Serasa Experian apresenta nova sede em SP

home > Índice de Mundo Facility > Conteúdo
 

Serasa Experian apresenta nova sede em SP

Escritório foi desenhado a partir de técnicas de Activity Based Working, neuroarquitetura, metodologia ágil e design biofílico

Túnel de dados, espaço totalmente imersivo que representa o coração de um data center e, de maneira lúdica, mostra como as informações podem ser trabalhadas a partir do poder dos dados

A Serasa Experian dá mais um passo importante em seu processo de transformação digital em uma nova casa que traduz todo o caminho percorrido até aqui e como a empresa enxerga o futuro, permitindo uma experiência totalmente imersiva por meio da tecnologia. Com um investimento de R$ 30 milhões, o local se adequa ao novo modelo de negócios da companhia, muito mais inovador e colaborativo.

Com vista panorâmica, ele está localizado no complexo Parque da Cidade (Av. das Nações Unidas, 14.401), na Zona Sul de São Paulo, conta com um túnel de dados totalmente imersivo, que representa o coração de um data center e, de maneira lúdica, mostra como as informações podem ser trabalhadas a partir do poder dos dados. Além disso, os seis andares ocupados pela empresa contam com espaços abertos, mobiliário flexível, acessibilidade e artes nas paredes, fundamentais a este novo mindset da empresa.

O conceito arquitetônico, executado pela Athié Wohnrath, foi estruturado em design thinking com os colaboradores e adotou técnicas de Activity Based Working (ABW), neuroarquitetura, metodologia ágil e design biofílico, considerando espaços flexíveis, colaborativos e duradouros, que valorizam a diversidade, estimulam o bem-estar, o conforto e a produtividade dos funcionários. Nas paredes estão o propósito e os valores globais da Experian, ilustrados em obras inspiradas em grafites de rua - de acordo com estudos da International Association for Professional Art Advisors (IAPAA) sobre a psicologia nos ambientes de trabalho, um espaço enriquecido com arte, por exemplo, resulta em relacionamentos profissionais mais ricos e melhores níveis de comunicação com funcionários e clientes, além de fazer com que os profissionais tenham mais qualidade de vida.

"O caminho da transformação digital mexeu com a estrutura da companhia. Como pilares desse movimento, criamos ilhas de excelência baseadas na adoção de metodologia ágil, temos trabalhado a mudança de mindset e a evolução de nossos processos de Recursos Humanos, tudo isso suportado pela readequação dos espaços físicos. Assim, mudamos para um espaço que proporcionasse a agilidade e a velocidade que precisávamos. Agora com mais áreas que oferecem cooperação entre as equipes e locais que estimulam a criatividade, conseguimos aumentar o engajamento entre os funcionários para manter o diferencial e alta competitividade no mercado", comenta o presidente da Serasa Experian, José Luiz Rossi.

A disposição dos postos de trabalho, áreas de colaboração, salas de reunião, cabines telefônicas e zonas criativas foram projetadas para trazer mais valor ao dia a dia dos colaboradores, baseados no conceito activity-based work que proporciona a livre escolha do local ideal para executar suas atividades. "Um exemplo disso são as salas-foco, pequenas e silenciosas, destinadas aos momentos em que a concentração se faz necessária, e as salas Inception, dedicadas apenas a projetos construídos por sprints. Todo o mobiliário é flexível (as mesas têm rodízio), permitindo a adaptabilidade dos layouts em fração de minutos, de acordo com as necessidades diferentes em cada momento dos times", comenta a Coordenadora de Arquitetura da Serasa Experian, Aline Navarrete.

Diversas salas de reuniões também são adaptáveis, porém, como há grande oferta de áreas colaborativas, os funcionários são incentivados a se reunirem e trocarem experiências em outros espaços informais de reuniões. "Trabalhar cada vez mais perto de milhões de consumidores brasileiros só é possível em uma empresa digital, atuante em um modelo físico que gere resultados cada vez mais rápido", comenta Rossi.

A logomarca foi produzida com resíduos de lixo eletrônico, numa escultura produzida pelo artista plástico Jota Azevedo Além de ambientes colaborativos e de uma área de jogos para descompressão, dispomos de um mini market aberto 24 por 7 do tipo pegue pague, no qual o autosserviço não é apenas para pegar os alimentos, mas também para pagamento.

O propósito do grupo Experian é um futuro melhor e a sustentabilidade, assim como ocorre na unidade da empresa em São Carlos, deve se tornar parte do dia a dia dos funcionários. No kit de boas-vindas ao novo escritório, todos receberam um copo reutilizável de bambu e uma garrafa de alumínio para água. Os copos de plásticos ficam restritos aos visitantes.

Os banheiros possuem um sistema a vácuo, que reduz o consumo de água em até 90% e todo o layout foi desenhado com aproveitamento da luz natural e iluminação dimerizável na proximidade das fachadas.

O novo escritório fortalece a companhia que, há mais de 50 anos, compreendeu a importância dos dados e o quanto a habilidade de analisá-los se tornaria uma vantagem competitiva para os negócios. Seu processo de transformação digital teve início com a primeira ilha de excelência digital, seguindo o conceito de fintech dentro da companhia, na criação do Serasa Consumidor, que começou com quatro milhões de consumidores e hoje já tem 40 milhões em sua base. Neste mundo cada vez mais analítico, a empresa também dobrou sua estrutura de cientistas de dados nos últimos três anos chegando a 200 profissionais em 2018. Além disso, para reforçar a liderança em dados no mercado brasileiro e identificar novas oportunidades, a companhia tem seu próprio laboratório de inovação - o DataLab -, uma área de Data Strategy e um Chief Data Officer (CDO).

Com esta nova sede, o imóvel situado na Alameda Quinimuras será vendido pela empresa.

Arnaldo Borgia (Gerente de Facilities) e Aline Navarrete (Cordenadora de Arquitetura)


A recepção tem design biofílico, com parede verde e mesa no mesmo nível dos visitantes para tornar o ambiente mais acolhedor. Todo o layout foi desenhado com aproveitamento da luz natural e iluminação dimerizável na proximidade das fachadas


Nas paredes estão o propósito e os valores globais da Experian, ilustrados em obras inspiradas em grafites de rua - de acordo com estudos da International Association for Professional Art Advisors (IAPAA) sobre a psicologia nos ambientes de trabalho, um espaço enriquecido com arte, por exemplo, resulta em relacionamentos profissionais mais ricos e melhores níveis de comunicação com funcionários e clientes, além de fazer com que os profissionais tenham mais qualidade de vida


Os seis andares ocupados pela empresa contam com espaços abertos, mobiliário flexível e acessibilidade, fundamentais a este modelo ágil de trabalho que a Serasa Experian adotou. O conceito arquitetônico foi estruturado em design thinking com os colaboradores e adotou técnicas de Activity Based Working (ABW), neuroarquitetura, metodologia ágil e design biofílico, considerando espaços flexíveis, colaborativos e duradouros, que valorizam a diversidade, estimulam o bem-estar, o conforto e a produtividade dos funcionários. A disposição dos postos de trabalho, áreas de colaboração, salas de reunião, cabines telefônicas e zonas criativas foram projetadas para trazer mais valor ao dia a dia dos colaboradores. Diversas salas de reuniões também são adaptáveis, porém, como há grande oferta de áreas colaborativas, os funcionários são incentivados a se reunirem e trocarem experiências em outros espaços informais de reuniões


Área de descompressão para os funcionários, com mesas de jogos, e área relax - espaço desconecte-se


Refeitório e espaço de alimentação, com mini market aberto 24 por 7 do tipo pegue pague, no qual o autosserviço não é apenas para pegar os alimentos, mas também para pagamento

Confira todos os espaços do novo escritório aqui. as fotos do escritório na íntegra.

Fotos: Divulgação Serasa Experian

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Aproveite para compartilhar conosco o que achou do teor deste conteúdo. Nossa equipe e o mercado querem ouvir a sua opinião. Vamos lá?

Faça uma busca

Acontece

Sugestão da redação

Hospital São Camilo inaugura novo anexo da Unidade Pompeia

O espaço oferecerá serviços de internação, centro médico e reabilitação interligado à Unidade existente por duas passarelas e túnel

Marketing de negócios para prestação de serviços

A importância do uso de estratégias que se adéquem à organização e ao seu posicionamento no mercado

Prestação de serviço na era das experiências

Como manter-se relevante na vida de seus clientes antes, durante e depois do consumo, de forma estruturada e perene

Prevenção e combate a incêndios

Em prol da defesa do patrimônio histórico de São Paulo

Matérias líderes de audiência

Hospital São Camilo inaugura novo anexo da Unidade Pompeia

O espaço oferecerá serviços de internação, centro médico e reabilitação interligado à Unidade existente por duas passarelas e túnel

Marketing de negócios para prestação de serviços

A importância do uso de estratégias que se adéquem à organização e ao seu posicionamento no mercado

Prestação de serviço na era das experiências

Como manter-se relevante na vida de seus clientes antes, durante e depois do consumo, de forma estruturada e perene

Prevenção e combate a incêndios

Em prol da defesa do patrimônio histórico de São Paulo