo lugar”.

 

Impactando, em primeiro lugar, os funcionários

A empresa recentemente se mudou para um novo escritório no Edifício Passarelli, localizado em Pinheiros, na capital paulista. De acordo com Trentin, a mudança foi mantida como um segredo inicialmente, e o projeto contou com o apoio de uma equipe de quatro pessoas para tocar o projeto.

É o terceiro escritório da companhia em cinco anos. O primeiro tinha 30m², o segundo, 100m², e este conta com 300m². Uma expansão significativa que, de acordo com Trentin, reflete a consolidação de sua carreira.

Porém, todos os detalhes foram considerados para que fosse além, começando pelo amarelo que está presente em cada sala. Um grande destaque é a presença de elementos acústicos trazidos de um fornecedor argentino que a diretora conheceu quando fez um trabalho no país. Luminárias diferenciadas em cada setor destacam os detalhes que trazem conforto e, também, está presente uma área para café bem na entrada, para promover uma experiência comunitária.

Sobre a mudança, a profissional conta uma história que a marcou: “Tem uma menina que trabalha conosco que é muito expressiva e, no outro escritório, ela amava uma mesa de chanfro. Ela achava que como iríamos para um espaço maior, seria apenas um forro branco, um mobiliário branco, muito menos do que ela tinha… quando ela chegou aqui e viu a mesa com chanfro, ela chorou tanto e eu chorei junto.”

A história da Workplace Arquitetura Corporativa, liderada por Thais Trentin, destaca não apenas a importância de se criar um ambiente de trabalho onde os colaboradores se sintam valorizados e amados, mas também a evolução pessoal e profissional necessária para transformar uma visão individual em uma cultura organizacional compartilhada. A busca pela excelência na gestão e o compromisso em proporcionar experiências significativas tanto para os funcionários quanto para os clientes impulsionam o crescimento e a expansão da empresa, refletindo não apenas em suas realizações físicas, mas também em seu impacto positivo na vida das pessoas e na comunidade empresarial.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP