TELELOK
 

Jani-King completa 50 anos com planos de crescimento no Brasil

Presença consolidada em dez países, franquia de limpeza está no País há 28 anos e alinha estratégia para a ampliação da rede

Notícia publicada em 1 de fevereiro de 2019

A história é inspiradora como todos os cases de empreendedorismo de sucesso.

Tudo começou quando Jim Cavanaugh, um universitário de Oklahoma - Estados Unidos - conseguiu um emprego, num hotel, no turno da noite. O plantão era frequentemente preenchido por conversas com o encarregado da empresa de limpeza contratada que, muitas vezes, se queixava da falta de clientes.

Cavanaugh decidiu, então, vender os serviços da empresa em seus horários livres. Em pouco tempo, a empresa de limpeza não conseguia mais atender a tantos contratos. Cavanaugh reuniu um grupo de colegas e, à noite, munidos de baldes e vassouras, os universitários passaram a atender os clientes captados por ele. Menos de um ano depois, em 1968, ele fundava a Jani-King.

Ele já havia descoberto o potencial ilimitado de uma empresa de franquia de limpeza comercial, porém faltava um diferencial. A resposta veio no conceito pioneiro de garantia de negócios, o que significa que a Jani-King oferece uma base inicial de clientes ao seus franqueados, minimizando o risco do investimento.

A reação do mercado foi imediata e a marca se internacionalizou com máster-franquias e subsidiárias na Europa, Américas e Ásia. Ao completar 50 anos a visão empreendedora do universitário americano, tornou-se umas das mais respeitadas franquias de limpeza do mundo, cuja maior conquista é ter formado milhares de empresários que geram empregos e riqueza.

Ampliando a rede no Brasil - A Jani-King chegou ao país em 1991, como máster-franchise, tornando-se, posteriormente subsidiária da marca. A empresa vem mantendo crescimento constante do resultado na ordem de 10% nos últimos 5 anos e, em 2018, o faturamento médio, por franquia, chegou a R$ 185 mil/mês.

"Reestruturamos nossa operação focados no crescimento e fortalecimento de nossos 71 franqueados, nos últimos anos", conta Christian Rojas, diretor da Jani-King Brasil. "Esta estratégia incluiu a transformação digital que, hoje, oferece ferramentas para aferição imediata da satisfação de nossos clientes, coleta de dados em visitas técnicas e outras que aperfeiçoam nossos serviços, resultando em mais vendas".

Paralelamente a empresa se preparou para a ampliação da rede, aprimorando a prestação de serviço ao franqueado. "O mercado de limpeza, as práticas de gestão e a própria legislação tem mudado muito rapidamente. Manter nossos franqueados atualizados sempre foi nosso desafio que num país da dimensão do Brasil pode ser muito oneroso. Mas com investimento em tecnologia superamos este gargalo e hoje temos uma operação perfeitamente afinada, pronta para receber novos franqueados", diz Rojas.

Entre outras inovações, no novo modelo, foi criada uma plataforma exclusiva que armazena todos os manuais de procedimentos, materiais de vendas e marketing como propostas e apresentações que são constantemente ampliados e atualizados. As reciclagens e treinamentos também são disponibilizados, on line no formato de webinars.

"Com a nossa tradição e as novas ferramentas nosso objetivo e ampliar nossa rede. Buscamos, principalmente franqueados nas regiões sul e nordeste e no sudoeste, especificamente no Rio de Janeiro e em São Paulo", completa Rojas.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP