TELELOK
 

Hospitais miram em tecnologias com foco na segurança da informação

Setor passou a investir 4% a mais, segundo pesquisa que também apontou melhorias na produtividade e redução de custos

Fichas, internações, exames e informações sigilosas de pacientes e instituições da saúde são dados importantes e delicados que vêm ganhando atenção por parte das administrações hospitalares em todo o País. O setor passou a investir 4% a mais em tecnologia de segurança da informação, conforme aponta a pesquisa Dell Global Technology Adoption Index (GTAI).

Os dados do levantamento demonstram que os principais pontos levados em consideração pelos hospitais ao realizar investimentos na área tecnológica são a segurança da informação (53%), redução de custos (44%), melhoria na produtividade dos colaboradores (50%) e satisfação do usuário (57%). Esse crescimento pelo interesse na infraestrutura tecnológica tem refletido também na realidade da Tecnocomp, uma das principais empresas de Gestão de Serviços de TI do País, com soluções desenvolvidas para o crescimento do setor hospitalar.

A empresa que hoje atende o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital Samaritano, Hospital Moriah,  Rede D´Or São Luiz, Laboratório Sabin, entre outros, entrega à área da saúde tecnologia e integração de fluxo de dados com total segurança. "Investir em tecnologia atendeu tanto nossas expectativas financeiras quanto as expectativas da melhoria de atendimento aos nossos usuários, sendo mais efetivos e com SLA reduzido. Além disso, agora podemos utilizar as melhores práticas na descrição dos chamados, além de pensar em melhorias contínuas através do suporte que temos com a Tecnocomp", destacou Bruno Freitas, do Departamento de TI do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Entre as soluções disponíveis, é possível citar ter, 24 horas por dia, uma equipe especializada focada em acompanhar todo o sistema a fim de prevenir falhas e atender em tempo ágil solicitações técnicas para cada uma das áreas do hospital, garante a prestadora.

Além disso, vale lembrar que uma falha tecnológica pode custar vidas e até mesmo impactar em mais dias de internação, onerando ao caixa da instituição. O monitoramento automatizado, com equipes de assistência ao paciente, permite maior rapidez e eficácia, auxiliando até mesmo no controle de infecções, e entregando uma fácil visualização de todos os pontos do hospital que precisam de atenção.

Para o Gerente Operacional da Tecnocomp, Lucas Martins da Silva, responsável pela implantação de projetos na área da saúde, investir na tecnologia de infraestrutura e data center entrega aos hospitais mais qualidade não apenas aos serviços, mas também à vida dos pacientes, afinal, tudo está interligado por sistemas, e para que funcionem corretamente, é preciso uma via de informações unificada. "Uma falha dentro dos caminhos de informação do hospital pode impactar em várias situações, desde a emissão de uma receita de medicamento, à liberação de alta ou entrada em centro cirúrgico. Não são apenas cabos e estruturas, são vias de informação para o atendimento à saúde. O nosso papel é evitar qualquer tipo de interferência e permitir o perfeito funcionamento da instituição", explica Lucas.

No portfólio de serviços customizados da Tecnocomp para Saúde, destacam-se as soluções para redes de dados, voz e imagem; segurança e recuperação de dados; atendimento 7x24 para sistemas e usuários; vigilância de pessoas e objetos; identificação e rastreamento de ativos (RFID). A promessa é entregar soluções com foco na maior satisfação não só dos hospitais, como dito por Bruno Freitas, mas também dos pacientes, ao ter atendimentos mais rápidos e mais eficientes em um momento tão delicado.

Fotos: Pixabay

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP