Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Turismo e serviços avançam com a retomada dos eventos

Em março, Índice Mensal de Atividade do Turismo (IMAT) aponta alta de 12,5% na capital paulista

Depois de quase dois anos de esfriamento deste mercado, os eventos presenciais foram liberados seguindo todos os protocolos do cenário pandêmico atual. E os números deste encontro tão aguardado divulgados ontem, dia 09, pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) comprovam que a presença física deve seguir existindo, num momento onde as pessoas não aguentam mais ficar isoladas.

No terceiro mês do ano, o Índice Mensal de Atividade do Turismo (IMAT), realizado pela FecomercioSP em parceria com a SPTuris, apontou altas de 12,5%, na comparação com fevereiro, e de 88%, em relação ao mesmo período de 2021, após grandes acontecimentos como o Festival Lollapalooza e os últimos dias do carnaval. É importante destacar, porém, que no ano passado, o País ainda enfrentava os impactos da segunda onda da pandemia de covid-19, o que torna a base de comparação mais fragilizada.

O que também avançou, em março, foi a movimentação nas rodoviárias. Pouco mais de 1 milhão de passageiros passaram pelos terminais da capital (quase 600 mil a mais do que em março do ano passado). No comparativo mensal, a alta foi de 24,1%. Os aeroportos de São Paulo, Congonhas e Guarulhos, por sua vez, receberam 3,9 milhões de passageiros. Em relação a fevereiro, houve aumento de 16,3%. Já na comparação anual, a alta foi de 146%.

O impacto dos eventos corporativos nesse cenário

A retomada do turismo também impactou o emprego, e toda previsão de crescimento está relacionada à volta dos eventos corporativos, que movimenta hotéis, montagens, serviços de caterings etc. Com alta de 0,3% na comparação mensal - 5% no contraponto anual, a volta dos eventos presenciais e a movimentação no turismo representaram 18 mil novos trabalhadores com carteira assinada em relação aos números de março de 2021.

Espera-se que o faturamento do turismo cresça 3,5% em comparação ao segundo mês do ano, e 104%, no contraponto anual, pois esses eventos contribuem para a circulação de milhares de pessoas, envolvendo meios de hospedagens, transportes, alimentação etc.

Para Mariana Aldrigui, presidente do conselho, os dados indicam que as curvas estão cada vez mais próximas do que se observava antes da pandemia, com a vantagem de uma expressão maior das viagens de lazer vinculadas às diferentes possibilidades oferecidas na capital, além da consolidação da agenda de eventos corporativos.

"É importante que os empresários equilibrem sua oferta, considerando próximos feriados e datas comemorativas que possam justificar a visita de turistas para compras e para participação em shows e outros eventos sociais", destaca.

Com o movimento de retomada, a tendência para os eventos corporativos presenciais, nesse sentido, é intensificar contratação e gestão de serviços de limpeza, por exemplo, seguindo todos os protocolos exigidos de segurança contra o vírus. Além disso, focar nas interações digitais e explorar a criatividade tecnológica, será uma forma de trazer experiências diferenciadas e personalizada para os encontros.

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde