TELELOK
 

Vivante adota smartglasses para serviços de manutenção

Ferramentas de telemonitoramento dão apoio a técnicos que precisam realizar manutenção de equipamentos in loco

A Vivante, uma das principais referências em manutenção, gestão integrada de facilities e utilidades no Brasil, iniciou o uso de smartglasses (óculos inteligentes) em serviços de manutenção.

Com o intuito de oferecer mais ferramentas aos técnicos de campo, a empresa adquiriu três unidades do produto, que vão aprimorar a manutenção de equipamentos mais complexos e serviços que requerem intervenções críticas. Batizados de Vivante Manutenção Assistida, esses dispositivos são compostos por uma haste, lentes de acrílico e um aparelho que projeta imagens em uma mini tela acoplada, além de possuírem WiFi, Bluetooth, microfones, câmera e sensor ambiental para comandos por voz e gestos.

Para Luis Paulo Farias, coordenador de Análises Estratégicas da Vivante, os benefícios vão desde o aumento do grau de segurança, já que todas as intervenções críticas poderão ser registradas, até a possibilidade de se criar um canal entre o técnico operador em campo e estâncias superiores da empresa, com graus de especialização para o atendimento de determinado equipamento.

Essa nova ferramenta favorece e aprimora os serviços oferecidos pela empresa. Ela proporciona mais agilidade e integração no trabalho, custos reduzidos (no que diz respeito ao deslocamento dos funcionários), criação de evidências por meio de gravações e otimização do tempo, além de deixar as mãos livres para a execução das rotinas.

O projeto está na fase piloto. "Compramos três unidades do modelo intermediário, e com projeto para aquisição de mais dois", afirma Farias.  As possibilidades, no entanto, são promissoras. "Porém, nosso maior desafio neste primeiro momento, é conseguir a estabelecer uma conexão consistente entre o operador de campo e a central da empresa, pois a infraestrutura de telecomunicações do país é instável", aponta o executivo.

O benchmarking com empresas estrangeiras do segmento apontam a tendência de expansão deste conjunto de tecnologias, com projetos que abarcam realidade aumentada, big data, machinelearning e BIM (BuildingInformationModeling). "Para o desenvolvimento do projeto piloto, consultamos a instituição de maior destaque na área, a Augmented Reality Organization (www.augmentadreality.org), que acompanha o 'estado da arte' desta tecnologia no mundo. Estamos ainda numa fase embrionária no país se comparado a outros países, mas entendemos que o futuro da manutenção está intimamente ligado ao avanço tecnológico, principalmente no que tange à transformação digital", afirma Farias.

Comentário(s):

Danilo Horta - [email protected]
Hoje a tecnologia tem trazido excelentes ganhos na operação da manutenção, a pouco tempo o sistema mobile estava sendo implantado nas operações do dia a dia, hoje é uma realidade que tem grande integração com outros sistemas. A tecnologia do smartglasses terá um impacto muito positivo para operações/manutenções de sistemas críticos, uma vez que poderá ser assistida pelos fabricantes dos equipamentos.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP