19º Congresso InfraFM
 

Retrofit sustentável da Casa Niemeyer

Exposição Habitas inaugurada pelo ITA é exclusiva para grupos fechados de gestores, arquitetos, engenheiros e profissionais ligados à construção civil

O Projeto Habitas inaugura neste mês a Casa Niemeyer, localizada no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP). Os interessados poderão conferir, a partir de 24 de fevereiro, a exposição Habitas na Casa Niemeyer. A mostra física é exclusiva para grupos fechados de gestores, arquitetos, engenheiros e profissionais ligados à construção civil, e o público em geral terá acesso a um tour virtual.

A exposição é uma oportunidade para conhecer detalhes do trabalho de reforma e modernização que valoriza práticas sustentáveis, tendo como base uma das residências que integram o projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, no bloco H17 da vila residencial do DCTA.

Os visitantes, que serão reunidos em grupos pequenos e seguirão os protocolos de prevenção contra a Covid-19, poderão percorrer os cômodos do prédio histórico projetado na década de 1950, que teve sua originalidade preservada e ganhou tecnologia e materiais modernos em prol da sustentabilidade e conforto, a partir de uma proposta nascida no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e que envolveu uma série de pesquisadores e parceiros.

O cuidado do projeto de retrofit, processo de modernização de instalações antigas com o objetivo de corrigir problemas e torná-la mais segura, confortável e sustentável, pode ser visto em todos os espaços da casa. 

A estrutura e as fachadas mantêm as características originais, com exceção da inclusão de janelas direcionadas ao jardim lateral, para melhorar a ventilação, e a instalação de óculos em torno das janelas e aberturas voltadas para oeste, reduzindo a penetração de radiação solar nos picos de aquecimento. Projetados originalmente em concreto, os óculos foram alterados para utilização de EPS (isopor) para não comprometerem a estrutura, ganhando leveza e mantendo a robustez, com uma cobertura de malha metálica e argamassa. 

A porta da residência conta com acesso eletrônico, e a Sala de Estar teve o piso original restaurado e ganhou um visor com indicações de automação e inteligência (dashboard), tendo ainda sensores de conforto e poluição interna. Na garagem, está localizada a estação para carregamento do veículo elétrico.

Inteligente

A Casa Niemeyer é inteligente e conta com tecnologia para monitoramento do consumo de energia e água. O controle de temperatura e umidade também é automático. Os dados captados serão utilizados para a criação de algoritmos que trarão indicações como o horário em que o uso dos equipamentos otimiza a geração e o consumo de energia elétrica. Além disso, uma assistente de voz responde pelo acionamento de eletrônicos e eletrodomésticos por comandos de voz. 

A cozinha terá os eletrodomésticos conectados a economizadores de energia, com total monitoramento de consumo. Uma janela com abertura automática em caso de vazamento de gás é outra novidade.

Sustentabilidade

Durante a exposição, haverá espaço para apresentar todo o processo de obtenção da certificação AQUA-HQE, uma das mais importantes da construção civil, que propõe um novo olhar para sustentabilidade nas construções, buscando melhoria contínua de desempenho.

O projeto da Casa Niemeyer recebeu a certificação internacional na fase de pré-projeto e projeto por apresentar soluções para economia de energia e água; manutenção e conservação dos sistemas e equipamentos; gestão de resíduos; durabilidade dos materiais; ventilação e iluminação natural otimizadas; conforto acústico e térmico; garantia da qualidade do ar, da água e dos ambientes; climatização confortável e de alta eficiência energética. 

O projeto da Casa Niemeyer também se inscreveu para receber o selo pela execução da obra - a avaliação está em andamento.

Os visitantes ainda poderão observar o funcionamento de soluções sustentáveis como as placas solares fotovoltaicas e os painéis solares híbridos, além das instalações para aproveitamento de água pluvial, interligada ao reservatório nos fundos da casa.

Espécies nativas

O paisagismo natural da Casa Niemeyer privilegia espécies nativas do cerrado, bioma presente no terreno. Na residência, podem ser vistas flores e plantas do cerrado, assim como a grama Batatais, uma das marcas registradas do DCTA. Essas espécies são mais resistentes e demandam menor quantidade de água, reduzindo o consumo para o paisagismo.

A área de serviço tem uma composteira orgânica. Os banheiros da casa receberam chuveiros híbridos (elétrico e boiler solar) e medidores de consumo.

No segundo piso, os três quartos tiveram o piso original restaurado, instalação de vidros e substituição das esquadrias por alumínio. Aliás, esse é um dos aspectos que se destaca por toda a extensão da Casa Niemeyer: a utilização de vidros especiais e alumínio, seguindo a proposta de uso de materiais com características sustentáveis.

Espaço Memória    

Com curadoria do fotógrafo Lucas Lacaz, o Espaço Memória trará imagens, vídeos e textos sobre o início do ITA e do DCTA, em uma cronologia que mostra as mudanças nas construções, inclusive com fotos antigas do próprio prédio da Casa Niemeyer. Alguns móveis de época também compõem o espaço.

Dentro da proposta de economia circular, a exposição destaca obras de arte feitas pela artista Jô Gattás e pela Stylia Arte em Vidro com sobras de vidro da reforma. Peças produzidas com o reaproveitamento de madeira parcial de batentes, como a bancada da pia e os rodapés - assim como as molduras das janelas em madeira, utilizadas como bases para espelhos e quadros - ficam expostas, reforçando o trabalho de ressignificação dos materiais.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
INFRA FM Training

Educação digital para o mercado de FM 4.0. e tudo sobre o curso online Facility Manager: Performar a Gestão Estrategicamente e Pensar a Carreira de Forma Sistêmica

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Valdireni Crippa

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP