Sorteio Nespresso
 

Empreendedorismo feminino em alta

Fátima Sousa e Fernanda Fiorito - que já atuaram como profissionais contratadas em empresas gerenciadoras de facilities management, hoje atuam no mesmo segmento, mas como empreendedoras nas áreas de educação e do bem-estar

Por Léa Lobo

Não só no Brasil, mas em todo o mundo, o empreendedorismo vem passando por transformações e a cada dia a participação feminina ganha mais relevância e atenção, devido às mudanças que promovem em seus segmentos de atuação. Segundo o relatório especial Empreendedorismo Feminino no Brasil, pesquisa elaborada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que analisou o perfil das empreendedoras no Brasil, o nosso País teve a 7ª maior proporção de mulheres à frente do seu próprio negócio, o que é um número expressivo.

Diversos fatores fazem com que profissionais se lancem no mundo do empreendedorismo. Conheça então um pouco das histórias de Fátima Sousa e Fernanda Fiorito, que são profissionais realizadas com suas escolhas.

AJUDAR A PROMOVER O FM ATRAVÉS DA CAPACITAÇÃO

Fátima Sousa é uma profissional que conheço há vários anos e há uns dez, ela conversou comigo sobre a sua vontade de empreender na área de educação, entretanto sempre havia a dúvida entre deixar o tal “emprego fixo”, que garante uma remuneração mensal e transformar o sonho pessoal em um negócio. Essa era somente uma das dúvidas de Fátima, entretanto o seu sonho de empreender era tão forte que seu semblante e olhos ficaram mais vivos e cheio de luz.

Como profissional contratada de mercado por mais de 20 anos no segmento de FM, Fátima tinha o sonho de ajudar empresas a reduzirem custos capacitando seus colaboradores em áreas que fazem parte das atividades que compõem o FM. E, assim, começou seu negócio há nove anos – com o nome de Facilities Services Treinamentos e Consultoria – e, agora FS EDUCA. Depois de nove anos de trabalho duro e sério, ela traduziu a resposta do seu sonho empreendedor abrindo uma instalação educacional própria no final de agosto de 2019, a FS EDUCA, em um lindo espaço na capital paulista, também denominado como um Centro Cultural de Facilities, com a Biblioteca John Paz e minieventos educacionais.

Além de empreendedora, Fátima é defensora da mulher como liderança ativa no mercado de trabalho, por isso, além de ser idealizadora e estar como Presidente do Conselho do Grupo Mulheres de Facilities – Brasil, também participa do Grupo Mulheres do Brasil, mais ativamente no Comitê Saúde. Tem participação ativa no mercado de FM conectando pessoas e empresas, palestrando e participando como conselheira e mentora de entidades, como a Associação Brasileira de Facilities (Abrafac), a MIT (Hack Brazil) e a Rede Mulher Empreendedora (RME). É voluntária na Associação Pestalozzi de Osasco e também para as ações pontuais do Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci).

“Minha missão é ser uma pessoa melhor a cada dia e fazer com que mais e mais pessoas conheçam a importância da área de Facility Management no Brasil, lembrando que esse mercado só crescerá de forma madura capacitando seus profissionais”, resume orgulhosa os seus quase dez anos como empreendedora.

SER EU MESMA E DONA DA MINHA AGENDA!

Fernanda Fiorito tive a oportunidade de conhecer em meados de 2019 e me apaixonei por sua história. Ser dona da sua agenda era o seu sonho e somente empreender lhe daria essa oportunidade.

“Esse era meu lema e missão após ter parado por um tempo a busca incansável de trabalhar por uma carteira assinada e ganhar dinheiro. Fiz muitas coisas interessantes e trabalhei em muitas empresas boas. Nunca fui de reclamar, sempre que algo estava ruim ou não achava correto, tentava conversar, dar minha opinião, às vezes era bem-vinda, outras não, e quando tinha certeza que as coisas não mudariam e que não estava feliz, pedia demissão e ia procurar algo novo para mim.”

Fernanda conta que a tão famosa “rádio peão” fazia muito mal a ela, além de ser uma energia que contagia, que aumenta e que não sabemos se é verdade ou não, e por isso ela sempre preferiu ficar fora das fofocas, pois aquilo não lhe fazia bem. Segundo ela, em todos os lugares que passava, multinacionais como empresas familiares, estava sempre preocupada com as pessoas, com o bem-estar geral, pois tudo isso a contagiava muito.

“Quando me casei, meu maior sonho era ser mãe, mas a dúvida de criar por tempo integral meus filhos, e voltar a cuidar da minha equipe bateu com tudo em minha mente e quase enlouqueci. Naquele época, tive a visita da CEO da empresa em que eu trabalhava, e ela me disse ‘Fê, escolha cuidar de sua filha, você é uma excelente profissional e tudo que você já fez está feito, siga seu coração, quando você quiser as portas de nossa empresa estarão abertas para você’. Eu chorei a noite inteira, voltei a trabalhar, mas apenas por dois meses, logo a vida foi me mostrando com situações que deveria seguir meu coração: cuidar da minha filha e família. Então, fui ser a CEO da minha casa, vida, família... Se vestia a camisa de toda as empresas que passei, entendi que era hora de cuidar e ser a líder da minha vida. Nesse momento, tudo começou a mudar e para melhor, muito aprendizado, renúncias, e fui atrás do autoconhecimento para entender o porquê cuidar de nós mesmos e seguir nossos sonhos é tão sofrido e procrastinamos sempre. Foram anos estudando e aplicando em mim a Terapia da Emotional Freedom Technique (EFT) que cuida de dentro para fora as nossas emoções, crenças limitantes, porque nos autossabotamos, e muito mais”, conta ela.

Foi assim que a Fernanda teve a coragem de abrir sua própria empresa, de Desenvolvimento Humano e Gestão de Pessoas, para poder ser ela mesma e fazer o que sempre acreditava ser importante: cuidar das pessoas em primeiro lugar, para assim ter um ambiente feliz e mais próspero... “Pois todos somos gente, não é? O cliente é gente, o marido é gente, o chefe é gente, a sua ajudante em casa é gente, enfim... Tudo começou a fluir e quando estamos alinhados ao nosso verdadeiro propósito, criamos mais situações felizes para nós e para quem convive conosco, não importa o que escolhemos fazer e sim o porquê escolhemos. Assim, hoje tenho muitos clientes nacionais e internacionais, tanto corporativos, como pessoas físicas, crianças e grupos, onde praticamos o autoconhecimento e a terapia da EFT como base para um a vida mais leve e feliz, em casa e no trabalho, pois somos uma coisa só. Acreditar em mim e agir limpando tudo o que não me pertencia mais, fizeram-me criar minha própria realidade, ganhar dinheiro com o que amo fazer e ser dona da minha agenda, conciliando minha família e meu trabalho com equilíbrio”, resume Fernanda.

Clique aqui para conferir o conteúdo na versão digital com fotos.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP