TELELOK
 

AGE360 tem sistema construtivo da austríaca Doka

O prédio será um dos mais altos de Curitiba e do Brasil

Inovação e tecnologia, essas são as premissas do sistema de construção do AGE360, um dos prédios mais altos de Curitiba (PR) que está sendo erguido no Ecoville. O projeto, que será um marco na cidade, conta com incorporação da AG7, arquitetura do escritório franco-brasileiro Triptyque Architecture e já foi eleito o prédio mais pontuado do mundo em qualidade de vida pelo selo americano Fitwel.

Ao todo, são 36 pavimentos, 124 metros de altura e uma estrutura de exoesqueleto com concreto aparente totalmente liso. De acordo com o engenheiro da construtora Teich, responsável pela obra, Carlos Makohin, o projeto do AGE360 é complexo e desafiador principalmente em termos de estrutura, além de ser bastante imponente e com uma altura muito elevada. "O principal desafio foi fazer um sistema construtivo que conseguisse executar a estrutura de concreto aparente, sem a presença dos furos onde passam as agulhas para o travamento da forma de pilares e vigas, por exemplo". A obra conta com um sistema construtivo com tecnologia inovadora da empresa austríaca Doka, quem também já construiu, por exemplo, parte do Burj Khalifa em Dubai e um dos maiores arranha-céus de Nova Iorque, o 432 Park Avenue. "É com essa expertise que teremos a eficiência e a precisão na forma geométrica do prédio, seguindo todas as premissas da Triptyque".

Em relação a construção, o desafio está no concreto aparente. "É um produto delicado de se trabalhar. Diversos traços de concreto serão utilizados, sendo que vários ensaios foram realizados até se chegar à definição atual.", explicou o engenheiro. Segundo ele, na fachada, o prédio contará com um concreto especial, fluido e que permite uma exatidão àquilo que foi projetado. Trata-se de um concreto de alta resistência, de 50 MPa - unidade de medida da resistência do concreto à diversas ações previstas em um projeto e que deverá contar com aditivos especiais, para garantir, além da resistência, a plasticidade e trabalhabilidade do concreto. Alguns dos aditivos funcionam inclusive como uma espécie de "cicatrizantes", caso exista alguma microfissura durante a vida útil do concreto.

Para a execução, foram realizados diversos estudos e análises e produzido um protótipo em escala real com formas metálicas. "É um sistema duplo de execução, além da forma metálica, utilizamos um compensado interno para dar a aparência do concreto. Para o protótipo foram considerados o mesmo tipo de aço, concreto, sem a presença de agulhas internas - o que foi uma das evoluções conquistadas - e o resultado foi a garantia da questão estética, com a forma geometricamente correta e respeitada. Nos andares inferiores, os pilares da periferia, que formam o exoesqueleto da torre, contam com até de 26 pilares por pavimento, com seções normalmente de 75 cm x 75 cm, e pé-direito de mais de 3 metros."

Para o engenheiro, a característica da obra do AGE360 é bem distinta e singular. "Poucas obras possuem uma fachada tão arrojada e marcante, o que torna a construção ainda mais emblemática".

A obra foi iniciada em dezembro do último ano e já conta com escavação, contenção em estaca escavada e fundação em hélice contínua 100% concluídas. O bloco principal com 600 metros cúbicos, executado com concreto resfriado com gelo, devido a seu volume e altura, também já foi executado. Ele fica presente no "coração da torre", onde estão todos os poços de elevadores e os pilares principais do núcleo da torre. Em andamento está a execução da laje do térreo e no mês de julho, será feita a concretagem da primeira laje da projeção da torre. No início do segundo semestre de 2022 a estrutura do prédio deve ser finalizada.

​Fotos: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP