Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

O FM frente a gestão de estádios

Semana de futebol em estádios diferenciados. Que tal fazer um exercício de como você administraria FM num equipamento esportivo!?

Estamos com a bola rolando no Qatar, Copa do Mundo 2022 em pleno mês de novembro, atípico para nós os amantes da bola. Nossos olhares se voltam para os jogadores, tabelas de jogos, quem será o melhor jogador, quem será a zebra etc.  Mas vamos fazer o exercício de voltarmos nossos olhares para essas belíssimas arenas que foram construídas para a Copa do Mundo no Qatar e pensar "como os FMs conseguem administrar essas arenas?".

Um desafio e tanto trabalhar nas operações dessas arenas, no Qatar alguns estádios foram construídos do zero e outros passaram por grandes reformas e após o torneio irão se tornar verdadeiras arenas multiusos.

O mundial do Qatar tem 8 sedes em um raio de até 70 km o que torna a Copa do Mundo mais compacta da história.

O país construiu 7 arenas do zero e promete, um show de modernidade e tecnologia aos espectadores de todo o mundo.

Uma das atrações é o controle de temperatura na parte interna dos estádios já que o país do Oriente Médio sofre com o forte calor.  Os estádios possuem tecnologias avançadas de refrigeração no qual irão garantir temperaturas agradáveis durante toda a partida do jogo para os jogadores quanto para os torcedores.

As arenas foram campo de teste de tecnologias inovadoras, como reconhecimento facial, acesso para os deficientes, software de gestão de manutenção e iluminação.

Alguns dos estádios que foram construídos ou reformados após o término da Copa terão sua capacidade reduzida e as estruturas serão doadas para os países em desenvolvimento ou com pouca estrutura esportiva.

Temos como exemplo, o Al Thumana Stadium (Doha, Qatar) que depois do torneio será transformado em uma clínica esportiva e um hotel.  O Lusail Iconic Stadium (Lusail, Qatar) será palco da final da Copa do Mundo 2022 e após será transformado num centro comunitário com escolas, lojas e clínicas médicas.

Um dos projetos mais inovadores é o Ras Abi Aboud Stadium (Doha, Qatar), que foi construído com blocos modulares, containers e estruturas completamente removíveis, que será completamente desmontado após o fim dos jogos.

A sustentabilidade foi prioridade do Ahmed bin Ali Stadium (Al Rayyah, Qatar), por ficar na extremidade do deserto do Qatar, foi priorizado a preservação da natureza.

Acompanhe este vídeo no YouTube e veja as complexidades dos projetos.  Acesse aqui.

Fotos: Divulgação



Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde