TELELOK
 

Conexão que eleva a produtividade

Veja como a tecnologia aplicada à gestão de facilities tem garantido à Área Patrimonial da Natura ainda mais agilidade, confiabilidade e qualidade na inspeção dos serviços

Notícia publicada em 6 de junho de 2019

Por Érica Marcondes

Desde 1969, quando deu início à sua trajetória, a Natura tem sido sinônimo de uma marca que preza pelas relações harmoniosas do indivíduo consigo mesmo, com os outros e com a natureza.

O DNA da sustentabilidade e da inovação pode ser facilmente encontrado “dentro de casa” quando olhamos para os colaboradores e terceiros, responsáveis pelo bom funcionamento do SINN – o Sistema Integrado Normativo Natura, criado para gerenciar questões relacionadas à qualidade e ao meio ambiente. Em paralelo, há uma Área de Patrimônio altamente participativa que constantemente busca parceiros e soluções focados na melhoria contínua dos processos considerando como forte aliada a tecnologia.

“Temos na nossa rotina o uso de ferramentas para gestão de contratos, software de manutenção dos estabelecimentos e canais de chamados, por exemplo. Em setembro de 2018, começamos a investir na evolução do nosso modelo de gestão. Fomos ao mercado buscar tecnologias que correspondessem aos nossos processos e necessidades, e começamos a desenvolver junto com a Monitory o app que hoje utilizamos nos espaços do Nasp [Sede Administrativa Natura São Paulo], Cajamar e HUB Itupeva”, conta o Gerente de Patrimônio Emerson Rapaci.

Ao repensar o modelo de controle, que antes era gerenciado manualmente, por meio de planilhas, a área detém hoje mais informações e dados sobre a realidade das instalações prediais. “Hoje temos mais interatividade e facilidade entre os inspetores e confiabilidade para a gestão”, ressalta Rapaci.

Na prática significa que, com o Monitory Inspeção, os inspetores podem categorizar o tipo de problema e compartilhar todas as informações sobre os chamados com comentários, descrições e fotos, entre outros detalhes. O objetivo é criar conexão entre as ocorrências, de forma a ganhar produtividade. A equipe também passou a monitorar, em tempo real, o status atualizado de todos os chamados abertos, além de garantir o controle da agenda e confiabilidade dos dados. O resultado é uma atuação mais estratégica, uma vez que as equipes têm visibilidade das ocorrências como um todo, e mais proativa, de forma a antecipar a percepção do cliente e questionar os contatos de manutenção.

“O mundo de facilities e manutenção passa por uma transformação inerente à Indústria 4.0. Cada vez mais, precisamos de soluções que permitam a fusão entre o gerenciamento do mundo físico, ambiental e digital. A Natura é uma empresa que incentiva a inovação, valor conectado ao negócio e à nossa razão de ser: criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem. Da mesma forma, garantir a manutenção e segurança dos nossos espaços com qualidade reflete a expressão da marca e o cuidado com quem os utiliza, sejam eles colaboradores, consultoras de beleza, prestadores de serviços e visitantes”, conclui Rapaci.

Vale mencionar que, além da Natura, a Monitory atende o Grupo Ancar Ivanhoe, responsável por 21 shopping centers no Brasil, onde o modelo já está em aplicação. “Focamos nossa solução em um baixo custo de utilização com o intuito de massificar e atuar em diversos segmentos dentro da área de facilities”, explica o Diretor e Sócio da Monitory Tecnologia, José Henrique Paulon.

Monitory Inspeção

Como funciona?

Através do QR Code do local, o aplicativo mostra a lista de itens a inspecionar, tornando possível comprovar a presença do inspetor, abrir chamados com comentários e fotos de possíveis ocorrências no local.

Plataforma gerencial web

Acesso a todos os dados das inspeções e monitoramento completo da rotina de equipe.

• Histórico de checklists

• KPIs para gestão

• Detalhamentos das ocorrências registradas

• Gerenciamento da agenda de inspeções

Foto: Nelson Kon

Clique aqui para conferir a versão digital.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP