TELELOK
 

Sustentabilidade Empresarial e o Consumo Consciente em Facilities

Tradicional reunião do Grupas promovida pela RL Higiene reúne cerca de 100 profissionais em São Paulo para discussão do tema

Notícia publicada em 5 de outubro de 2018

Thiago Alves, CEO da Regus

Aconteceu na última quinta-feira (4/10) mais um encontro do GRUPAS - Grupo de Gestores de Facilities, desta vez em parceria com a RL Higiene. O evento reuniu cerca de 100 profissionais no recém-inaugurado Spaces Berrini, do Grupo Regus, e teve como tema "A Sustentabilidade Empresarial e o Consumo Consciente". Os palestrantes foram o anfitrião Tiago Alves, CEO da Regus Brasil, e Helio Mattar, fundador do Instituto Akatu, que tiveram a oportunidade de abordar como as novas oportunidades de negócios devem estar alinhadas às demandas do meio ambiente.

Segundo Alves, cada vez mais o mercado está trazendo como realidade a busca por práticas sustentáveis, e para transformar um ambiente de trabalho compartilhado em um modelo eco-friendly, a revolução da tecnologia favoreceu muito na virtualização de várias funções e produtos.

"Hoje, há uma redução do consumo de papel, tendo em vista que as pessoas podem armazenar os seus documentos na nuvem. Diminuiu também o consumo de eletroeletrônicos para executar atividades que agora podem ser desempenhadas pelo celular", exemplificou o executivo.

Inclusive, algumas práticas sustentáveis básicas, segundo Alves, já viraram condição indispensável na concepção dos espaços, como o uso de lâmpadas LED, redução e reuso de água, suporte administrativo, recepção, telefonista, pool de impressão - tudo feito de forma compartilhada nos escritórios da Regus. "O que é preciso, todavia, é gerenciar conflitos, para que o usuário saiba o que ele ganha em troca quando o assunto é sustentabilidade".

Helio Mattar, fundador do Instituto Akatu

Fundador do Instituto Akatu, Helio Mattar acredita que é preciso ir além dessa mudança tecnológica para suprir as necessidades do meio ambiente. Como alternativas, ele citou a necessidade de alterar as políticas públicas, estabelecendo preços maiores para produtos insustentáveis; transformar a consciência dos consumidores; desenvolver produtos e serviços praticamente novos; além de criar uma outra forma de organizar a sociedade.

Segundo ele, cada vez que o uso de energia elétrica é acionado, o acionamento das termoelétricas acontece de forma maior ou menor, contribuindo para o aquecimento climático, fator que causa mudanças extremas de temperatura e de clima.

Além disso, o problema da sustentabilidade não é só ambiental, mas é principalmente um problema social, e com a robotização esse problema será exponencial. Uma das saídas para as empresas, de acordo com o palestrante, aponta para a contratação de mais pessoas, e não para a uma redução do quadro de colaboradores. E como a área de FM é intensiva em mão de obra, o desafio será responder a essa demanda.

"O que a gente quer não é deixar de consumir, mas consumir melhor, de forma consciente. Sustentabilidade é a preocupação com o outro. Temos uma sociedade em que as pessoas consomem o que não precisam, gastam aquilo que elas não têm, para impressionar pessoas que elas não gostam. É preciso consumir de forma que proporcione o bem-estar hoje e no futuro", concluiu Mattar.

No final do encontro, o grupo pôde conhecer as novas instalações da Spaces no edifício.

Fotos: Divulgação RL

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP