TELELOK
 

Nestlé investe em frota sustentável e terá 100 veículos elétricos e movidos a biocombustível

Iniciativa vai contribuir para redução de 5,7 mil toneladas de CO² por ano e integra compromisso global da empresa de ter zero emissões líquidas de gases do efeito estufa até 2050

​No ano de seu centenário de presença no Brasil e como forma de reforçar seu compromisso de tornar suas operações cada vez mais sustentáveis no país e contribuir para a produção do alimento do futuro, a Nestlé anuncia investimentos para transformar sua operação logística. A iniciativa é uma das frentes para a companhia atingir seu compromisso público de ter zero emissões líquidas de gases do efeito estufa até 2050, incluindo suas cadeias de fornecimento. Para isso, a empresa está investindo em iniciativas como a realização de transporte de cargas por métodos menos poluentes, otimização de rotas e de volume de entregas por meio do uso de algoritmos, entre outras.

Uma das principais frentes dessa atuação é a utilização de veículos elétricos e movidos a GNV ou biocombustíveis de fontes renováveis, como biometano. Os planos da companhia são de, até 2022, ter mais de 100 veículos deste tipo rodando para transporte de seus produtos, o que representa 10% da frota que hoje atende a empresa, com investimentos de mais de R$ 15 milhões nesta frente. A iniciativa vai resultar na redução da emissão de 5,7 mil toneladas de CO² por ano, já que os veículos elétricos não emitem esse composto, os veículos GNV reduzem ao menos 15% de emissão de CO² e os veículos a biometano, que é um combustível renovável, reduzem em até 90% a emissão de dióxido de carbono.

Atualmente, a Nestlé já está utilizando veículos elétricos e movidos a GNV que, junto com outras medidas para transformar seu modelo de transportes com um olhar para a "smart logística", resultaram na redução de mais de mil toneladas de C0² pela companhia em 2020. No total, foram mais de 1.500 viagens realizadas nesse novo modal.

O plano da companhia é investir para ampliar e incentivar a adoção desse tipo de transporte por cada vez mais empresas parceiras que fazem as rotas de distribuição para a companhia. Para isso, está fazendo um esforço de recalcular os custos de fretes de rotas realizadas por esses veículos, além de pensar em soluções conjuntas com fornecedores para potencializar a atual infraestrutura nacional para atender a esse tipo de veículo, que exige locais de reabastecimento apropriados.

"Sabemos que manter uma logística sustentável é um grande desafio em um país continental e com grandes questões de infraestrutura como é o Brasil, mas entendemos o nosso importante papel, como uma grande empresa de atuação global e nacional, de promover e estimular mudanças em toda a nossa cadeia, trazendo junto nossos fornecedores e várias partes da sociedade para evoluírem conosco, entregando um produto com segurança, qualidade e sustentabilidade até o nosso consumidor", afirma Marcelo Nascimento, VP de Logística da Nestlé Brasil.

A iniciativa também integra o projeto RE, lançado pela Nestlé no Brasil no final de 2019, que traz transparência às ações que a companhia vem realizando em suas operações nos últimos anos em busca de maior eficiência e sustentabilidade, tendo também o grande papel de educar e abrir uma plataforma de diálogo com os consumidores.

"As iniciativas nesta frente logística integram toda uma jornada de cuidados com o planeta que a Nestlé conduz globalmente, sempre dentro de um conceito de criação de valor compartilhado. A responsabilidade e os cuidados com o meio ambiente são parte integral de nossos esforços em todos os locais em que estamos presentes e constantemente olhamos para nossas operações para pensar em como reduzir seus impactos, pensando em como podemos produzir o alimento do futuro, que seja sustentável do campo à mesa do consumidor", afirma a diretora de Sustentabilidade e Transformação Digital da Nestlé Brasil, Carolina Sevciuc.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP