3º Fórum InfraFM Indústrias
 

LafargeHolcim moderniza escritório em São Paulo

Conceito colaborativo em regime híbrido e coworking


A transformação cultural em curso na LafargeHolcim Brasil, chegou às instalações físicas da companhia. O novo escritório de São Paulo, amplo, moderno e colaborativo, proporciona um ambiente de trabalho mais interativo e menos hierarquizado, fomentando a criatividade e a agilidade na tomada de decisões. As mudanças foram pensadas também para atender o regime híbrido de trabalho adotado pela empresa, no qual os empregados têm expediente flexível, sendo parte presencial e o restante em home office.

"Tudo isso reflete a cultura que fomentamos na companhia: ágil, colaborativa, não hierarquizada, que não cabia mais na concepção tradicional do escritório antigo. Hoje é uma tendência de mercado essa postura mais flexível e é dessa forma que queremos ser vistos. O bem-estar no ambiente de trabalho gera identidade, conexões e, consequentemente, maior desempenho. O objetivo é ampliar a convivência, porque o trabalho do dia a dia pode ser realizado por home office, conforme estamos vendo há mais de um ano", explica Juliana Andrigueto, diretora de Recursos Humanos e Comunicação da LafargeHolcim Brasil.

O escritório passou por uma ampla reforma e conta agora com salas mindfulness e para lactantes, armários para objetos pessoais, chuveiro e maior área de convivência, com copa e espaços mais descontraídos. As mesas ficaram maiores e ganharam novo formato em ambientes sem paredes, aproximando os gestores de seus times. Foram eliminados os espaços para a diretoria. O conceito é que todos fiquem no mesmo ambiente. Para reservar um posto de trabalho, a LH fará uso de um aplicativo no qual o empregado agenda sua presença, assim como pode reservar sua própria mesa de trabalho e salas de reunião com antecedência.  

Para receber os empregados, a LafargeHolcim desenvolveu um kit de boas-vindas e lançou a campanha "Sua mochila, seu escritório". O sistema híbrido também foi pensado em respeito aos colaboradores de São Paulo que precisam se locomover para chegar ao trabalho. Como 85% dos administrativos dos escritórios seguem em teletrabalho, o revezamento possibilita que os empregados mantenham a qualidade de vida, tanto no home office quanto no escritório.

Voltar às atividades presenciais no escritório depois de um ano e três meses trouxe vários sentimentos às pessoas. "Ver como o espaço foi preparado para nos receber, levando em consideração todos os protocolos contra o Covid-19, é sem sombra de dúvidas acolhedor mesmo que por hora seja sem um abraço. A comunicação feita com antecedência e o suporte para o trabalho híbrido mostra o quanto a LafargeHolcim está preocupada com o bem-estar de todos." destaca Danielle Cibele da Silva de Lima, Analista Administrativo.

Uma pesquisa interna com os empregados apontou que 93% consideram que sua produtividade aumentou. Realizada mensalmente com todos que estão em home office, a sondagem é feita por meio de uma Assistente Virtual de RH - a Pilar - que interage com os colaboradores e visa avaliar não apenas a produtividade, mas a saúde mental e a segurança de todos. No último levantamento, 98% responderam que se sentem seguros com as medidas de segurança adotadas na pandemia pela empresa e 72% avaliaram o teletrabalho de forma positiva.

Rio de Janeiro e Pedro Leopoldo (MG) em teletrabalho com espaços de coworking

Desde 2020, as equipes da LafargeHolcim do escritório do Rio de Janeiro (RJ) e Pedro Leopoldo (MG) passaram a cumprir a jornada de trabalho definitivamente em suas residências e levaram para casa itens essenciais para o trabalho como equipamentos ergonômicos e de informática. A LafargeHolcim incluiu ainda ajuda de custo aos empregados que é creditada diretamente na folha de pagamento.

A desmobilização dos escritórios do Rio de Janeiro e Pedro Leopoldo foram feitas e em linha com a valorização do bem-estar e adotam o mesmo modelo de smart working, que favorece o equilíbrio entre a jornada profissional e a qualidade de vida. Dessa forma, a LafargeHolcim tem 85% dos empregados administrativos dos escritórios em regime de teletrabalho permanente e uma redução de 70% dos espaços físicos, o que gera uma economia de cerca de R﹩ 3 milhões por ano. Além disso, estima-se uma economia média de 780 horas de deslocamento do empregado por ano.

Coworking


Outra importante novidade na LafargeHolcim é o coworking. Os empregados, principalmente as pessoas em teletrabalho, que quiserem realizar reuniões com suas equipes de trabalho, com clientes e fornecedores, ou mesmo queiram trabalhar algum dia fora de casa, a empresa contratou uma rede de coworkings com mais de 1.000 espaços em todo o Brasil para estes momentos. São espaços colaborativos, modernos e com todos os protocolos de Saúde e Segurança necessários. Basta o empregado acessar o app e agendar o local que mais lhe agradar ou que for perto de sua casa.

"Adorei minha primeira experiência no coworking. Foi fácil usar o aplicativo e procurar um lugar perto da minha casa. Fiz a opção por um lugar descolado, menos formal e com o selo de segurança. Recebi a confirmação e as orientações por e-mail. Chegando no local fui muito bem atendida e repassaram todas as informações referentes aos protocolos de segurança e senhas. É muito bacana ter novamente a sensação de 'sair para trabalhar'", relata Andrea Barreto, da equipe de RH da LafargeHolcim e responsável pela Mauá Prev (Previdência Privada).

Todas essas mudanças e inovações refletem uma mudança nos esquemas de trabalho para a LH. O conceito é que podemos contratar talentos de qualquer lugar.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP