Sorteio Nespresso
 

A limpeza que nunca dorme

Como funciona o processo de higienização em ambientes de ampla circulação no período das férias
Um ambiente limpo e seguro exige um processo de limpeza eficaz e sustentável. No período de férias, espaços de lazer e entretenimento, como shopping centers, hotéis, cinemas e teatros tendem a atrair um número maior de pessoas e, devido a essa movimentação, parte do processo de limpeza precisa ser realizado em períodos não convencionais. Afinal, a limpeza é premissa básica para a garantia de uma boa experiência para o cliente.

Segundo Nathalia Tiemi Ueno, vice-presidente administrativo-financeira da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), são necessárias equipes para atuar em diversos horários, com demandas específicas de trabalho, de acordo com o local, tamanho, superfícies a serem limpas e o tipo de sujidade a ser removida.

A contratação de empresas especializadas para realização de serviços de limpeza profissional é um ótimo investimento, pois as equipes são treinadas para utilizarem os melhores procedimentos, equipamentos e produtos.

Em grandes centros de compras, por exemplo, é comum se deparar com profissionais de limpeza em horário comercial utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), produtos químicos, máquinas e acessórios específicos para a higienização, principalmente em banheiros e praças de alimentação que requerem agilidade e eficiência. Por sua vez, itens como pisos, vitrines e paredes necessitam ser higienizados de forma bem planejada, de preferência à noite, quando o espaço está fechado, sem o tráfego de usuários, aponta Nathalia.

Nathalia Tiemi Ueno, vice-presidente administrativo-financeira da Abralimp

Da mesma forma, gestores de hotéis precisam estar atentos à conservação dos espaços coletivos como recepção, área externa de piscina, corredores e elevadores. Na higienização das cozinhas industriais, é fundamental usar produtos químicos de limpeza que atendem a todas as regulamentações legais da vigilância sanitária.

Uma das principais preocupações dos administradores das salas de cinemas e teatro, por sua vez, está relacionada com as tradicionais guloseimas. No caso dos chicletes, muitas vezes deixados pelos frequentadores, é comum encontrá-los grudados sobre o carpete ou em poltronas, exigindo uma raspagem manual com espátula. Já a pipoca e o refrigerante pedem atenção especial pelo potencial de sujidade, uma vez que podem engordurar carpetes e poltronas.  Além disso, há a produção de lixo pelo consumidor em todos esses locais.

É neste sentido que entram em cena as empresas especializadas e os equipamentos para uso profissional, como aspiradores de pó, secadoras de carpete, enceradeiras, lavadoras de piso, sopradoras, carrinhos funcionais e uma série de produtos que o cliente não vê, mas que garantem o conforto, higiene e um ambiente saudável enquanto aproveita as férias.

 Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP