TELELOK
 

Despesas 63% menores

Como uma rede social interna e o home office ajudaram a Renova Energia a conquistar esse e outros ganhos na unidade SP, onde o projeto foi inicialmente testado

Era meados de 2015 e o Brasil atravessava uma das suas piores crises econômicas, senão a pior. Em paralelo a Renova Energia - empresa de geração de energia por fontes renováveis com foco em parques eólicos, pequenas centrais hidrelétricas e projetos de energia solar - via o seu agressivo plano de expansão precisar ser reinventado. A dificuldade no acesso às linhas de financiamento somada a uma negociação mal sucedida com a americana SunEdison fez com que a companhia adotasse um Plano de Reestruturação focado na sustentabilidade do negócio no longo prazo.

A partir daí inúmeras ações foram adotadas. Uma delas era reduzir custos relacionados aos escritórios e os seus respectivos aluguéis. Foi neste momento que o Renova Flex foi criado com o intuito de abranger, também, outros fatores, tais como sustentabilidade, qualidade de vida e aumento de produtividade. Tudo isso em meio a um turbilhão que estava sendo vivido na empresa e no mercado brasileiro.

Com a implantação do home office, a empresa teve um número 55% menor de saídas voluntárias se comparada com 2016, quando ainda não havia implantado o Renova Flex. Com isso, as ações internas, ao longo do ano, não apenas motivaram os colaboradores como também contribuíram para a diminuição do turnover na empresa. Além disso, a companhia conseguiu reduzir em 63% custo anual de aluguel dos escritórios, o que contribuiu de forma positiva para a restruturação da empresa.

Renova Flex

O primeiro passo foi acabar com os postos de trabalho fixos no escritório. A ideia era justamente que todas as áreas conversassem promovendo assim uma rica vivência, diferentes insights e maior interação entre os colaboradores. A segunda iniciativa foi adotar a prática do home office, algo pouco usual no segmento que a Companhia atua. A empresa já tinha posse das tecnologias necessárias para este tipo de trabalho faltava apenas colocar em prática. Cinco meses após o primeiro dia fora da convencional baia de trabalho, o administrador de redes da Companhia, Fausto Duarte Félix, conta que agora é possível trabalhar de casa sem perder a concentração nas atividades solicitadas no dia a dia.

"A área de TI da qual faço parte sempre teve recursos para atuar remotamente, mas empresas anteriores nunca me ofereceram esse modelo de trabalho. A minha área suporta vários setores como o RH, jurídico e financeiro, e as solicitações são feitas de forma sistêmica o que ajuda a organizar as atividades de acordo com a criticidade", comenta Felix, que faz questão de lembrar sobre os 64 km percorridos em mais de duas horas para ir e voltar do escritório em dias que não são de home office.

Fausto Duarte Félix, administrador de redes da Renova Energia

Resposta positiva

As mudanças tiveram grande aceitação, os colaboradores já estavam engajados com o momento pelo qual a empresa passava e, de acordo com a área de Recursos Humanos, responderam de maneira positiva ao novo modus operandi da empresa. Segundo pesquisa realizada em julho de 2017 na unidade de São Paulo, 90% dos colaboradores utilizam o trabalho remoto pelo menos uma vez por semana.

Ainda assim era preciso falar diretamente com o colaborador. Era necessário um espaço que servisse não apenas para comunicados oficiais, mas também que o colaborador se sentisse à vontade para falar de assuntos que julgasse relevante. Foi aí que a empresa disponibilizou uma rede social corporativa, no intuito de agilizar o relacionamento com o funcionário e de amplificar as informações sobre os mais variados temas que envolvam a Renova Energia.

"Através da rede social Yammer, os nossos colaboradores, seja do escritório ou de casa, conseguem ter acesso ao que está acontecendo na empresa. Eles postam vídeo falando sobre a importância da segurança em locais de obra, picos de geração de energia e até mesmo compartilham fotos de almoços e comemorações de aniversários. É uma ferramenta bem interessante que promove não somente o alinhamento entre os colaboradores, mas também a interação e leveza na comunicação interna", explica Cintia Rodrigues Alves, gerente de Recursos Humanos da Renova.

Cintia Rodrigues Alves, gerente de Recursos Humanos da Renova Energia

Para o diretor-presidente, Carlos Figueiredo, o Renova Flex foi uma inovação que a empresa necessitava e também uma novidade para o setor, considerado por muitos tradicional, quebrando paradigmas. "A Renova Energia sempre teve a inovação atrelada ao seu DNA, era preciso desenhar um programa para o momento que estamos vivendo, mesmo que fosse necessário ir de encontro ao modelo que o setor estava acostumado. Para que os funcionários produzam mais e melhor, é preciso que estejam felizes, satisfeitos e engajados com a empresa. Foi justamente isso que a nossa companhia buscou com o Renova Flex", conclui Figueiredo.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP