TELELOK
 

05 tipos de telhados verdes

Sustentabilidade e o contato com a natureza


A implementação de telhado verde em diferentes tipos de construções proporciona diversos benefícios. Entre eles, é a captação de água da chuva, a economia com telhas e é a solução ideal para garantir o conforto térmico do ambiente.

Por essas e outras vantagens, os telhados verdes ganham cada vez mais espaço no Brasil e em outros países. Auxiliam, inclusive, a edificação conquistar pontuações de certificações sustentáveis, como o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e a AQUA (Alta Qualidade Ambiental).

João Manuel Feijó, engenheiro agrônomo e especialista em Design Biofílico da Ecotelhado, acrescenta que o telhado verde também aumenta a biodiversidade na cidade, reduz a poluição e proporciona economia financeira, uma vez que a água da chuva poder ser utilizada na limpeza de ambientes, jardinagem ou descargas. Ele explica que há pelo menos cinco tipos de telhados verdes. Confira quais são as opções:

1 - Sistema Azul e Verde - é a combinação de duas das tecnologias mais eficientes para promover a drenagem urbana com o amortecimento da água da chuva, ao mesmo tempo que age como um purificador urbano. A água é retida através de uma estrutura de vegetação que atua como reservatório superior. O excesso de chuva infiltra para a bacia de amortecimento e, lentamente, a água passa pelo tubo inferior de menor diâmetro. Além disso, quando a intensidade da chuva aumenta, a água passa a circular também pelo tubo superior.

2- Sistema Alveloar - tem como objetivo proporcionar ao telhado, com pouca ou sem inclinação, uma cobertura vegetada para conforto térmico do ambiente interno e maior convívio com a natureza. Seu uso permite inclinação no telhado de até 10° ou 20%. Esse sistema se caracteriza por ser leve e é recomendado onde há pouca circulação. Em sua composição, possui a da membrana alveolar, responsável pela reserva de água para vegetação.

3- Sistema Alveolar Grelhado - é a melhor opção para coberturas inclinadas. Ele é composto por uma membrana responsável pela reserva de água e ainda possui a inclusão de uma grelha tridimensional de PEAD. Seu uso permite inclinação no telhado de até 20° ou 30%.

4 - Laminar médio - com um sistema hidropônico que reutiliza, principalmente, a água da chuva e também o próprio efluente (esgoto) da edificação tratado. Assim, você não precisa desperdiçar água potável na irrigação. Com ele, também é possível utilizar placas fotovoltaicas para captação de energia solar. O sistema possui um piso elevado com a função de criar, abaixo do mesmo, um reservatório de água ou de ar para isolamento termoacústico. Além disso, permite a passagem de fios ou tubulações.

5 - Laminar alto - este sistema comporta um grande reservatório de detenção de água pluvial. Graças a isto, a vegetação possui menor necessidade de irrigação superficial ou, em algumas regiões, até mesmo substitui ou suplementa a irrigação da vegetação e o empreendimento pode se beneficiar com o reservatório de detenção. ​Telhado verde em um condomínio residencial  que preza pela sustentabilidade e o contato com a natureza

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP