Mercado de viagens promete mudar drasticamente até 2040

home > Índice de Mundo Facility > Conteúdo
 

Mercado de viagens promete mudar drasticamente até 2040

Check-in instantâneo por reconhecimento facial já está em uso experimental em alguns aeroportos


​Até o ano 2040, as viagens internacionais terão se tornado uma atividade mais rápida, fácil e muito mais sustentável, proporcionando uma experiência muito mais rica para os viajantes. A previsão é que o número de passageiros das companhias aéreas dobrará e os sistemas de reconhecimento de padrões faciais farão com que os rostos se tornem os passaportes e cartões de embarque. Experiências de viagens virtuais, visita à distância aos quartos de hotel e museus serão comuns. 

Essas são algumas das previsões presentes no novo relatório encomendado pela Allianz Partners sob o título "The Future Travel Experience", que compõe a série "O mundo em 2040", de autoria do  futurólogo de renome internacional, Ray Hammond. 

Confira as principais tendências que, coletivamente, revolucionarão o cenário das viagens até 2040. Muitas delas prometem impactar até mesmo a gestão de viagens corporativas:

Realidade virtual e aumentada

  • A tecnologia multissensorial de realidade virtual aumentada permitirá que os turistas entrem em quartos de hotéis virtualmente, visitem carnavais de rua, explorem museus ou entrem em restaurantes a partir do conforto de sua própria sala de estar. Com essa novidade, é esperado que o turista seja estimulado a conhecer novos lugares. 

Check-in instantâneo graças à nova tecnologia

  • Os sistemas de reconhecimento de padrões faciais já estão em uso experimental em alguns aeroportos e, dentro de 20 anos, os sistemas de computador, que podem identificar com segurança seu rosto, estarão em uso generalizado para fazer o check-in sem problemas. 

Assistentes de software para hotéis

  • Enquanto alguns hotéis de luxo cumprimentarão seus convidados com um rosto humano, muitos hotéis econômicos e de negócios usarão check-in e orientações automáticas para os quartos fornecidos por assistentes de software. Alguns hotéis fornecerão até portadores de bagagem robóticos para transportar as malas. 

Trens super rápidos

  • As viagens de trem "cross-border" serão mais agradáveis e melhoradas em muitas partes do mundo. As redes de computadores e a "Internet das Coisas" (IoT) gerenciarão redes ferroviárias nacionais e internacionais, permitindo que os trens circulem mais rápido e ainda mais conectados. A velocidade também aumentará, com grande parte da frota operando acima dos 201 km/h (125 mph). 

Impressão de roupas 3D no local

  • Em 2040, será possível enviar suas medidas corporais para o hotel e roupas volumosas, como por exemplo, capas de chuva ou sapatos, serão impressas antes da sua chegada, reduzindo a quantidade de bagagem. O baixo custo das roupas impressas em 3D significa que os viajantes poderão deixar as roupas para reciclagem no local.

Cruzeiros sustentáveis

  • Os cruzeiros serão muito mais ecológicos do que os gigantes transatlânticos de hoje. Os navios serão movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL), um combustível fóssil leve e com baixa emissão de gases de efeito estufa, transformando as férias nos cruzeiros em uma das maneiras mais ecológicas de viajar pelo mundo. A variedade de destinos também continuará a crescer, expandindo especialmente para Ásia. 

Viajar para o espaço será um destino comum

  • Para alguns viajantes,  em 2040, os destinos do planeta terra poderão não ser mais suficientes. A essa altura, é provável que os turistas estejam voando regularmente para Lua enquanto procuram a experiência de ver a Terra do espaço.

​Comentando sobre a transformação esperada para os viajantes até 2040, Ray Hammond disse: "A forma da viagem como conhecemos mudará drasticamente nos próximos 20 anos. É estimado que os números de passageiros das companhias aéreas dobrem e o setor de viagens está sofrendo crescente pressão dos viajantes por experiências mais rápidas e eficientes. Até 2040, os assistentes de software pessoais serão suficientemente inteligentes para ajudar os turistas a reservar suas viagens on-line e serão capazes de lidar com todas as complexidades do planejamento com vários destinos, a fim de atender às necessidades do viajante. As viagens também estarão mais ligadas à aventura, à realização e ao aprendizado de novas habilidades, em vez de apenas preencher uma lista de lugares visitados".

Falando sobre o impacto do relatório para os negócios, Joe Mason, Chief Marketing Officer da Allianz Partners para o segmento de Travel, disse: "O estudo 'Future Travel Experience' permite à Allianz Partners identificar as tendências e mudanças nas viagens para que possamos trabalhar buscando aperfeiçoar o seguro de viagem. Isso inclui a entrega de novos produtos e serviços inovadores, além de gerar mais valor para nossos parceiros e clientes. Os usuários se beneficiarão dessa mudança por meio de processos mais responsivos, soluções mais receptivas e uma maior sensação de segurança, proteção e bem-estar geral quando a Allianz Partners os acompanha durante suas jornadas".

"Embora alguns aspectos das viagens devam ser muito menos estressantes até 2040, ainda haverá alguns imprevistos a se enfrentar, como cancelamentos, atrasos e emergências no exterior. O que significa que os turistas contarão com os serviços de proteção e assistência para viajar com tranquilidade", completa.

Fotos: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Aproveite para compartilhar conosco o que achou do teor deste conteúdo. Nossa equipe e o mercado querem ouvir a sua opinião. Vamos lá?

Faça uma busca

Acontece

Sugestão da redação

Hospital São Camilo inaugura novo anexo da Unidade Pompeia

O espaço oferecerá serviços de internação, centro médico e reabilitação interligado à Unidade existente por duas passarelas e túnel

Marketing de negócios para prestação de serviços

A importância do uso de estratégias que se adéquem à organização e ao seu posicionamento no mercado

Prestação de serviço na era das experiências

Como manter-se relevante na vida de seus clientes antes, durante e depois do consumo, de forma estruturada e perene

Prevenção e combate a incêndios

Em prol da defesa do patrimônio histórico de São Paulo

Matérias líderes de audiência

Hospital São Camilo inaugura novo anexo da Unidade Pompeia

O espaço oferecerá serviços de internação, centro médico e reabilitação interligado à Unidade existente por duas passarelas e túnel

Marketing de negócios para prestação de serviços

A importância do uso de estratégias que se adéquem à organização e ao seu posicionamento no mercado

Prestação de serviço na era das experiências

Como manter-se relevante na vida de seus clientes antes, durante e depois do consumo, de forma estruturada e perene

Prevenção e combate a incêndios

Em prol da defesa do patrimônio histórico de São Paulo