Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Evento realizado para discutir o futuro da logística

Conferência reuniu especialistas e clientes em São Paulo

A conferência, realizada pelo grupo Maersk, com o tema Go Further Brazil - Logistics for the future, aconteceu em São Paulo, no início de outubro, e teve diversos temas em torno da cadeia de suprimentos. Mais de 140 clientes participaram do evento que discutiu as últimas tendências logísticas no Brasil e no mundo.

Karin Schoner, diretora Administrativa da Maersk na Costa Leste da América do Sul, fez o discurso de boas-vindas ao público e enfatizou como o mundo está em constante mudança e como o comércio eletrônico está se acelerando em diferentes setores, tornando desafiador acompanhar o desejo do consumidor por entregas mais rápidas e produtos de mais qualidade. Ela também falou sobre o impacto das decisões de compra no meio ambiente, levando as empresas a tomar medidas para reduzir a pegada de carbono em sua produção e cadeia de suprimentos. 

Quanto à tecnologia, Schoner afirmou que esta é uma prioridade fundamental para gerenciar melhor a cadeia de suprimentos, acelerando a transformação digital. "Empresas de diferentes setores estão reavaliando a dinâmica de sua cadeia de suprimentos, buscando adicionar resiliência, melhor conexão e flexibilidade em um mercado altamente fragmentado".

O ex-presidente do Banco Central do Brasil, com mais de 20 anos na área econômica e eleito como economista do ano em 2014, Gustavo Loyola, foi o palestrante da noite. Ele destacou os desafios e oportunidades que precisam ser considerados pelas empresas nos próximos anos.

Em relação à cadeia de suprimentos, Loyola ressaltou como o equilíbrio entre cabotagem, trem e transporte aquaviário contribui para a logística do Brasil. "A economia mostra um desempenho mais forte do que o esperado na primeira parte do ano. As importações e exportações brasileiras estão movimentando o país em direção à sustentabilidade", afirmou ele.

Painel Logística para o Futuro

O painel que discutiu a logística para o futuro reuniu grandes nomes: Karin Schoner, diretora Administrativa da Maersk na Costa Leste da América do Sul; Marcus Voloch, diretor Administrativo da Aliança; Thiago do Nascimento, diretor de Logística da Decathlon Brasil; Rodrigo Medina, diretor de Operações e Supply Chain da Procter & Gamble, e Clovis Wessling; Gerente Executivo de Logística e Mercado Externo da JBS.

Eles falaram sobre a importância da parceria para a integração logística de ponta a ponta, a visibilidade e flexibilidade da cadeia de suprimentos e a adaptabilidade da cadeia de suprimentos e nearshoring.

Os painelistas concordaram que os consumidores estão cada vez mais focados na parte sustentável das marcas e escolhendo produtos que adotam práticas mais sustentáveis para produzir, transportar e distribuir seus produtos. Além disso, a digitalização desempenha um papel fundamental na transformação da logística, e melhorar a visibilidade da cadeia de suprimentos é crucial para ser ágil e resiliente.

Experiência Imersiva

Durante o evento, os participantes receberam óculos de realidade virtual e puderam viver uma experiência imersiva no mundo da logística. O vídeo mostrou como o trabalho da Maersk começa nas fábricas ou fazendas, passando pelo oceano, armazenamento, distribuição, carga aérea, depósitos , e termina nas lojas ou mesmo na mesa dos clientes.

Ricardo Rocha, diretor regional de Logística e Serviços da Maersk na América Latina, encerrou a experiência imersiva mostrando a jornada de integrador e como isso tem ganhado vida no Brasil.  "A Maersk iniciou uma jornada de transformação na América Latina em 2017; implicou diversas ações organizacionais, ampliando nosso portfólio. O grupo passou de um conglomerado de negócios com diferentes interesses para um fornecedor integrado de soluções end-to-end. A sustentabilidade como parte do novo normal da Maersk em direção a uma logística circular e verde para a América Latina".

Ricardo descreveu cinco fatores que estão afetando a logística para o futuro:

  • Risco e interrupção das operações
  • Tecnologia e inovação
  • Fornecimento e demanda
  • Pessoas
  • Sustentabilidade

A conferência Go Further Brazil - Logistics for the future abriu uma nova era para a logística, ressaltando a sustentabilidade como parte do novo normal, as tendências para a região da América Latina e como começou a transformação para o mercado brasileiro.

Fotos: Divulgação



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Primeiro token utilitário imobiliário do mundo

[Real State] Desenvolvido pela Ribus, empresa brasileira de soluções em blockchain, novidade foi apresentada no maior evento de Inovação e Tecnologia da América Latina

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde