PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DO CONGRESSO INFRAFM
 

Elevadores com dimensões especiais para o transporte de macas

Este é um dos destaques tecnológicos do Hospital Jerusalém, o mais novo complexo hospitalar de Recife

O Estado de Pernambuco assume posição de destaque na medicina do país. Ocupa o posto de segundo maior polo médico do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo. A área cresce com novos investimentos e atualmente quase 600 unidades de saúde, entre hospitais e clínicas, estão sendo instaladas no Estado.

Atualmente, as empresas do setor já movimentam R$ 8 bilhões em faturamento por ano no Estado, empregam 200 mil pessoas e ocupam o segundo lugar na arrecadação do ISS (Imposto Sobre Serviços). Segundo o Sindicato dos Hospitais e estabelecimentos de saúde de Pernambuco (Sindhospe), a representação dos negócios no PIB - Produto Interno Bruto estadual só perde para o setor de serviços e para a construção civil.

Neste cenário positivo, surge na capital pernambucana o Hospital Jerusalém, novo empreendimento comercial da Romarco Construtora, que está sendo construído no bairro Ilha do Leite, região onde predomina o polo médico-hospitalar de Pernambuco.

A thyssenkrupp foi a marca escolhida para garantir a mobilidade do novo hospital e disponibilizará sua tecnologia de ponta ao empreendimento com 12 elevadores. 

Como diferencial tecnológico do projeto, destacam-se quatro elevadores que terão dimensões especiais (cabina com largura de 1,50m e porta com 1,20m) para garantir a segurança no transporte de macas e cadeiras de rodas. Estes equipamentos terão 19 paradas, com capacidade para atender até 20 passageiros.

O contrato prevê ainda três elevadores com dez paradas e capacidade para 16 passageiros, três elevadores que dão acesso à garagem com oito paradas e 13 passageiros, além de contar com dois equipamentos para acesso ao heliponto, com duas paradas e capacidade para 16 passageiros. Conhecido como "elevador do Batman", o elevador foi desenvolvido para transportar as pessoas até a laje do edifício onde há espaço para o pouso de aeronaves, ampliando o conforto na hora do embarque e desembarque de pacientes, por exemplo.

Todos os elevadores do Hospital Jerusalém possuirão máquina de tração sem engrenagem. A solução não usa óleo lubrificante, componente que polui o meio ambiente se não for descartado corretamente, além de oferecer uma economia de energia de até 30%.

As cabinas serão do modelo Amazon com revestimento em aço inoxidável e as botoeiras do modelo High Protection e Soft Press.  O uso de lâmpada LED na iluminação das cabinas é outro atributo sustentável dos elevadores, pois reduz o consumo de energia em até 75% em comparação com as lâmpadas comuns.

Sobre o projeto

Pensado para atender à nova realidade de ambientes hospitalares, oferecendo espaços confortáveis, seguros e acolhedores, o projeto arquitetônico segue um estilo moderno e atual com pé-direito duplo no hall e fachada envidraçada. O empreendimento ocupa uma área construída de 22.000 m², cujo terreno fica ao lado do Hospital Unimed III, o que permitirá total integração com o mesmo, além de abrigar uma torre com 197 leitos e 20 leitos UTI, atendendo a diversas especialidades. A previsão de entrega é janeiro de 2019.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Newset quer jogar luz sobre a "caixinha preta" da climatização corporativa

Educar para transformar a contratação de serviços de manutenção em ar-condicionado

Workplace

Swile reposiciona escritório com base em estudo de geolocalização

Empresa usou dados de deslocamento da equipe para escolher novo endereço e transformar escritório em ferramenta de bem-estar e engajamento

Operações

Em 2025, a linguagem que você precisa falar é a do ESG

Entender o vocabulário ESG não é mais diferencial, é necessidade estratégica.

Mercado

PodeSubir é um startup que transformou o “pode subir” em experiência digital

Com crachás digitais, reconhecimento facial e independência de hardware

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP