TELELOK
 

Arezzo&Co moderniza sistema de viagens e reembolsos

Ferramenta atende 650 funcionários e 49 lojas próprias, com ganhos de produtividade e economia de tempo

Notícia publicada em 14 de março de 2019


Arezzo&Co - empresa com 3 mil funcionários, líder no setor de calçados, bolsas e acessórios femininos no Brasil e dona das marcas Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever e Owme - implementou o SAP Concur Expense para gerenciamento do reembolso de despesas e prestação de contas de adiantamentos recebidos pelos colaboradores da empresa. A solução, adotada no início deste ano, está disponível, via aplicativo no celular ou plataforma web, para cerca de 650 colaboradores, espalhados por diversas regiões do país, sendo que 130 funcionários, principalmente dos times de vendas, usam a plataforma de forma contínua.

Bianca Valau, gestora global de Viagens da empresa, procurou as áreas de TI e de Transformação Digital da empresa para modernizar os processos de reembolso de viagens corporativas para melhorar a experiência dos viajantes, que vinham demandando por maior agilidade e menos burocracia nos processos de reembolsos. O principal objetivo era automatizar os processos e diminuir os prazos para recebimentos, que podiam chegar a até 20 dias, sem considerar riscos de extravios das notas fiscais originais, que precisavam ser enviadas pelos colaboradores, via correio, para a sede da empresa no Rio Grande do Sul. Outra demanda era diminuir o tempo da equipe envolvida, com os processos de reembolso, direcionando para outras atividades da área, com maior suporte aos objetivos de negócios da companhia.  

O projeto foi apresentado ao CFO da Arezzo&Co pela área de viagens e compras corporativas com o suporte do diretor de TI, Julio Baião, e pelo diretor-executivo de Transformação Digital, Mauricio Bastos, como um projeto para trazer agilidade e simplificação dos processos e apontou os ganhos considerando a economia de tempo e o reflexo na produtividade de todos os profissionais envolvidos, desde o colaborador na ponta, até o pagamento pelo departamento financeiro.

A partir da implementação, concluída no início de fevereiro, o tempo de reembolso diminuiu para até 5 dias em média, com forte economia de tempo de todas as áreas e profissionais envolvidos. "O grande benefício da adoção do SAP Concur foi permitir que eliminássemos alguns processos desnecessários, como o gestor ter que validar um reembolso de uma viagem que ele já tinha aprovado e despesas já previstas, como alimentação. Com a plataforma SAP Concur, se a despesa está coberta pela política de viagens da empresa, a aprovação é automática, mediante a apresentação dos comprovantes digitalizados usando o próprio aplicativo", explica Bianca.

A ferramenta SAP Concur Expense permite a digitalização e leitura dos comprovantes de despesas a partir do aplicativo para celular ou da plataforma web. Outro benefício é que a solução pode ser totalmente parametrizada com a política de viagens da empresa e já sinaliza qualquer incompatibilidade no processo no momento em que o funcionário solicita o reembolso. A empresa também incorporou no SAP Concur Expense o reembolso das 49 lojas próprias do grupo, que contam com uma verba administrativa para despesas de manutenção e gastos extras e que precisam prestar contas mensalmente. A empresa foi pioneira no Brasil na utilização da ferramenta SAP Concur para gerenciamento do fluxo de despesas extras nas lojas próprias.

A gestora também aponta a integração simplificada com os demais sistemas SAP adotados pela Arezzo&Co, incluindo o ERP e sistemas contábeis e também com momento de Transformação Digital pelo qual passa a empresa, como fatores importantes para o sucesso da implementação. "Tivemos um retorno muito positivo dos colaboradores, desde o piloto do projeto, com os funcionários nos procurando para utilizar o sistema, mesmo não integrando o grupo selecionado para participar desta etapa da implementação. Os profissionais envolvidos neste início contribuíram sobre a usabilidade da ferramenta e compartilharam insights positivos sobre a agilidade e simplicidade do novo processo", completa.

Para Valéria Soska, diretora geral da SAP Concur, "iniciativas como a da Arezzo&Co demonstram o potencial da digitalização de processos para ampliar a produtividade e permitir que os profissionais gastem menos tempo com tarefas repetitivas e dediquem mais energia para trazer resultados impactantes para os negócios".

Foto: Divulgação | Pixabay

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP