19º Congresso InfraFM
 

Como Hospital das Clínicas planeja ampliar a capacidade de atendimento?

Gestora de Facilities fala sobre o novo Centro de Controle Operacional e a estratégia para a otimização das operações da instituição.

Por Natalia Gonçalves

Hospital das Clínicas: qual foi a solução encontrada para atender mais de um milhão de pacientes por ano?

Foto: Divulgação/ Daniel Nascimento



Com soluções de ponta que contribuirão para uma gestão através de dados, o Centro de Controle Operacional (CCO) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) foi inaugurado recentemente. Planejado para permitir maior agilidade operacional na tomada de decisões, o CCO será utilizado para a otimização da gestão de manutenção e higiene hospitalar.

Segundo Rita de Cássia Peres, gestora de Facilities do hospital, o CCO permitirá a antecipação de problemas. Devido a possibilidade de monitoramento em tempo real, a equipe de Facilities conseguirá evitar interrupções ou falhas que comprometam o dia a dia da instituição.

Foto: Divulgação/ Daniel Nascimento 


Anualmente, o Hospital das Clínicas atende cerca de um milhão de pacientes, tendo como grande desafio a otimização de processos internos para ampliar a capacidade de atendimento e qualidade clínica. Com o novo CCO, as equipes de higiene hospitalar irão registrar, via dispositivo móvel, a execução de todas as atividades em cada ambiente, o que permitirá uma gestão digital online e trará mais eficiência e agilidade.

Através desta mudança, espera-se a otimização do fluxo de liberação de leitos, dos centros cirúrgicos e das demais áreas críticas. Em relação à operação de infraestrutura hospitalar, equipamentos ligados a missão crítica do Hospital serão monitorados remotamente através da coleta contínua de diversos parâmetros.

O CCO foi desenvolvido e estruturado pela Onet Brasil, empresa responsável pelo setor de higiene hospitalar e manutenção do Hospital das Clínicas. “Esse novo formato operacional trará agilidade e maior eficiência aos nossos times, além de promover uma sinergia ainda maior entre as equipes de higiene e manutenção, que possuem muita interação no dia a dia e devem caminhar lado a lado”, comenta Pedro Lyrio, CDO da Onet Brasil.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Valdireni Crippa

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP