19º Congresso InfraFM
 

Solução biotecnológica para descontaminação de terreno fabril

[Vitrine Facilities] SUPERBAC explica como acelerar a biodegradação dos contaminantes

Um terreno na cidade de São Paulo contaminado por organoclorados, devido a sua antiga atividade industrial (fábrica de radiadores), foi vendido para a construção de um conjunto habitacional. Conforme legislação vigente, para que a construção ocorra, se faz necessário a remediação da área.

Para a remediação dos 80m² contaminados no interior do terreno, foram avaliadas algumas tecnologias químicas e biológicas, sendo escolhida a solução da empresa SUPERBAC, empresa nacional que há mais de 20 anos desenvolve soluções biotecnológicas de alta performance. A escolha dos especialistas que conduziram os testes pela tecnologia SUPERBAC se deve pelos bons resultados observados e "por ser uma tecnologia mais limpa e sustentável". 

Yael Baptista, Analista Técnica da área de O&G da SUPERBAC, explica que a solução desenvolvida pela empresa "é composta por um consórcio de bactérias e nutrientes que aceleram mudanças geoquímicas do meio e viabilizam a biodegradação dos contaminantes". Antes de cada aplicação do biorremediador SUPERBAC na área contaminada, foram realizados monitoramentos ambientais que consistiram em análises do solo e da água subterrânea para avaliação da eficiência do processo de biorremediação. Esses monitoramentos compreendem em análises da concentração dos contaminantes a serem reduzidos, parâmetros físico-químicos (que possuem impactos diretos para a atividade do consórcio de bactérias SUPERBAC, como:  pH, OD e ORP) e parâmetros biológicos. "Esses monitoramentos podem variar de acordo com o projeto e sua frequência é sugerida no protocolo de dosagem que enviamos para cada projeto", explica Yael. 

No caso da indústria de radiadores, a solução foi aplicada a cada 20 dias. Para a aplicação do produto foram instalados poços de injeção, as quais ocorreram por gravidade utilizando simples equipamentos como: mangueira, bomba e caixas d´água. O resultado foi a redução da concentração dos contaminantes, abaixo das concentrações exigidas pela legislação. "O terreno foi liberado para uso futuro", destaca a analista. "Nossas soluções são dimensionadas de acordo com cada caso, enviamos protocolos de dosagem específicos e acompanhamos as atividades de campo", completa Yael.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Valdireni Crippa

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP