O futuro da indústria automobilística

As impressões do CEO da Audi do Brasil Johannes Roscheck sobre o momento atual e os veículos elétricos

Por Léa Lobo

Dando sequência a uma série de lives sobre temas diversos, o CEO Brasil da Regus & Spaces Tiago Alves conversou nesta quinta-feira (09/04) na plataforma LinkedIn com Johannes Roscheck, CEO da Audi do Brasil, para ouvir as impressões do executivo sobre o momento atual e o futuro da indústria automobilística.

O austríaco Roscheck inicia dizendo que está como todos, fazendo o melhor para manter o pessoal empregado e acredita que quanto maior o isolamento, mas rápido a economia vai se recuperar; entretanto, a resposta que todos querem ouvir é quando isso vai acontecer.

Ele conta que foram realizadas duas campanhas publicitárias pela Audi para reforçar o isolamento. A primeira usou o logotipo (que é um bem sagrado da companhia) cujas argolas se separaram para manter a distância para brevemente voltarem a ficar juntas. A outra campanha sugeriu que os carros fossem deixados em casa. "Nosso objetivo foi o de sensibilizar as pessoas para o isolamento social e a importância desta proteção para cada indivíduo e, por isso, achamos importante participar desta campanha da Audi no mundo inteiro", esclarece. Confira a seguir os principais trechos do bate-papo:

Tiago Alves - Quais são as lições que a crise atual pode deixar para o mercado automobilístico, pós crise?

Johannes Roscheck - A resposta não é fácil. Precisamos de atitudes diferentes, lembrando que em média 4.5% do PIB de um país é representado por este mercado, que é chave, porque emprega muitas pessoas. Você não pode ligar e desligar uma indústria, porque temos uma cadeia logística muito grande com fornecedores, um sistema complexo onde tudo precisa ser visto com um organismo vivo em simbiose.

Tiago Alves - Você vê fechamento de alguma marca, pós crise?

Johannes Roscheck - O setor automobilístico já está bastante consolidado. Mas tudo depende da velocidade de quando o país sairá desta crise. Entendo a posição dos governos (estados e federativo). Com relação à preocupação com a recuperação da economia, quanto mais nos isolarmos, mais rápida será esta volta. Precisamos cortar esta onda de posições partidárias e partir para o isolamento, se não vamos sofrer muito com perdas humanas como a Itália, outros países da Europa e o mundo. Precisamos proteger os funcionários, as pessoas. O perigo está em criar um desemprego grande que pode comprometer vidas e consequentemente, a economia.

Tiago Alves - O governo deve incentivar o setor através de redução de impostos?

Johannes Roscheck - Acredito que as medidas que já foram tomadas para flexibilizar o campo laboral foram excelentes e ajudam bastante. Se precisaremos de mais ajuda, dependerá de tudo que vai acontecer daqui para adiante. Se não sairmos dessa situação rapidamente, vamos todos precisar de mais apoio governamental. Se conseguíssemos fazer as Reformas Tributárias, rapidamente, seria um golaço!

Tiago Alves - As concessionárias vão ter que se reinventar? Há um movimento de venda do ambiente físico para o online?

Johannes Roscheck - Estamos observando nos últimos 5 anos uma tendência nesta direção. Hoje os clientes já têm uma visão detalhada do veículo através de suas próprias pesquisas on-line sobre o modelo do carro que interessa. O importante, para nós, é o vínculo da concessionária com o cliente: tratamento premium, com o atendimento personalizado.

Tiago Alves - O futuro dos automóveis, a exemplo dos elétricos. Qual é a estratégia da Audi?

Johannes Roscheck - Estamos lançando o primeiro carro elétrico no mercado brasileiro de forma digital neste primeiro semestre... (em função do momento). E estamos curiosos para saber o que as pessoas vão achar do e-tron - primeiro modelo totalmente elétrico a ser produzido em série pela companhia. Vale ressaltar que buscamos a sustentabilidade em todos os nossos processos e temos uma meta de ser 100% neutro em CO2, em 2050. Estamos investindo em redes de carregamento elétrico no Brasil, apoiando nossas marcas e outras redes em vários pontos do Brasil. Temos a nossa responsabilidade com o ecossistema da concepção dos carros ao final da sua vida útil.

Como mensagem final o CEO da Audi do Brasil disse: "Ter fé. Pensar positivo. Estar juntos, ou seja: sejam solidários. Todos precisamos ficar unidos, para que todos prosperem depois da crise. É hora de ter paciência!

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Newset quer jogar luz sobre a "caixinha preta" da climatização corporativa

Educar para transformar a contratação de serviços de manutenção em ar-condicionado

Workplace

Swile reposiciona escritório com base em estudo de geolocalização

Empresa usou dados de deslocamento da equipe para escolher novo endereço e transformar escritório em ferramenta de bem-estar e engajamento

Operações

Em 2025, a linguagem que você precisa falar é a do ESG

Entender o vocabulário ESG não é mais diferencial, é necessidade estratégica.

Mercado

PodeSubir é um startup que transformou o “pode subir” em experiência digital

Com crachás digitais, reconhecimento facial e independência de hardware

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP