19º Congresso InfraFM
 

Tendência de mais projetos em infraestrutura indica urgência de transformação digital

Otimização na operação de ativos e maximização do retorno CAPEX estão entre as prioridades do momento, segundo pesquisa da Deloitte

A pesquisa "Agenda 2021", realizada pela Deloitte e finalizada em 2020, revelou que mesmo durante a crise gerada pela pandemia da Covid-19 as empresas brasileiras aumentaram seus investimentos em tecnologia e infraestrutura, apostando em novos equipamentos, serviços de TI, diferentes soluções e softwares de gestão, segurança digital e um aprimoramento dos canais digitais de atendimento ao consumidor, durante o ano.

Para 2021, o estudo também indicou que as empresas ampliarão ou continuarão a investir nessas frentes. Segundo a pesquisa, mais de 60% das empresas que faturam mais de R$ 250 milhões investirão em ações de Pesquisa & Desenvolvimento e parcerias com startups, pensando no ponto essencial para as companhias que é focar no ganho de produtividade. Isso mostra que nesse ano ainda, a preocupação com as transformações diruptivas são uma das prioridades para as empresas. Além disso, 84% das organizações querem ampliar os treinamentos e formação de seus funcionários, para que estejam mais preparadas para lidar com desafios do novo mercado. Ainda de acordo com a pesquisa, em 2021, 82% das empresas pretendem lançar produtos ou serviços, 96% manterão ou aumentarão os investimentos em infraestrutura e 95% em gestão de dados e novas soluções. 

Mas o grande desafio é saber: todo esse investimento foi e continuará sendo aplicado da melhor forma pelas companhias?

A Deloitte tem capturado essa tendência no Brasil e no mundo, especialmente nesta fase dos impactos da pandemia, e aponta como um fator muito crítico para o sucesso desses investimentos a necessidade de as empresas focarem em um bom planejamento, principalmente com os previstos em 2021. Isso deve ocorrer de forma inteligente, para a criação de projetos eficientes e novas ações que gerem os resultados esperados. Por esse motivo, criou o Centro de Excelência em Capital Projects, uma iniciativa que já existe em outros países, ajudando as companhias a promover transformação digital, construção e renovação de parques fabris, bem como novas visões na gestão de insumos, de estoques e em uma diversidade de processos essenciais. Com profissionais especializados no assunto, que utilizam as tecnologias mais avançadas, e que possuem uma visão internacional dos negócios, o centro de excelência irá auxiliar empresários a utilizarem seus investimentos da melhor forma.

O CoE aponta como prioridades neste momento, seguem abaixo:

Aumentar a produtividade: diminuir o tempo para realização dos projetos e diminuir o gasto com eles;

Otimização da operação de ativos: fazer o máximo gastando o mínimo;

Segurança e sustentabilidade: prevenir riscos nos negócios e aplicar os índices de ESG para o cenário de sustentabilidade;

Maximização do retorno CAPEX: realizar os projetos já pensando no retorno que aquele investimento trará.

A "Agenda 2021" mostrou ainda alguns dos principais problemas vistos pelas empresas para fazer os projetos saírem do papel em 2021: imprevisibilidade do potencial de geração de receita, imprevisibilidade dos riscos de operação que impactam o projeto além das receitas, falta de mão de obra qualificada fundamental para o projeto e custo de capacitação para financiar o projeto.

A Deloitte mostra a importância que essas práticas têm na geração de resultados e, por meio do Centro de Excelência em Capital Projects apoia e guia as empresas a um caminho produtivo ao longo do cenário imprevisível dos próximos anos.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
INFRA FM Training

Educação digital para o mercado de FM 4.0. e tudo sobre o curso online Facility Manager: Performar a Gestão Estrategicamente e Pensar a Carreira de Forma Sistêmica

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Valdireni Crippa

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP