19º Congresso InfraFM
 

Hospital Universitário do Ceará será construído por consórcio liderado pela Engeform Engenharia

Mobilização da obra, com cerca de 75 mil m² e aproximadamente 650 leitos, começa neste mês

A Engeform Engenharia, uma das maiores construtoras hospitalares do Brasil, com 44 de história, quase 800 mil m² para o setor e 5 mil leitos entregues para a população brasileira, comemora a assinatura do contrato, liderando o um novo consórcio, para a construção do Hospital Universitário do Ceará. A obra, que será realizada em Fortaleza, no campus Itaperi, da Universidade Estadual do Ceará, terá cerca de 75 mil m² de área construída e aproximadamente 650 novos leitos para os cearenses.

O consórcio foi contratado pela Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP), no formato de Regime Diferenciado de Contratação Integrado (RDC), que compõe projeto executivo de todas as disciplinas, a chamada "as built" - condições de construção da obra -, licenças, aprovações, outorgas, obras, montagem dos sistemas etc.

Marcelo Castro, Diretor de Negócios da Engeform Engenharia, destaca que a expertise da empresa no setor da saúde é um dos principais quesitos que levaram a companhia à conquista desta nova oportunidade. "O Hospital Universitário do Ceará será o maior do estado, além ser projetado para atender inúmeras especialidades clínicas. Uma obra deste porte, sobretudo quando falamos de hospitais, é extremamente complexa e envolve um alto nível de conhecimento; estamos considerando a entrega de um empreendimento utilizado para tratar e salvar vidas. E foi justamente a nossa experiência no setor que fez a diferença nesta conquista, já que os quesitos que mais pontuaram na avaliação deste negócio foram preço e competência técnica. Estamos muito felizes por, com parceiros extremamente qualificados, construirmos um capítulo muito importante na história da população cearense, por meio da nossa arte de engenheirar".

Quando pronto, o complexo contará com sete pavimentos, heliponto e um subsolo. Os moradores de Fortaleza e região terão acesso à UTI clínica, quimioterapia, atendimento de urgência clínica, pediátrica e obstétrica, emergência adulto e pediátrica, medicina nuclear, entre outras especialidades. Haverá área clínica, cirúrgica, materna e infantil, além de estacionamento para mais de 500 carros.

"A obra será realizada com a metodologia lean construction, que considera processos otimizados, enxutos, eficientes e com redução de riscos e desperdícios. Faremos um hospital de alta complexidade com o que há de melhor em termos de tecnologia e modelo construtivo, focando em proporcionar ao país mais um centro de saúde de ponta, com máxima infraestrutura. Queremos deixar a nossa marca no Nordeste como uma empresa que impactou positivamente a vida de milhões de pessoas. Esse é o nosso propósito", conta Eduardo Rossetti, Diretor de Negócios da Engeform, responsável pelas execuções no setor da saúde.

Foto: Divulgação/Ilustrativa


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Valdireni Crippa

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP