3º Fórum InfraFM Indústrias
 

Governo Federal amplia possibilidade de aquisição de imóveis via leilão

plataforma, que receberá o nome de VendasGov, também contará com bens dos Estados e Municípios


​Ainda com a pandemia fora de controle no país e a necessidade de se manter em casa, o Governo Federal investirá em plataforma 100% digital para alienação de imóveis via concorrência pública. A plataforma, que receberá o nome de VendasGov, também contará com bens dos Estados e Municípios, e representa uma boa alternativa para quem quer continuar investindo, mesmo diante do atual cenário.

A realização de leilões via internet não é uma novidade no mercado imobiliário, como aponta o presidente da Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH), Vinícius Costa. "Diversos sites de leiloeiros e até instituições financeiras privadas já utilizam dessa modalidade de sistema, que tem como vantagens facilitar a troca de informações e documentos entre o leiloeiro e os candidatos à aquisição, eliminando a necessidade de impressão e entrega física de documentos, e o comparecimento ao leilão", aponta.

No caso da plataforma VendasGov, ele explica que será contemplada apenas a fase pré-leilão e o próprio leilão. A formalização do negócio mediante assinatura de contrato e registro no cartório de registro de imóveis da escritura ainda permanecem da forma como antes. "Ou seja, caberá ao contemplado no leilão a obrigação de dar andamento nesse procedimento junto à administração pública e os cartórios", esclarece Vinícius Costa.

Pegando a experiência da iniciativa privada no que se refere à virtualização de parte do procedimento, a expectativa é que a Administração Pública consiga agilizar muito a venda de seus imóveis. "Contudo, por se tratar de um domínio público, é muito importante que qualquer candidato à aquisição fique bem atento ao site e à sua veracidade, pois a internet é um prato cheio para golpes, principalmente quando envolvem situações envolvendo a Administração Pública", adverte o presidente da ABMH.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP