3º Fórum InfraFM Indústrias
 

Tarkett adota o selo eureciclo para pisos vinílicos

Comunicando consumidores sobre o engajamento da empresa com a reciclagem

A logística reversa das embalagens da Tarkett nos pisos vinílicos, agora é certificada pelo selo eureciclo. A ação é comprovada por meio de uma plataforma de rastreamento de notas fiscais emitidas por cooperativas e operadores de reciclagem parceiros.

Criada pela startup New Hope Ecotech em 2016, a solução funciona da seguinte forma: as marcas informam quantas toneladas de plástico, vidro, papel ou metais geraram com a venda dos seus produtos e o selo eureciclo calcula o passivo ambiental equivalente. Com base nesse valor, as marcas pagam pelo serviço ambiental de forma proporcional à quantidade de embalagens que vendem.

O pagamento pelo serviço é destinado às cooperativas de reciclagem que comprovam que estão operando formalmente e reciclando materiais equivalentes aos das embalagens. Assim, as empresas recebem o selo que é inserido em suas embalagens para informar ao consumidor o engajamento com a reciclagem.

Além disso, por meio do conceito de compensação ambiental, ele garante que as marcas que o carregam destinem recursos para o desenvolvimento da cadeia de reciclagem, estabelecendo-se como uma solução para a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei que estipulou inicialmente uma meta de 22% de logística reversa das embalagens geradas pelas empresas.

Já no que diz respeito à criação de oportunidades de trabalho, o perfil das centrais de triagem é caracterizado da seguinte forma: 33% são mulheres; 6% não tem mais problemas com álcool e/ou outras drogas; e 2% não estão mais em situação de rua.

Sendo a primeira empresa do segmento de pisos vinílicos a adotar este selo, ao atingir a meta estipulada pela legislação nacional, a Tarkett irá contribuir para esse desenvolvimento e, junto aos outros players, vai contribuir nos aumentos progressivos previstos na taxa de reaproveitamento de materiais no país - 34% em 2023, 40% em 2027, 45% em 2031 -, formalizando e valorizando os agentes dessa cadeia.

Em paralelo ao programa de créditos de logística reversa de embalagens, através do seu programa ReStart e em parceria com seus revendedores e clientes, a Tarkett recolhe sobras de obras de pisos e acessórios para reutilizá-los em seu processo produtivo, deixando de enviar para aterros mais de 105.000 toneladas, entre 2010 a 2019, no Brasil, Europa e Estados Unidos.

Globalmente, a Tarkett possui uma estratégia de ecoinovação baseada nos princípios Cradle to Cradle® e promove a economia circular, com o objetivo de contribuir para a saúde e o bem-estar das pessoas e preservar o capital natural.

Foto: Divugalção


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP