TELELOK
 

Tarkett adota o selo eureciclo para pisos vinílicos

Comunicando consumidores sobre o engajamento da empresa com a reciclagem

A logística reversa das embalagens da Tarkett nos pisos vinílicos, agora é certificada pelo selo eureciclo. A ação é comprovada por meio de uma plataforma de rastreamento de notas fiscais emitidas por cooperativas e operadores de reciclagem parceiros.

Criada pela startup New Hope Ecotech em 2016, a solução funciona da seguinte forma: as marcas informam quantas toneladas de plástico, vidro, papel ou metais geraram com a venda dos seus produtos e o selo eureciclo calcula o passivo ambiental equivalente. Com base nesse valor, as marcas pagam pelo serviço ambiental de forma proporcional à quantidade de embalagens que vendem.

O pagamento pelo serviço é destinado às cooperativas de reciclagem que comprovam que estão operando formalmente e reciclando materiais equivalentes aos das embalagens. Assim, as empresas recebem o selo que é inserido em suas embalagens para informar ao consumidor o engajamento com a reciclagem.

Além disso, por meio do conceito de compensação ambiental, ele garante que as marcas que o carregam destinem recursos para o desenvolvimento da cadeia de reciclagem, estabelecendo-se como uma solução para a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei que estipulou inicialmente uma meta de 22% de logística reversa das embalagens geradas pelas empresas.

Já no que diz respeito à criação de oportunidades de trabalho, o perfil das centrais de triagem é caracterizado da seguinte forma: 33% são mulheres; 6% não tem mais problemas com álcool e/ou outras drogas; e 2% não estão mais em situação de rua.

Sendo a primeira empresa do segmento de pisos vinílicos a adotar este selo, ao atingir a meta estipulada pela legislação nacional, a Tarkett irá contribuir para esse desenvolvimento e, junto aos outros players, vai contribuir nos aumentos progressivos previstos na taxa de reaproveitamento de materiais no país - 34% em 2023, 40% em 2027, 45% em 2031 -, formalizando e valorizando os agentes dessa cadeia.

Em paralelo ao programa de créditos de logística reversa de embalagens, através do seu programa ReStart e em parceria com seus revendedores e clientes, a Tarkett recolhe sobras de obras de pisos e acessórios para reutilizá-los em seu processo produtivo, deixando de enviar para aterros mais de 105.000 toneladas, entre 2010 a 2019, no Brasil, Europa e Estados Unidos.

Globalmente, a Tarkett possui uma estratégia de ecoinovação baseada nos princípios Cradle to Cradle® e promove a economia circular, com o objetivo de contribuir para a saúde e o bem-estar das pessoas e preservar o capital natural.

Foto: Divugalção


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP