Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Cosan lança nova empresa: Compass Gás e Energia

Movimento está alinhado a um novo cenário de transformação e integração desses mercados

A Cosan, empresa brasileira com atuação em energia e logística, anunciou nesta terça-feira (10/03) durante seu evento anual com investidores, em São Paulo, a criação da Compass Gás e Energia, empresa que atuará em quatro áreas de negócio do setor de gás natural e na integração dos mercados de gás e energia elétrica.

Na área de Infraestrutura, a Compass Gás e Energia já conta com dois projetos em fase de licenciamento: o Rota 4, gasoduto de escoamento que trará gás natural do pré-sal ao continente, e o Terminal de Importação de GNL (Gás Natural Liquefeito) no litoral paulista.

Em Distribuição, a empresa conta com a maior companhia de gás encanado do Brasil, a Comgás, que tem mais de 2 milhões de clientes em sua área de concessão. Com mais de 17 mil quilômetros de rede, a Comgás é responsável por 30% de todo o gás distribuído no Brasil. 

Na área de Geração, o foco será buscar oportunidades de participação em projetos termelétricos a gás natural, com parceiros estratégicos, alavancando a demanda por este energético e suprindo uma necessidade crescente de energia no País.

Por fim, em Comercialização, a nova empresa já conta com a expertise da recém-adquirida Compass Comercializadora, com credibilidade e histórico de mais de 10 anos atuando no mercado livre de energia elétrica. A empresa ampliará seu escopo para a comercialização de gás no mercado livre em todo o território nacional.

O movimento da Cosan está alinhado a um novo cenário de transformação e integração dos mercados de gás natural e de energia elétrica no Brasil, o que já ocorre em diversos outros países.

"O setor energético do País vive uma profunda transformação, tornando-se cada vez mais diversificado e complexo. Neste cenário, a participação do gás na matriz energética brasileira deve crescer significativamente", afirma Nelson Gomes, presidente da Comgás, e que passa a acumular a posição de presidente da Compass Gás e Energia.

Estudos mostram que a produção de gás natural no Brasil deve dobrar em dez anos, sobretudo em razão das reservas do pré-sal. Segundo o executivo, este aumento de produção, aliado às iniciativas de abertura do mercado propostas pelo governo, pode oferecer oportunidades às empresas privadas no desenvolvimento e integração dos setores de gás e energia.

"A Compass Gás e Energia nasce dentro de um grupo empreendedor, com uma vantagem competitiva sustentada pela base existente de clientes do maior mercado consumidor de gás natural do Brasil e pela expertise de uma das principais comercializadoras do País no mercado livre de energia elétrica", finaliza Nelson Gomes.

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde