19º Congresso InfraFM
 

Globo é reconhecida como empresa Carbono Zero em todos os seus endereços e operações

Abastecimento da frota de veículos flex somente com biocombustível e substituição dos ônibus internos por jardineiras elétricas são algumas das iniciativas

A Globo foi reconhecida como empresa Carbono Zero para todos os seus endereços. Isso significa que todos os seus prédios e operações neutralizaram 100% das emissões de gás carbônico ao longo de 2019. No ano passado, este reconhecimento já havia sido concedido às cinco praças da TV Globo, pela compensação em 2018. Com a unificação das empresas, a neutralização foi feita em toda a operação, integrando mais seis endereços ao levantamento. Validado pela ABNT, o reconhecimento foi possível devido a um mapeamento da origem das emissões realizadas e é reflexo de um processo contínuo e de ampliação de medidas em diferentes frentes.

"Esta é mais uma conquista da empresa e reforça o comprometimento com a sustentabilidade, o empenho visando uma operação neutra em carbono, além do alinhamento com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU", reforça Mauricio Gonzalez, Diretor do Centro de Serviços Compartilhados da Globo.

Usina fotovoltaica que funciona no MG3 (módulo de gravação 3)

O abastecimento da frota de veículos flex somente com biocombustível e a substituição dos ônibus internos dos Estúdios Globo por jardineiras elétricas são algumas das iniciativas que levaram a companhia a reduzir as emissões de carbono e se somam a ações que já faziam parte do dia a dia da empresa, como o tratamento de 100% dos efluentes sanitários e industriais.  A utilização de mais de 90% da energia proveniente de fontes renováveis, a redução do uso de geradores a diesel nas gravações dos programas ao vivo e a implantação de lâmpadas de LED em todos os endereços se somaram às iniciativas.

Além disso, a companhia vem aprimorando os processos de reciclagem e logística reversa dos resíduos que antes eram descartados em suas operações, como madeira, sobras de tinta, baterias, vidros, tampas de plástico e resíduos orgânicos; finalizando a implantação da coleta seletiva nos endereços que ainda não apresentavam; e investindo em treinamentos, conscientização e capacitação dos colaboradores. A evolução das iniciativas já implementadas e a adoção de novas práticas nos últimos anos reforça o compromisso da empresa com a redução de suas emissões.

A Globo diminuiu o volume total neutralizado de 49 mil toneladas para 21 mil toneladas de CO2. As emissões que não puderam ser reduzidas, serão compensadas através da compra de crédito de carbono, que beneficiará dois projetos: a PCH (pequena central hidrelétrica) do Rio Ivaí (RS), da Numerco, através da geração de empregos; e Projeto REDD+ Vale do Jari, da Biofílica, que promove a redução de emissões provenientes de desmatamento e degradação florestal, a conservação dos estoques de carbono e o manejo sustentável dos estoques de carbono florestal na região da Floresta Amazônica, no Pará.

Foto: Divulgação Globo

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Valdireni Crippa

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP