19º Congresso InfraFM
 

Infraestrutura & Novos Projetos

Projetos e oportunidades que a INFRA selecionou para esta edição

EDIFÍCIO PIONEIRO EM AUTOSSUFICIÊNCIA DE ÁGUA E ENERGIA

A nova sede da RAC Engenharia no Bacacheri, em Curitiba, será o primeiro edifício corporativo NET Zero Água e Energia do Brasil, ou seja, produzirá toda a energia elétrica que consome e também captará e tratará todo o esgoto sanitário gerado, bem como tornará a água de chuva potável. Todas as tecnologias empregadas na obra levaram o prédio a receber a certificação LEED Platinum (Leadership in Energy and Environmental Design ou Liderança em Energia e Projeto Ambiental) com a maior pontuação da América Latina (97 pontos). O projeto também foi o ganhador do 4º Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável, que conscientiza sobre a importância das construções sustentáveis para o setor.

O Diretor da RAC Engenharia, Ricardo Cansian, conta que para chegar à autossuficiência foi adotada uma série de equipamentos e sistemas sustentáveis, previstos ainda na fase de projeto, que acarretaram um investimento extra de 14% à edificação. “A economia proporcionada pelo correto dimensionamento dos sistemas é capaz de reduzir o consumo geral do edifício em 27%. Só a economia de energia, se comparado a um edifício padrão do mercado, é de aproximadamente R$ 20 mil por ano”, comenta.

A estimativa é de que o montante investido seja recuperado entre oito e dez anos. Mas, para Cansian, esse não é o ponto essencial para a tomada de decisão em se investir em construções sustentáveis. “O que norteia essa escolha é a busca de soluções que tornam a edificação mais eficiente, otimizando o uso dos recursos naturais e evitando excessos, com intenção de agregar qualidade ao empreendimento. Trata-se mais de uma mudança de visão sobre a forma de conduzir os negócios e projetos na construção civil do que meramente uma questão de custo”, opina.

Para se chegar à NET Zero Energia, toda a energia para consumo do prédio é gerada por painéis fotovoltaicos, inclusive para ar condicionado, elevadores e equipamentos. Com 19,8 kW de potência instalada, tem-se a geração anual de 26.509 kW. Cansian explica que, com a utilização da ferramenta de simulação energética no edifício, foram avaliados os dados de radiação solar local para o dimensionamento do sistema fotovoltaico, buscando a autossuficiência na geração de energia que será consumida durante as horas de trabalho no prédio.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Valdireni Crippa

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP