PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DO CONGRESSO INFRAFM
 

Ambientes projetados para cada tipo de demanda

Clínica de reabilitação têm materiais de acabamento que facilitam a limpeza e arquitetura funcional para otimizar a operação

A SZK Arquitetura, especializada em projetos residenciais, comerciais, industriais e administração de obras, estruturou duas unidades da Clínica Pace, especialista em procedimentos de reabilitação em traumatologia e ortopedia, fisioterapia, condicionamento físico, entre outros. Elas estão situadas no Jardins (Rua Haddock Lobo, 1421) e na Vila Mariana (Rua Dr. Amâncio De Carvalho, 182).

O foco em ambas as instalações foi a inovação em todas as etapas da obra, com o intuito de proporcionar serviços e atendimento de ponta para um público exigente, com problemas de locomoção e necessidade de atividades que garantissem resultados rápidos e eficazes.

A excelência nos serviços incluía a otimização dos espaços, de modo que a clínica pudesse atender a vários pacientes, sem perder qualidade. Por isso, os ambientes foram projetados para cada tipo de demanda: tratamento de dores, correção da postura, recuperação de cirurgias, atendimento à terceira idade, fisioterapia, entre outras.

O projeto foi elaborado com base nas etapas de tratamento aos pacientes, criando uma planta física que propiciasse um ambiente todo aberto e integrado, facilitando a locomoção entre as diferentes estações de trabalho.

Os únicos ambientes fechados são os banheiros e a sala de consultório - para garantir a privacidade durante a consulta e os exames. A sala foi desenhada de forma a facilitar a entrada e locomoção de pacientes com algum tipo de restrição de mobilidade. A mesa foi colocada frente à porta, e a maca de exames, ao lado.

"Fizemos o projeto desde o início, participando de toda a criação, e pensando em todas as demandas específicas da clínica", confirma Daniel Szego, Sócio e Diretor de Desenvolvimento de Projetos Arquitetônicos Residenciais, Comerciais e Industriais da SZK Arquitetura.

Nem o quesito limpeza foi esquecido durante a elaboração do projeto: a SZK utilizou materiais que facilitassem a limpeza, já que higiene é um aspecto fundamental em se tratando de saúde. Dentre estes materiais, estão piso vinílico (resistente a impactos, além de ser lavável, o que garante a limpeza contínua) e MDF amadeirados (madeiras com um revestimento melamínico, que possibilita a limpeza sem danificar a estrutura da madeira e dos porcelanatos antiderrapantes nos banheiros).

"Acredito que tornar um ambiente agradável, sofisticado e harmônico, sem perder a funcionalidade, fará com que a clínica seja um diferencial em sua área", reforça Fernanda Sakabe, Sócia e Diretora de Planejamento e Obras da SZK Arquitetura.

O escritório realiza todos os seus trabalhos em 3D. Com a tecnologia, o arquiteto consegue ter uma visão mais realista do projeto, podendo identificar problemas e soluções com mais facilidade. Para o cliente, é possível apresentar uma simulação mais inteligível e atraente. Mas, para a Clínica Pace, o uso do 3D foi imprescindível, diz o escritório de arquitetura. "Nestas obras, foi preciso um estudo minucioso, garantindo precisão, realismo, personalização, agilidade e maior qualidade nos resultados. Ao final, conseguimos entregar as unidades idênticas às simulações via 3D", afirma Szego.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Newset quer jogar luz sobre a "caixinha preta" da climatização corporativa

Educar para transformar a contratação de serviços de manutenção em ar-condicionado

Workplace

Swile reposiciona escritório com base em estudo de geolocalização

Empresa usou dados de deslocamento da equipe para escolher novo endereço e transformar escritório em ferramenta de bem-estar e engajamento

Operações

Em 2025, a linguagem que você precisa falar é a do ESG

Entender o vocabulário ESG não é mais diferencial, é necessidade estratégica.

Mercado

PodeSubir é um startup que transformou o “pode subir” em experiência digital

Com crachás digitais, reconhecimento facial e independência de hardware

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP