19º Congresso InfraFM
 

Como garantir eficiência energética no uso do aparelho de ar-condicionado

Dá pra economizar, no mínimo, 20% de energia; veja como

O uso correto de equipamentos de ar-condicionado aliado à manutenção periódica garante o maior desempenho do aparelho e também economia de energia de, no mínimo, 20%. Para o uso correto, primeiramente, é preciso contratar uma empresa que faça o projeto dimensionado para o seu ambiente. Hoje, o mercado dispõe de sistemas de automação que conseguem controlar de forma inteligente o equipamento aumentando muito sua eficiência. Conheça algumas dicas para o melhor desempenho do aparelho:

- Projeto certo: contrate uma empresa que faça um projeto dimensionado para que o aparelho trabalhe com a temperatura efetivamente adequada para o seu ambiente. Por exemplo, em São Paulo, o projeto é calculado para o momento mais quente do ano, garantindo o desempenho do ar para temperaturas externas de 38 graus, porém é importante ressaltar que a cidade apresenta essa temperatura por poucos dias no ano, gerando grande potencial de otimização. Além disso, por vezes, com o objetivo de aumentar sua capacidade de refrigerar o ambiente, o equipamento é configurado no controle para temperaturas menores que 22°C, um comportamento equivocado que piora o conforto térmico e não atinge o objetivo. O uso além do necessário, somado com a folga no projeto, acaba por sobrecarregar o aparelho e consumir mais energia.

- Disposição correta dos equipamentos: o ar-condicionado é uma máquina de transferência de calor. Ele absorve calor do ambiente interno para jogar no externo. Portanto, a máquina externa precisa estar em um lugar arejado e com condições de dissipar esse ar quente.

- Aposte no uso de sensores inteligentes: o sensor inteligente tem diversas vantagens. Ele mede de fato a temperatura ambiente e calcula a quantidade necessária de aparelhos e temperatura ideal para que o ambiente se torne confortável.  Na maioria dos casos, essa temperatura confortável gira em torno de 21 e 25 graus.

Inclusive, o aparelho precisa trabalhar de maneira "inversa" para gerar eficiência. Na prática, ao contrário do que muitos pensam, vamos aumentar o uso do ar condicionado, quando estiver mais fresco (momento de maior eficiência do equipamento) e reduzir o uso no momento mais quente (de menor eficiência). Dessa forma, a climatização se mantém confortável, não sobrecarrega o aparelho e reduz o consumo. Essa modulação inteligente aumenta a vida útil do aparelho e gera até 37% de economia de energia.

Num ambiente com diversas máquinas, o sistema inteligente também consegue desligar algumas, eliminando o excesso de máquinas do projeto, deixando apenas a quantidade necessária para manter a temperatura desejada.

- Manutenção: os aparelhos precisam estar limpos constantemente para garantir o bom desempenho e redução de consumo. Nossos estudos apontam que com a ausência de manutenção por seis meses, o aparelho já perde 5% de eficiência e, em dois anos, mais de 20%. Dessa forma, a manutenção preventiva e a limpeza completa periodicamente são fundamentais.

A falta de manutenção em aparelhos parados por muito tempo também provoca o acúmulo de fungos causadores de doenças. Portanto, tenha um responsável técnico para fazer o Plano de Manutenção, Operação e Controle de sistemas de climatização (PMOC), obrigatório pela Lei 13.589/2018, que busca garantir a qualidade do ar no ambiente interno e preservar a saúde das pessoas. Pela lei, a manutenção dos filtros deve ocorrer mensalmente, das serpentinas externas, a cada três meses e a manutenção mais aprofundada (quando técnico desmonta o aparelho para limpá-lo), no mínimo uma vez por ano.

A manutenção também garante a regulagem da quantidade de fluidos necessários para o bom desempenho do equipamento, que inclusive, quando mal regulado gasta energia e não resfria o ambiente. Em uma loja de uma grande rede de varejo que visitamos este ano, as máquinas estavam desperdiçando mais de R$ 11.500 mensais de energia e não resfriavam o ambiente.

Diante dessas dicas, um projeto correto, aliado aos sensores inteligentes e manutenção preventiva periódica vai garantir mais economia e mais eficiência dos aparelhos de ar-condicionado.

Leandro Solarenco é CEO da Vetor Frio & Clima

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Valdireni Crippa

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP