TELELOK
 

Caesb espera poupar até 20% de energia

ETA fornecida pela Enfil adota conversores de frequência para que motores elétricos funcionem com velocidade precisa

O Distrito Federal está enfrentando sua maior escassez de água desde sua fundação, há 57 anos, afetando o fornecimento para mais de três milhões de habitantes. Esta crise compromete o abastecimento de água em condições normais de funcionamento, o que obrigou a adoção do racionamento de água há mais de um ano.

Para amenizar esse cenário, a CAESB (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal) passou a buscar novas fontes de fornecimento, entre elas o enorme Lago Paranoá, com seus 48 km² de área. A Enfil, especializada em soluções para sistemas de controle da poluição atmosférica e para sistemas de tratamento de água e efluentes industriais, instalou um sistema de captação para abastecimento público utilizando membranas de ultrafiltração, com capacidade de tratamento de 700 l/s em regime de turnkey.

Para o acionamento dos equipamentos motorizados, foram instalados 41 conversores de frequência VLT® AQUA Drive, da Danfoss, que proporcionaram flexibilidade ao projeto e redução aproximada de 20% do consumo de energia quando comparados a partidas convencionais. Os conversores de frequência controlam o fornecimento de energia para motores elétricos para que funcionem com a velocidade precisa para obter o resultado desejado.

Segundo a empresa fornecedora, o conversor de frequência proporciona maior proteção de bomba seca, reduzindo os custos de manutenção, pois avalia constantemente a condição da bomba, além de possuir um controlador em cascata incorporado. Compacto, o VLT® AQUA Drive também promete fácil instalação devido ao seu design modular e programação de alguns parâmetros.

"A Enfil escolheu a Danfoss devido a sua qualidade técnica e às condições comerciais ofertadas, bem como a maior flexibilidade no atendimento e rápidas soluções dos problemas", comenta Flávio Hattori, coordenador de engenharia elétrica/instrumentação/automação da Enfil. A Estação de Tratamento de Água (ETA) foi inaugurada em tempo recorde e está em funcionamento desde outubro de 2017.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP