TELELOK
 

Mulher assume direção da Poli-USP pela primeira vez em 125 anos

Graduada pela mesma instituição, professora Liedi Bernucci estará à frente de uma das maiores escolas de engenharia do Brasil

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) tem uma nova diretoria. Pela primeira vez em sua história será administrada por uma mulher, Liedi Légi Bariani Bernucci, professora do Departamento de Engenharia de Transportes (PTR). A Poli terá o professor do Departamento de Engenharia Química (PQI), Reinaldo Giudici, como vice-diretor. Entre 2014 até janeiro deste ano, Bernucci ocupou a vice-diretoria da Poli. Giudici também já tem experiência na gestão: foi chefe do PQI por dez anos, se somados todos os mandatos.

A homologação de ambos nos respectivos cargos foi realizada pelo reitor da USP, professor Vahan Agopyan, nesta quinta-feira (8/3), no início da reunião do Conselho Técnico-Administrativo (CTA), no auditório do Prédio da Administração da Poli, em São Paulo.

Bernucci e Giudici foram eleitos nesta quarta-feira (7/3) com 200 votos de 217 votos válidos; podiam votar 279 membros do Colégio Eleitoral, composto por todos os participantes da Congregação e dos Conselhos dos Departamentos da Escola. Pela primeira vez, a Poli-USP adotou, para a eleição de Diretor e Vice-Diretor, um processo eletrônico de votação, além do convencional, em papel. O Serviço de Órgãos Colegiados e Concursos encaminhou aos e-mails institucionais dos eleitores o endereço eletrônico do sistema de votação e a senha de acesso com a qual votaram. O sistema eletrônico contabilizou cada voto, assegurando sigilo e inviolabilidade ao processo. 

Entre os destaques do programa-base para a gestão da Poli-USP, no período 2018-2022, estão: consolidar e aprimorar a reforma curricular proposta no âmbito da EC-3; ampliar a internacionalização, com oferta de mais cursos em inglês para atrair alunos estrangeiros; melhorar os indicadores dos programas de pós-graduação; ampliar as instituições parceiras no programa de duplo diploma; buscar mais parcerias para execução de pesquisas em cooperação; ter mais iniciativas como as da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), entre outras medidas.

Perfis

A professora Liedi Bernucci se formou na Poli em Engenharia Civil em 1981. Fez mestrado em Engenharia Geotécnica na Poli-USP, concluído em 1987. Parte da pesquisa foi desenvolvida em uma especialização feita no Institut Fuer Grundbau und Bodenmechanik - Eidgenoessische Technische Hochschule Zürich (ETHZ), na Suíça, onde permaneceu de 1984 a 1986 e fez também um doutorado-sanduíche. Tornou-se docente da Poli em 1986. Foi a primeira mulher a ocupar a vice-diretoria da Escola - antes disso, havia chefiado o Departamento de Engenharia de Transportes. Desde 1995, coordena o Laboratório de Tecnologia de Pavimentação (LTP). 

Já Reinaldo Giudici graduou-se em Engenharia Química, em 1983, na própria Poli, quando recebeu o prêmio "Conde Armando Álvares Penteado", oferecido anualmente pela Diretoria aos formados classificados entre os três melhores alunos. É mestre (1984-1986) e doutor (1986-1990) pela Poli-USP, tendo feito pós-doutoramento (1992-1993) na McMaster University, no Canadá. Desde outubro de 1984 é professor da Escola. Além do mérito acadêmico, também se destacou na gestão, ocupando por dez anos a chefia do PQI. 

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP