Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Projeto de reciclagem recolhe 100kg de lixo de escola em uma semana

Desenvolvido por alunos do Colégio Marista, "Reciclasse" gera renda para catadores do município

Notícia publicada em 12 de dezembro de 2018

Em apenas uma semana, os estudantes do Ensino Fundamental do Colégio Marista Ribeirão Preto , no interior de São Paulo, recolheram cerca de 100 quilos de lixo reciclável de pátios, praças de alimentação e corredores da escola, o que levou os jovens a pensarem em uma solução para dar o destino correto ao material coletado.

A partir dessa ação surgiu o Reciclasse, projeto de intervenção social do Colégio que tem como objetivo sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da redução da produção do lixo para a construção de um planeta sustentável. A ideia ultrapassou os portões da instituição e tem transformado a vida dos estudantes na cidade de Ribeirão Preto.

Coordenado pela professora Thaís Pileggi, o Reciclasse surgiu de uma ação desenvolvida com as turmas do 6° e do 9° anos do Ensino Fundamental, que, depois de recolherem o lixo da escola, separaram o material em dois sacos identificados como "Lixo Reciclável" e "Lixo Orgânico", pesaram e classificaram os itens, descrevendo tudo em uma planilha.

A ação garantiu a continuidade e ampliação do projeto, que passou a destinar o material reciclável a catadores do município. "Foi uma forma de ajudar quem vive da reciclagem, quem muitas vezes tem que sustentar a família com a renda do reaproveitamento desse material", disse a professora Thaís.

E para reforçar a marca, em uma ação conjunta com a Pastoral Jovem Marista, os alunos do 7º ano fizeram uma campanha para criar um copo ecologicamente correto que pudesse ser usado pelos estudantes, com o objetivo de diminuir o uso de descartáveis na escola. No copo, foi estampado o logotipo do projeto criado pelos alunos.

Toda essa experiência foi compartilhada no 1º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar), no mês passado, e virou modelo na cidade. "Compartilhei essa ação na qual utilizamos a metodologia ativa em educação, aprendizagem baseada em Projeto (PBL do inglês Project based learning), e teve êxito na educação básica", explica Thaís.

Ela acrescenta ainda que é importante discutir como essas práticas que já são obrigatórias nos cursos de graduação podem ser usadas com sucesso na educação básica. Hoje o uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem ajuda a tornar o estudante mais autônomo e protagonista do seu aprendizado. E o professor passa a ser um facilitador e não mais fonte do saber", ressalta.

Reciclasse faz parte do Projeto de Intervenção Social (PIS), realizado entre os alunos maristas com propostas de aprendizagem que potencializam vivências significativas em grupo e buscam transformar realidades. Os estudantes aprendem a analisar situações e buscar soluções para os problemas sociais encontrados. Os projetos se transformam em ações, que são compartilhadas entre os alunos, em sala de aula, em casa ou até mesmo na comunidade em que vivem.

O Colégio Marista Ribeirão Preto integra a Rede Marista de Colégios (RMC), presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 19 unidades, onde estudam mais de 26 mil alunos.

Fotos: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde