Expo
 

"Alunos" atentos!

Transformar prédios e espaços comuns em ambientes de aprendizagem, que atendam as demandas do negócio da educação e de seus stakeholders, foi o foco do 1º Fórum INFRA de FM no Ambiente Educacional

 Por Léa Lobo

O 1º Fórum INFRA de Facilities Management no Ambiente Educacional, realizado pela Revista INFRA nos dias 19 e 20 de setembro, em São Paulo, é mais um evento de sucesso, pois instigou cerca de 150 profissionais do setor a irem além dos muros que circundam as instituições de ensino.

O evento teve início no dia 19, com duas visitas técnicas a empreendimentos educacionais: Universidade Anhembi Morumbi Campus Mooca e Avenues The World School Campus São Paulo. Já no dia 20, dedicado às palestras e exposição de produtos e serviços, o encontro contou com a presença de nove palestrantes ícones que não pouparam esforços para compartilhar o melhor conhecimento individual com a audiência que ficou muito atenta durante todo o dia. Acompanhe a seguir os principais momentos: 

Visitas Técnicas

Visitas monitoradas a instituições educacionais que inovam em sua forma de conduzir ensino x negócios e utilizam modelos e práticas que trazem impacto positivo para seus stakeholders. Além da visita propriamente dita, os participantes também conversaram com gestores e colaboradores dessas organizações para vivenciar como estas mudanças se apresentam no dia a dia dos anfitriões.

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI – CAMPUS MOOCA

A Laureate International Universities é formada por mais de 80 instituições de ensino e reúne em sua comunidade acadêmica mais de um milhão de estudantes em 28 países nas Américas, na Europa, na Ásia, na África e no Oriente Médio. No Brasil, são 12 as instituições, a exemplo da Universidade Anhembi Morumbi, cujo campus Mooca foi o destino de 25 profissionais interessados na visita técnica. O tour conduzido pela Gerente de Facilities São Paulo, Maria Carolina Caleffi Fávero, incluiu o Centro de Simulação para os cursos de Saúde, Gastronomia, Biblioteca, Hospital Veterinário, Centro Integrado de Saúde, entre outras áreas.

AVENUES THE WORLD SCHOOL – CAMPUS SÃO PAULO

O campus planejado da Avenues São Paulo foi inaugurado em agosto, com recursos educacionais do mais alto nível. O conceito desenvolvido para a instituição está alinhado aos princípios fundamentais da Escola, ao saber, à inovação, à sustentabilidade, além de uma pedagogia centrada no aprendiz. O tour foi conduzido por Luciana D’Angelo, Chief Administrative & Operations Officer, e Paulo Pita, Senior Operations Manager da Avenues São Paulo, que levaram o grupo a conhecer algumas particularidades da edificação construída em uma área de 40 mil metros quadrados.

PALESTRAS - ALGUNS INSIGHTS DAS PALESTRAS

ABERTURA

Para o Presidente de Mesa, Paulo Fernando de Camargo Pereira, diretor da Palavra Prima Comunicação, a área da educação vivencia uma grande transformação, momento muito propício para evidenciar a importância do olhar da inovação frente à gestão patrimonial das instituições – tão fundamental para o sucesso do negócio quanto o plano pedagógico. Segundo ele, é necessário e urgente gerenciar as escolas em todas as suas dimensões.

“Há muito tempo as escolas acharam que poderiam viver apenas da eficiência e da qualidade pedagógica. É preciso ir além, ou seja, valorizar outras áreas como a de facilities management, pensando não só na realidade econômica, mas também em aspectos como: agilidade na resolução de problemas, promoção da sustentabilidade e avanço da regulamentação”.

Paulo Fernando de Camargo Pereira, Diretor da Palavra Prima Comunicação

 

TRANSFORMAÇÃO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE

A todo momento ouvimos falar sobre como as tecnologias estão transformando a maneira de trabalhar e conduzir os negócios, bem como o impacto das estratégias corporativas frente aos clientes, que buscam novas experiências constantemente. Neste momento de ruptura, em que as tecnologias emergentes e as inovações generalizadas são difundidas rapidamente, é preciso observar como está organizada a área de FM no ambiente educacional, de modo a atender às demandas do negócio e continuar sendo competitivo.

“Quando pensamos em tecnologia e criatividade, temos que perguntar sobre o futuro, por exemplo: ‘Qual a tendência da evolução da manutenção nos próximos 10 anos? De que forma as novas tecnologias podem deixar a operação mais eficiente (IoT, BIM, IA, 5G, RFID...)? Como tornar a edificação realmente sustentável?’. Ou seja, temos que procurar respostas para a tomada mais assertiva de decisões, visando o impacto no longo prazo, e que apoiem o planejamento e os objetivos da estratégia do negócio educacional para o presente futuro”.

Léa Lobo, Diretora de Redação da Revista INFRA

 

OVERVIEW DO MERCADO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

CEO da Hoper Educação, William Klein forneceu um overview do potencial do mercado da Educação no Brasil. O palestrante também apontou as mudanças ocorridas no ambiente educacional de forma a orientar os gestores sobre como deverão pensar o presente-futuro de um setor em crescente expansão. Trata-se, segundo ele, de um mercado com muitas oportunidades, mas também de muitos desafios no que tange a rápida evolução tecnológica. Alunos de um curso online do Instituto de Tecnologia da Geórgia (EUA), por exemplo, passaram cinco meses aprendendo com um robô, sem desconfiar, comentou ele. “É preciso olhar para a tecnologia, pois é ela que irá atrair mais alunos para as instituições. Há casos em que a evasão nas universidades se deu pela má qualidade do sinal de internet”.

Com base nesse panorama, a sugestão foi para que o gestor de facilities passe a considerar com mais atenção a robótica, a inteligência artificial, a internet das coisas, nanotecnologia, a impressão em 3D, o armazenamento de energia, a biotecnologia, a computação quântica e até mesmo os carros autônomos, uma vez que a transformação de hábitos poderá impactar na gestão de serviços de estacionamento, por exemplo.

Outro alerta feito por Klein diz respeito ao fato dos grandes grupos internacionais que chegam ao Brasil priorizarem a locação imobiliária em detrimento da compra de uma instalação. De acordo com ele, uma mudança que poderá ter forte impacto na gestão dos ativos e dos serviços.

Como curiosidade, o palestrante ainda citou a FACENS, em Sorocaba, quando se fala em smart campus, e sobre o Nanodegree – modalidade de ensino caracterizada pela alta formação de competência em curto espaço de tempo e mais acessível em termos financeiros se comparada a cursos de pós-graduação tradicionais.

William Klein, CEO da Hoper Educação

 

A NORMALIZAÇÃO DE FACILITIES MANAGEMENT NO BRASIL

O palestrante apresentou uma reflexão crítica acerca da evolução da atividade de FM e da sua importância para o futuro das instituições educacionais, uma vez que a área deve ocupar grande parte do planejamento estratégico das organizações. Pontuou que dentro do contexto do CRE – Corporate Real Estate é importante observar: Competitividade, Rentabilidade, Funcionalidade, Usabilidade e Estrategiabilidade dentro das organizações educacionais.

Na sequência destacou o encaminhamento da normalização de FM no Brasil e pontuou seus benefícios.

• Comunicação

• Estabelecimento de uma linguagem comum

• Melhoria da comunicação entre as partes interessadas

• Homogeniza e facilita treinamento

• Facilita a disseminação do conhecimento

• Facilita desenvolvimento de ferramentas e sistemas

• Intercambiabilidade de experiências profissionais

• Corporativos

• Definição clara da demanda e de níveis de serviço

• Melhoria da segurança das relações de parceria

• Estabelecimento de referências para contratos

• Facilita a implementação e melhoria da organização de FM

• Melhoria da eficiência e efetividade

• Melhoria de qualidade e produtividade

• Estabelecimento de indicadores precisos, claros e comparáveis - Bechmarking

• Melhoria do controle da operação de FM

• Redução de riscos

Moacyr E. A. da Graça, Idealizador e Coordenador do MBA/USP – Gerenciamento de Facilidades

 

QUALIFICAÇÃO & ACESSIBILIDADE PARA ESPAÇOS EDUCACIONAIS

O selo guiaderodas qualifica espaços com um alto nível de acessibilidade para quem tem dificuldade de locomoção, permitindo que alunos, funcionários e visitantes se sintam seguros e confiantes em circular por todas as áreas comuns de um espaço educacional, sabendo que terão acesso a qualquer local que precisem ir.

Além do selo, o público em geral pode baixar e acessar o app (guiaderodas) e classificar qualquer edificação que visita, seja um prédio comercial, uma igreja, um restaurante, uma padaria, onde de forma simples o usuário classifica se esta edificação tem fácil acessibilidade ou não.

Mahfuz reforça que “a acessibilidade atinge todas as pessoas em todas as fases da vida, portanto não devemos pensar a acessibilidade apenas para PNE´s, mas para toda a população, lembrando que uma ideia quando é boa, é boa para todos. Nós, do guiaderodas temos por objetivo engajar toda a sociedade na causa da acessibilidade”.

Bruno Mahfuz, Sócio-fundador do guiaderodas

 

GESTÃO DE FM NO GRUPO LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

O palestrante falou como é gerenciar as propriedades e os multisserviços de um complexo educacional, que tem como negócio disponibilizar espaços “salas de aula” em seus vários campus, que permitam facilidades, segurança e acessos para seu contingente de usuários, além de atender as demandas dos alunos, professores, do corpo diretivo e de investidores. De Lucca apresentou ainda como está estruturada a área que compõe o Facilities Managament, bem como os resultados/benefícios desta gestão para o negócio da instituição educacional.

“A missão da nossa área - Brazil Real Estate and Facilities - é tornar os nossos espaços mais eficazes, seguros e adequados às necessidades dos nossos alunos, professores e colaboradores, respeitando os requisitos regulamentares e sustentabilidade das nossas instituições. Para tanto focamos em cinco pilares: Eficiência nas ocupações dos espaços, Melhor uso dos recursos, Suportar o crescimento orgânico, Assegurar as questões regulatórias, Diferenciação da experiência dos alunos”.

João De Lucca Souza, Diretor Nacional de Real Estate e Facilities do Grupo Laureate International Universities

 

COMO A ÁREA DE FM AGREGA VALOR AO NEGÓCIO DO INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA

Gerente de Manutenção e Serviços, Luciano de Souza falou sobre como o Instituto vem investindo constantemente no aprimoramento e modernização da infraestrutura de seu Campus de São Caetano do Sul para continuar proporcionando um ecossistema de inovação a serviço da formação de profissionais que são referências no mercado de trabalho. O intuito da ação é levar para o dia a dia de seus alunos e comunidade o contato direto com o que existe de mais atual no mercado. Por isso, entre as novas instalações para 2018 está um ambiente altamente moderno: o laboratório Fab Lab Mauá. Trata-se de um ambiente que integra recursos das áreas de Engenharia, Administração e Design e é propício para a experiência prática e inovação, com uma série de equipamentos de última geração.

Segundo Souza, a Gerência de Manutenção e Serviços (GMS) foca cinco pilares:

1) Estratégia - Infraestrutura física e de TI alinhada com o projeto pedagógico e posicionamento do IMT

2) Sustentabilidade - Preservando o IMT, as Pessoas e o Meio Ambiente, pautando-se pela ética e alta qualidade

3) Pessoas - Desenvolvendo equipes competentes e engajadas

4) Projetos - Atualizando a infraestrutura e melhorando processos

5) Processos - Gerindo bem as rotinas de Manutenção

Luciano de Souza, Gerente de Manutenção e Serviços do Instituto Mauá de Tecnologia e Professor Assistente do Centro Universitário do IMT

 

O VALOR DA LIMPEZA E DO LIMPO NO AMBIENTE EDUCACIONAL

A limpeza profissional está em constante evolução. Não só pelo desenvolvimento de novas tecnologias e produtos mais eficientes e seguros, mas principalmente pela sistematização, medição e controle dos processos. Os resultados podem ser observados em várias frentes: métodos profissionais de higiene estão mais econômicos e eficientes, e por isso reduzem as chances de transmissão de doenças, causam muito menos impactos ambientais e melhoram a qualidade de vida dos operadores de limpeza, levando mais bem-estar para alunos, professores, pais e funcionários.

Quantas pessoas ficaram doentes este ano na sua escola? Muitas doenças contagiosas são transmitidas quando as pessoas tocam superfícies como bebedouros, mesas, maçanetas, carteiras e armários, e tocam, em seguida, os olhos, o nariz ou a boca. “Não podemos confiar apenas na “sensação de limpeza”. Esse engano, comum em ambientes domésticos, torna-se um enorme problema quando consideramos ambientes coletivos, com grande fluxo de pessoas. Afinal, os vírus que causam resfriados podem durar dias em superfícies, e um contágio por falta de higiene adequada é especialmente grave em lugares como escolas, pois contaminam crianças e adolescentes e levam professores e alunos a perderem aulas”.

E para finalizar deixa seu recado: “É sempre desejável buscar a redução de custos das atividades de limpeza, entretanto conquistar um ambiente saudável deve ser o objetivo de qualquer organização educacional”.

Ricardo Vacaro, Ex-presidente e atual membro do Conselho Deliberativo do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente

 

CONHEÇA O PROJETO DO NOVO CAMPUS DA AVENUES THE WORLD SCHOOL

Chief Administrative & Operations Officer da Avenues São Paulo, Luciana D’Angelo mostrou como foi acompanhar o dia a dia em dois anos do projeto construtivo através de uma time-lapse e como está organizada a área de FM da novíssima instituição internacional de ensino privado. A Avenues Campus São Paulo foi inaugurada em agosto. É uma escola mundial, uma “comunidade de aprendizado” altamente integrada, uma vez que todos os campus são desenvolvidos em todo o mundo, conectados e apoiados por uma visão comum, um currículo compartilhado, desenvolvimento profissional coletivo, que alia tecnologia moderna e equipe altamente talentosa da matriz localizada em Nova York, cujo campus foi inaugurado em 10 de setembro de 2012.

Destacou alguns diferencias da edificação, como: fachada, iluminação natural, ar condicionado, economizadores de água, sistema de reúso de água pluvial, projeto de utilização da água do poço artesiano, sistema automatizado de irrigação, relógios são todos interligados, tecidos do mobiliário de fácil manutenção, bulletin board – substitui cortiça, alimentação 100% produção local (inclusive padaria), teatro com arquibancada retrátil, entre outros.

“Pense na Avenues como uma comunidade de aprendizagem altamente integrada, conectada e fundamentada por uma visão comum, um currículo compartilhado, desenvolvimento profissional coletivo, e os benefícios da tecnologia contemporânea”, finaliza D’Angelo.

Luciana D’Angelo, Chief Administrative & Operations Officer da Avenues São Paulo

 

Os destaques das empresas parceiras!

A primeira edição do Fórum INFRA de Facilities Management no Ambiente Educacional superou todas as expectativas! E grande parte desse sucesso deve-se às empresas parceiras do evento, que compartilharam sua expertise com 150 profissionais presentes no evento e que continuam inovando diariamente em seu ramo de atuação. Confira o que elas dizem sobre essa experiência…

“As instituições de ensino estão renovando conceitos de aprendizado, valorizando a experimentação. A escola deve trazer didáticas significativas e inovadoras através de ambientes de acolhimento e com diversidade de cenários e possibilidades. E nós, da Athié Wohnrath, temos feito parte desta transformação ao aplicar a excelência de nossos projetos e construções em escolas e faculdades, seguindo tendências mundiais em conceitos arquitetônicos, funcionais e de sustentabilidade. Mais do que estreitar o relacionamento com este importante público, participar da primeira edição do Fórum INFRA de Facilities Management no Ambiente Educacional reforça nosso compromisso em entregar as mais recentes soluções para o mercado educacional de forma competitiva e consistente”. Sérgio Athié, Sócio-diretor da Athié Wohnrath. www.athiewohnrath.com.br

“O Brasil é o quinto mercado de ensino superior do mundo e o maior da América Latina, com mais de 8 milhões de alunos entre ensino presencial e à distância, o que acaba exigindo que as instituições estejam preparadas em termos de infraestrutura de qualidade. São serviços de limpeza, manutenção, jardinagem, proteção, controle e administração, áreas que a Branco Branco Facilities domina há mais de 35 anos. Acertadamente, temos focado nossos investimentos nos encontros promovidos pela INFRA, pois acreditamos ser a melhor opção para interagir com quem gerencia e/ou influencia os processos de gestão neste mercado. É para este público que desenvolvemos projetos de atendimento e serviços personalizados a cada cliente, de olho em resultados que miram a qualidade, a performance e o custo inteligente. Durante o evento, pudemos demonstrar toda essa nossa expertise, incluindo o Sistema IBRANCO, nosso portal de gestão em tempo real que já é utilizado em mais de 25 campus universitários pelo Brasil”. Luis Felipe Fernandes da Costa, Diretor Técnico Comercial da Branco Branco Facilities. www.brancobranco.com.br

“O mercado de educação vive um momento de expansão no Brasil. Investimentos sólidos são realizados com mais vigor, por meio de diversas iniciativas, tanto do setor público quanto privado. Com isso foi crescendo o conceito de consumidor para o mercado de educação, que avança juntamente com outros dois fatores: escala e qualidade. Por isso é importante que as instituições de ensino estejam cada vez mais focadas na parte didática, terceirizando a parte de segurança e multisserviços a fim de trazer maior profissionalismo e modelagem em seus processos. Como comprovado em nossas participações em eventos da INFRA, o principal motivo da parceria é a credibilidade e seriedade do veículo vinculados à qualidade e qualificação das pessoas que o encontro consegue atrair. A Gocil está alinhada com as principais tendências da tecnologia sempre com foco em oferecer o melhor desempenho em segurança e multisserviços, com sustentabilidade e equipes altamente especializadas para cada tipo de segmento e clientes. E foi isso que os visitantes encontraram no nosso espaço”. Daniella Barbosa, Diretora de Marketing e Relações Instituições da Gocil. www.gocil.com.br

“O mercado privado educacional tem apresentado índices de crescimento exponenciais. São novas unidades, escolas, novos conceitos, novas estruturas e muitos investimentos, além de mudanças no modelo de gestão, o que acaba gerando uma maior profissionalização da área. A IMC Saste, há 26 anos no mercado de FM, vem ao longo dos últimos cinco anos investindo fortemente em novos segmentos de atuação, o que explica inclusive a nossa aposta neste I Fórum INFRA de Facilities Management no Ambiente Educacional. Durante o evento, foi possível participar de discussões de alto nível, além de estreitar o nosso relacionamento com potenciais clientes, interessados no que fazemos de melhor: prestar serviços de qualidade quando falamos nas áreas de Facilities, Logística, Manutenção Industrial, Construção e Montagem e Suporte à Gestão, personalizados de acordo com a necessidade do cliente e na agilidade de suas demandas”. Maria Cristina Salomão Castro, Diretora da IMC Saste. www.imcsaste.com.br

“O mercado educacional é um dos segmentos da IT’S INFORMOV que mais cresce ao longo dos anos. Um dos fatores é que os sistemas de ensino têm se modernizado e a infraestrutura tem que acompanhar esta nova dinâmica. Grupos internacionais têm vindo para o Brasil em peso e trazido novas técnicas e metodologias. Além disso, as instituições educacionais demandam de empresas com o portfólio full service da IT’S INFORMOV, que vai do projeto à implantação com velocidade, qualidade e cumprimento de prazos. O grande volume de projetos ocorre nas férias e tem que ser finalizado até o início das aulas. Muitos profissionais, que inclusive já conhecem nossa expertise do corporativo, hotelaria, saúde e outros mercados, têm migrado para o segmento educacional e nos proporcionado novos desafios. A oportunidade de aliar a nossa marca ao 1º Fórum INFRA de Facilities Management no Ambiente Educacional nos aproximou ainda mais deste mercado e nos possibilitou maior interação. Destacamos soluções em projetos arquitetônicos, em que podemos conceituar a sala de aula, dimensionar os espaços, laboratórios e áreas de apoio, realizar retrofits prediais (inclusive em edifícios ocupados) e promover o upgrade em tecnologias, com diversos cases de sucesso que já nos colocam na posição de uma das principais empresas deste segmento”. Murilo Toporcov, Diretor Comercial da IT’S INFORMOV. www.itsinformov.com.br

“O mercado educacional tem sua importância por ser criterioso, seletivo e com grande participação de desempenho entre as empresas de Facilities no Brasil e no mundo; somente nos Estados Unidos, o setor corresponde a 30% do mercado de FM. Por sua tradição em Limpeza para Ambientes Educacionais, Controle de Acesso e Recepção, a InService vê esta ação da INFRA com muita relevância, pois a mesma passa a esclarecer o mercado de facilities management em suas particularidades. Por se tratar de um público bastante seletivo e criterioso, os procedimentos, a tecnologia e a sustentabilidade são pilares que se destacam como soluções para este público. Nossas expectativas para o evento foram totalmente atendidas. Além do networking, nosso objetivo envolveu a troca de experiências e critérios baseados nas demandas das instituições de ensino”. Adriana Vicente, Consultora Comercial da InService Facility. www.inservicenet.com.br/

“Nesses mais de 40 anos de atuação, percebemos que os processos de limpeza em uma escola estão diretamente relacionados à saúde dos alunos, capacidade de aprendizado, absenteísmo e bem-estar. Nas escolas em que implementamos nossas soluções de limpeza, conseguimos alcançar resultados impressionantes na redução de custos, economia de consumo, redução do impacto ambiental, bem-estar dos operadores e redução do número de doenças em alunos e professores. A RL Higiene tem um portfólio completo para todos os espaços de uma escola e aposta muito na conscientização de alunos para um consumo responsável e no treinamento de funcionários para que utilizem os produtos sem desperdício e sem oferecer riscos a sua saúde. A RL acredita tanto nesse mercado que criou o seu próprio Fórum de Escolas, que já vai para sua 5ª edição. A razão de nossa participação como empresa patrocinadora do 1º Fórum INFRA de Facilities Management no Ambiente Educacional deveu-se, principalmente, por se tratar de um local propício para troca de ideias e práticas na gestão capazes de mudar o patamar das instituições de ensino quanto ao tema”. Enrico Vacaro, Coordenador de Marketing da RL Higiene. www.rl.com.br

“O segmento educacional é rico em ideias inovadoras e tem um imenso potencial. A Sodexo acredita neste setor e, por este motivo, tem uma equipe totalmente dedicada a atendê-lo, a fim de entregar serviços de qualidade de vida que contribuam para a construção de ambientes que estimulem a aprendizagem e que atendam às necessidades de seus clientes. Neste contexto, a companhia participa e apoia eventos como o 1º Fórum INFRA de Facilities Management no Ambiente Educacional, que promovem a comunicação entre o público e os principais players deste mercado tão importante para o País. Por ser uma parceira completa para escolas e universidades, com serviços de Facilites Management, a Sodexo apresentou durante o fórum, suas soluções personalizadas de Limpeza; Recepção; Limpeza Técnica de Laboratório; Manutenção Predial; Jardinagem; Limpeza de Fachada; Manutenção de Ar-condicionado, entre outros. O evento foi uma grande oportunidade para a troca de ideias e experiências inovadoras para o segmento”. Sérgio Caires, Diretor Nacional do segmento Educação da Sodexo On-site Brasil. www.sodexo.com.br

“Além de produzir, a Yla Brasil realiza a gestão do uniforme. Isso envolve confeccionar e estocar os uniformes da sua empresa para entrega em até 48 horas. Oferecemos qualidade no design e na costura otimizados por nossas estilistas; preços competitivos, com qualidade diferenciada; atendimento para todo Brasil e rápida entrega. Apesar da empresa ter nascido recentemente, nossa expectativa e planejamento apontam para um crescimento de 40% até o final do primeiro semestre de 2019. Todos os mercados são importantes para a Yla, incluindo o educacional. Além disso, a nossa parceria com a INFRA é sempre muito positiva em resultados, pois seus eventos são de alto nível em termos de participantes e conteúdo, o que permite conhecer potenciais prospects e ampliar nossa rede de relacionamento e negócios”. Rosana Rodrigues, Key Account Manager da Yla Brasil Uniformes e Brindes. www.ylabrasil.com.br

CLIQUE AQUI para conferir um vídeo com os melhores momentos do evento!

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Carreira

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Mercado

Christian Mina é novo executivo da Neowrk

Com passagem pela Tennant Company, Nilfisk e Cushman & Wakefield, profissional vai atuar na expansão comercial da empresa.

Workplace

O erro comum na concepção de espaços de trabalho

Muita prioridade se dá ao visual, mas quais os efeitos de ignorar a parte acústica?

UrbanFM

Inovar e sustentar na indústria da construção civil brasileira

Plataforma Sidac contribuir para um futuro construtivo realmente verde.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP