TELELOK
 

Era digital: o que impede a TI de ser mais ágil?

Automação é determinante para alcançar a velocidade e flexibilidade exigidas pelas companhias

Não é segredo que a velocidade é mais importante na economia digital atual do que há alguns anos. Novas tecnologias e as elevadas expectativas estão aumentando o ritmo dos negócios e a necessidade de atender clientes cada vez mais exigentes. Em um mundo conectado digitalmente, as empresas são mais pressionadas a se diferenciar ao fornecer experiências superiores. Essas obrigações estão exigindo mais das organizações de TI (Tecnologia da Informação), que precisam ajudar as partes interessadas (áreas de negócios) da empresa a buscar inovação e trazer novos produtos e serviços para o mercado de modo mais rápido e com qualidade.

As linhas de negócios e os desenvolvedores exigem acesso e recursos práticos. Se as equipes internas não puderem fazer isso, essas áreas de negócios poderão ignorar a TI e usar soluções de nuvem pública. Embora essas iniciativas da "TI invisível" possam ser rápidas e fáceis de configurar, também apresentam riscos ao gerenciamento, conformidades, legislação tributária, além da segurança.

Para permanecer relevante, a TI precisa se transformar, agilizando o desenvolvimento e o fornecimento de aplicativos que permitem um tempo de colocação no mercado mais rápido e com qualidade para as empresas.

De acordo com uma pesquisa da VMware com sua comunidade de clientes, 43% dos profissionais de TI citaram a necessidade de oferecer suporte às partes interessadas da empresa com o fornecimento mais rápido e sob demanda de infraestrutura e aplicativos. Eles também estão concentrados no controle dos custos e na redução da complexidade. Os ambientes de TI atuais estão se tornando cada vez mais complexos e difíceis de gerenciar com recursos e orçamento limitados.

Não se pode negligenciar a automação em favor de outras prioridades, mas a automação é determinante para alcançar a velocidade, agilidade e flexibilidade exigidas pelas companhias. Sem automação, o fornecimento de serviços de tecnologia tem um aprovisionamento muito demorado, que se contrapõe às necessidades do mercado. Etapas manuais que podem levar a erros de configuração e outros processos demorados são obstáculos para os dias atuais.

A VMware cita os três principais impulsionadores para a automação da configuração e do aprovisionamento:

- 64% desejam padronizar os processos repetíveis;

- 63% buscam o aprovisionamento mais rápido dos recursos de TI;

- 63% desejam reduzir as configurações manuais para eliminar inconsistências, erros e retrabalho.

Áreas de tecnologia precisam adotar abordagens que automatizam totalmente o fornecimento e o gerenciamento contínuo da infraestrutura e dos aplicativos, incluindo poder computacional (memória e processamento), rede, segurança e armazenamento (storage) em todo o ciclo de vida dos serviços de TI.

Anderson Müzel é diretor-executivo e comercial da CSU.ITS, divisão da CSU voltada à terceirização de data center e serviços gerenciados de tecnologia

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP