19º Congresso InfraFM
 

A nova era do facility management

Vai além da manutenção e atinge as áreas mais estratégicas das corporações

Por Sérgio Salomão*

Conforme a atividade econômica se recupera, as companhias precisam encontrar soluções para se manterem competitivas no mercado, e uma das formas de enxugar receita e diminuir os riscos é investir na contratação de mão de obra terceirizada. Quando se fala em facility management, em geral, as empresas pensam em serviços de manutenção, no entanto, este segmento vai além, atingindo áreas mais estratégicas dentro das companhias, chegando a ser entendido como fornecimento de expertise e tendências de mercado.

Tendo chegado ao Brasil nos anos 1990, o entendimento do serviço da área de facility management vem ganhando popularidade entre as empresas. No atual cenário de crise econômica, esse recurso é o mais indicado para aquelas companhias que desejam reduzir custos e garantir eficiência operacional, sem que isso interfira na qualidade do serviço prestado ao seu cliente final, gerando um impacto no bolso da empresa contratante de até 20% de economia com infraestrutura.

Ao terceirizar tarefas, a qualidade do serviço prestado pela empresa contratante pode ser melhorada, pois ela passa a focar apenas em sua própria especialidade. Portanto, ao contratar empresas de facilities, as companhias ganham com uma gestão mais dinâmica, efetiva e coesa. Tanto assim, que de acordo com a Associação Brasileira de Facilities (ABRAFAC), o setor movimentou, só em 2016, 100 bilhões de reais.

Todas essas práticas juntas são capazes de ajudar sua empresa a desenvolver qualquer projeto. No entanto, é preciso sempre estar atento à história da empresa e a sua integridade. As empresas de facilities precisam de qualidade, eficiência e agilidade, uma vez que o setor demanda um trabalho assertivo, habilidoso e competente, principalmente, em um cenário competitivo como o atual. A IMC Saste, por exemplo, uma das referências no segmento, possui 25 anos de atuação no mercado, oferecendo serviços para diversos segmentos, entre os principais atendimentos prestados estão os de facilities, logística, manutenção industrial, construção e montagem, e suporte à gestão. A companhia soma mais de 2,4 mil profissionais e colaboradores em atuação em projetos pelo Brasil.

* Sérgio Salomão é Presidente e Fundador da IMC Saste, Técnico em Contabilidade, Economista e Administrador de Empresas pela Faculdade de Economia São Luis.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Valdireni Crippa

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP