Método construtivo dos quiosques do Leblon acelera modernização

Módulos metálicos garantem obras limpas e rápidas. No subterrâneo: cozinha, depósito e banheiros com chuveiros, sanitários e armários


​A revitalização dos quiosques do Leblon, na orla carioca, inova não apenas nos conceitos de fluidez e transparência do projeto arquitetônico, mas no método construtivo dos subsolos com a utilização de módulos metálicos industrializados. O sistema garante obras limpas e rápidas. O projeto é assinado pelo escritório Índio da Costa, responsável também pelo projeto de Copacabana.

Enquanto o solo é preparado para receber a estrutura do subsolo, o mobiliário, semelhante a um grande contêiner, é produzido em uma unidade fabril. Finalizada esta etapa, o caixote metálico é apenas encaixado no vão, o que torna o processo mais veloz e causa menos transtorno. O espaço subterrâneo é composto de cozinha, depósito e banheiros públicos com chuveiros, sanitários e armários.

Em função da faixa de areia estreita e da frequente ocorrência de ressacas em alguns pontos da orla da região, algumas bases não contarão com subsolo. As bases com espaço subterrâneo terão 48m x 4,5m e aquelas que não possuirão subsolo, 24m x 4,5m - medidas 50% menores do que as dos quiosques de Copacabana, a fim de garantir uma adequada circulação de pedestres no calçadão, mais estreito nesta região.

Segundo a Orla Rio, responsável pelo investimento do projeto de revitalização, toda a areia escavada durante o processo de obras é devolvida à praia, sem causar qualquer dano ao ambiente, conforme previsto e aprovado em licenciamento ambiental. Além disso, no Leblon parte dos quiosques será realocada e agrupada em pares.

A junção de dois quiosques em uma base permitirá retirar os estabelecimentos de frente das ruas transversais, possibilitando a quem chega à orla ter a visão do mar sem obstrução. Desta forma, o setor 2 (Leblon, Ipanema e Arpoador) passará a ter 17 bases com 28 quiosques, dois a mais do que a antiga.

Na superfície, os quiosques contam com uma área de 9m² - as unidades antigas tinham apenas 4m². Com revestimento em vidro, aço inox e aço corten, os quiosques têm como marca a elegância. A transparência e o formato arredondado preservam a paisagem carioca. As portas de vidros curvos têm um sistema de fechamento automá tico e, ao redor, seis bancos fixos permitem que os clientes consumam diretamente no balcão, com muito mais conforto.

A estrutura apresenta quatro colunas de aço revestidas de inox polido que sustentam a cobertura -constituída de tesouras também em inox com pintura e tratamento anticorrosivo, além de ser arrematada por estrutura de fibra branca.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Newset quer jogar luz sobre a "caixinha preta" da climatização corporativa

Educar para transformar a contratação de serviços de manutenção em ar-condicionado

Workplace

Swile reposiciona escritório com base em estudo de geolocalização

Empresa usou dados de deslocamento da equipe para escolher novo endereço e transformar escritório em ferramenta de bem-estar e engajamento

Operações

Em 2025, a linguagem que você precisa falar é a do ESG

Entender o vocabulário ESG não é mais diferencial, é necessidade estratégica.

Mercado

PodeSubir é um startup que transformou o “pode subir” em experiência digital

Com crachás digitais, reconhecimento facial e independência de hardware

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP