Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Tecnologias inéditas nas obras do Centro de Manutenção da LATAM Brasil

Conheça em detalhes a solução mista do sistema de combate a incêndio, além das vantagens das barreiras defletora e acústica

A construção pela Libercon Engenharia do mais moderno Centro de Manutenção de Linha (CML) da LATAM Airlines Brasil, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, apresenta inovações tecnológicas inéditas no país. O empreendimento é investimento da RB Capital, em contrato de locação pelo modelo build to suit, projetado de acordo com as especificações da companhia aérea.

"A Libercon Engenharia tem muito orgulho de ter sido selecionada para a construção do CML da LATAM, após uma concorrência extremamente criteriosa com as maiores construtoras do Brasil e seis meses de estudos para viabilização do empreendimento. É um projeto de engenharia especial e único na América Latina - além de um excepcional vão livre, conta com diversas inovações - e marca nosso ingresso no segmento de obras de infraestrutura e aeroportuárias", afirma Hailton Liberatore, sócio-diretor da empresa.

No CML, durante os três turnos de trabalho, aproximadamente 360 funcionários realizarão as manutenções preventivas dos aviões, que acontecem entre cada voo. As manutenções periódicas previstas nos manuais das fabricantes, que demandam mais tempo e recursos, continuarão a ser feitas no centro de manutenções da companhia em São Carlos, interior de São Paulo.

O Pátio de Aeronaves, também construído pela Libercon Engenharia, terá as funções de circulação, testes e estacionamento para aeronaves. A pavimentação será em concreto, com espessura variando entre 22 e 30 cm, com área total de 32.979 m². Perfeito para atender simultaneamente sete aeronaves de dois corredores (wide body), como os Boeing 777, 767 e 787, e o novo modelo Airbus A350 ou até 19 aviões de um único corredor (narrow body) da família Airbus A320.

Por contar também com oficinas e estoque de componentes aeronáuticos, o CML tornará ainda mais eficiente a logística de suprimentos e dos próprios itens que devem passar por manutenção.

Combate a incêndios

A área construída do CML será de 27 mil m² em terreno de 65 mil m². O hangar de 9,24 mil m² terá um excepcional vão livre de 78,20 m e pé-direito livre de 21,90 m. É construído com estrutura de concreto pré-moldado e cobertura metálica.

O sistema de combate a incêndio é constituído por uma solução mista. Utiliza sprinklers no teto nas áreas críticas, além de um sistema complementar de espuma de alta expansão na área do hangar. Esse sistema é integrado por 14 geradores de espuma responsáveis pela extinção de potenciais incêndios, por abafamento e resfriamento de líquidos combustíveis. 

Barreira defletora

As barreiras defletora e acústica são fornecidas pela empresa portuguesa Valis Engenharia e serão instaladas pela Libercon. Ambas vão operar conjuntamente no CML da LATAM Airlines Brasil, condição denominada internacionalmente como Ground Run-up Enclosures (GRE).

A barreira defletora terá a função de redirecionar os escoamentos do escape de motores para cima. Já a barreira acústica tem o objetivo de reduz ruídos.

A barreira defletora de sopro opaca, modelo HEL da Valis Engenharia, terá 50 m de comprimento e 9 m de altura. Os defletores são fabricados em aço de alta resistência, galvanizado a quente, para garantir a máxima durabilidade e resistência às altas temperaturas e velocidades dos escapes dos motores. São dotados de sistema de segurança (Jetblock®), que evita o descolamento das superfícies deflectoras mesmo em casos de falha estrutural das ligações.

De acordo com Vasco Velez Grilo, sócio-gerente da Valis, o redirecionamento dos fluidos de escape é feito com uma baixa perda de velocidade. Fator importante porque permite uma maior eficácia na dispersão dos fluxos, o que é fundamental para o correto funcionamento dos motores das aeronaves. "Para garantir que os motores não sejam afetados durante os testes estacionários, realizamos projetos aerodinâmicos em computador e ensaios físicos no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa", informa.

Barreira acústica

A barreira acústica - marca Complage® - que será instalada no CML terá 88 m de comprimento e 17,5 m de altura. Os painéis são fabricados com a face frontal em alumínio distendido e com a caixa estrutural em aço. O seu interior é constituído por um material inerte e incombustível de alta densidade. O acabamento de superfície dos painéis é a termolacagem a pó de poliéster. A face absorvente dos painéis tem uma transparência variável, que maximiza a absorção de ruído enquanto minimiza a entrada de água e detritos. A Libercon Engenharia  fará a montagem do sistema sobre suporte em aço estrutural galvanizado a quente.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde