19º Congresso InfraFM
 

Receita de bem-estar, saúde e produtividade

Gerente de Serviços na Roche Farma Brasil, Rogerio Nakamura abre as portas da empresa e da sua área, responsável por suportar uma operação onde a inovação está em tudo

Por Érica Marcondes

Desde a sua fundação na Suíça, há 120 anos, a Roche segue com o firme propósito de transformar os cuidados com a saúde e melhorar a vida dos pacientes ao redor do mundo por meio da inovação. Ao visitar a sua sede em São Paulo (onde estão localizados os prédios da Roche Farmacêutica e Roche Diagnóstica), a INFRA pôde ver de perto que tal missão começa, sim, dentro de casa. Não à toa ela tem colecionado uma série de reconhecimentos que a destacam como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, inclusive para mulheres e para se começar uma carreira.

Mas como é cuidar de um ambiente de trabalho que suporte uma operação eficiente, onde as pessoas se sintam felizes e tenham qualidade de vida? E, principalmente, quais são os desafios de um ambiente farmacêutico – segmento que zela pelos cuidados especiais em relação à Segurança, Meio Ambiente e Higiene? Para responder a essas e outras questões, conversamos com o Gerente de Serviços Rogerio Nakamura.

Conte-nos sobre a sua trajetória profissional.

Tenho 49 anos, sou natural do ABC, formado em Desenho de Projetos pela ETEC Lauro Gomes em São Bernardo do Campo. Tecnólogo em Métodos e Processos pela Universidade Anhanguera, Engenheiro Industrial pela Universidade Braz Cubas, pós-graduado em Administração pela FEI, todos no ABC. E, também, pós-graduado em Engenharia de Segurança pela Unip, em São Paulo. São mais de 30 anos em Engenharia de Instalações, Projetos Industriais, Manutenção, Ferramentaria, Facilities e Segurança. Minha carreira se desenhou pela necessidade pessoal de sempre realizar os estudos a noite e trabalhar durante o dia. Minha condição econômica me obrigou a ter que viabilizar a carreira desta maneira. Nunca reclamei desta condição e agradeço aos meus pais por me proporcionarem esta realidade desde jovem e facilitarem na minha rápida formação de valores.

Como ingressou na profissão?

Por ter vivido no ABC, aproveitei a demanda de jovens técnicos pelas empresas da região e ingressei rapidamente na área em que me identifiquei: instalações industriais e de equipamentos. Na área de engenharia, prestei serviços para grandes e variados negócios, como: Schuler, Mercedes-Benz, Vicunha, Freudenberg e Hoechst. Em 1989 iniciei na Metal Leve – unidade Santo Amaro (fabricação de pistões e pinos) e a abrangência técnica dessa atuação me levou também para a área de Facilities. Com a compra da Metal Leve pela Mahle, formando a gigante de autopeças Mahle Metal Leve, tive a oportunidade de conhecer todas as operações da empresa e trabalhar em projetos estratégicos. Mais tarde, me ofereceram transferência para a unidade de São Bernardo do Campo (fabricação de bronzinas e buchas), onde comecei a desenvolver minha carreira como líder de pessoas. Após ingressar no mercado farmacêutico e no ambiente corporativo pela empresa Abbott Laboratórios, abri meu leque de atuação para as áreas de Segurança e Meio Ambiente, incluindo Patrimonial. Isso tudo me levou a assumir a condição atual de Gerente de Serviços (Técnicos e Administrativos) pela Roche Farma Brasil.

Qual é a abrangência do cargo?

A área engloba Facilities, Segurança, Meio Ambiente, Serviços Gerais, Frotas e Real Estate. Sou baseado na divisão Farmacêutica, mas atendo todas as demais divisões (Diagnóstica, Diabetes e IT), incluindo as áreas de SSC (Shared Service Center) e estrutura regional LATAM, não só os escritórios, mas também os profissionais de campo (Força de Vendas e Técnicos). A estrutura de todas as divisões da Roche ultrapassa os 20.000m2 de área construída por incluir serviços como Restaurante, Academia, área para Eventos, entre outros. Nossa equipe Roche Farma de Serviços é composta de 13 pessoas, mas os contratados passam de 100 (entre diretos e indiretos). 

Quais são as particularidades quanto às edificações e público atendido?

No Brasil, a empresa conta com cerca de 1.300 colaboradores distribuídos em quatro edifícios, com designs distintos. Desde o moderno, o despojado até o estilo cool (tijolinhos aparentes). O restaurante é o coração desta corporação e tem uma arquitetura transparente para remeter aos usuários a atmosfera de natureza do complexo.

A Roche está baseada no JBP (Jaguaré Business Park), compartilhando um condomínio horizontal com outras grandes empresas. Trata-se de um grande espaço com mais de 1.5km2 e muita área verde.

Os nossos escritórios são todos reformados e dentro de um padrão triple A, ou seja, standard máximo em qualidade, levando em conta padrões construtivos e de tecnologia de sistemas prediais. A Roche prima pela Segurança e Acessibilidade e trabalha continuamente no melhor ambiente de trabalho, incluindo questões de flexibilização de jornada e excelência em serviços prestados aos colaboradores.

Quais características do seu perfil têm feito a diferença?

A empresa possui valores extremamente alinhados aos meus: coragem, integridade e paixão. Buscamos engajar e conectar genuinamente as pessoas, trabalhamos para salvar vidas em um ambiente aberto para novas ideias. Além disso, estimulamos sempre a cultura da inovação. Por isso, tudo me atrai e me recompensa, a inovação está em tudo. Na minha área, temos projetos grandiosos como a reforma do Prédio 35 (8.000m2) em 2011/12 e outras ações menores como a compostagem de cascas de banana que implementamos recentemente, além das necessidades básicas das pessoas (segurança, limpeza, ergonomia, conforto etc.). Também procuro mesclar conhecimento técnico diversificado à minha natureza de relacionamento com as pessoas.

De que maneira a sua área contribui para o sucesso do negócio? 

Sabemos que a chave de uma boa prestação de serviço é a pessoalidade. Nada mais agradável do que se sentir único e ser atendido com toda a prioridade e cordialidade. Por outro lado, os requisitos são cada vez mais restritivos e a qualidade dos prestadores não aumentam na mesma velocidade. Nossa área procura selecionar os prestadores de forma criteriosa e formatar níveis de SLA (Service Level Agreement) elevados para atender as expectativas das áreas da empresa. Isso se faz com uma avaliação contínua dos processos internos, a visão de mercado aberta e cuidado com os colaboradores. O sucesso se alcança na medida em que nossos serviços se alinham ao propósito da Roche e cada um entende a sua função, resultando em um Great Place to Work. É esse círculo virtuoso de ganhos para todos que estratifica nossas realizações e inspira o nível de atendimento.

Como tratam Security e Safety?

Com a busca de resultados, as empresas pressionam suas áreas de facilities para reduzir custos e potencializar recursos. O Brasil tem uma legislação de Segurança (Safety) moderna e as soluções de prestação de serviços devem estar alinhadas. A área de Segurança do Trabalho é importante para todas as empresas, sua estrutura deve ser proporcional ao risco que a atividade está exposta. Como manda a nossa legislação, esta área anda em conjunto com o Serviço de Medicina Ocupacional, porque o foco deve estar sempre na prevenção de acidentes (imediatos e mediatos). Security é diferente. O seu risco é baseado na má-intenção. No Brasil, chamamos de Segurança Patrimonial, e muitas vezes é simplificada com porteiros e guardas. Já a área de Security é mais abrangente do que controlar os acessos. Trata da investigação, inteligência e atua em todas as esferas da cadeia. Cuida de pessoas, propriedades, produtos e informação. Contudo, a gestão é a mesma: gerenciar os riscos, eliminando ou mitigando os mesmos. Tudo isso se faz com preparação, conscientização e compromisso de todos.

O prestador de serviços que entende este contexto responde melhor à gestão e traz soluções para as empresas de forma natural e eficaz. O futuro da prestação de serviços passará também por esta área.

E a sustentabilidade?

A Roche tem uma diretriz clara quanto a isso. Faço parte do Comitê de Sustentabilidade junto com outros representantes de todas as áreas. Ele foi formado em 2012 e trabalha de forma sistemática neste tema. Adicionalmente, nossa empresa tem uma preocupação constante com o acesso aos nossos medicamentos, tanto no setor público, quanto no privado. Com relação aos espaços de trabalho, são muitas as ações: 1) Estilo de escritórios open space / activity-based; 2) Reutilização de água de chuva; 3) Greenwall interno; 4) Mobiliários decorativos; 5) Revestimentos de casca de castanha-do-pará; 6)  Torneiras econômicas; 7) Caixas-acopladas de alto rendimento para vasos sanitários; 8)  Escultura-viva de jardim vertical dentro do lobby principal; 9) Mobília com papelão reciclado; 10) Carpete dos escritórios com selo ambiental Cool Carpet; 11) Compostagem de cascas de banana e refil de chá; 12) Diretiva corporativa para a eliminação de gases geradores de efeito-estufa; 13) Acessibilidade dos escritórios (Prêmio Sindusfarma); 14)  Estacionamento gratuito para todos os funcionários; 15) Fretados com linhas fixas e circulares (para prover a flexibilidade); 16) Restaurante para todos os funcionários com várias alternativas saudáveis; 17) Almoço e café-da-manhã a valores simbólicos; 18) Coleta seletiva + pilhas e baterias + medicamentos + lâmpadas; 19) Academia completa com instrutores e aulas funcionais; 20) Ferramenta de indicadores de Sustentabilidade (Sustentômetro); 21) Recursos de mídia que favorecem a mobilidade e a flexibilidade (TelePresença); 22) Descarte correto de medicamentos; 23) Plano de Continuidade dos Negócios (Business Continuity Plan); 24) Área de Responsabilidade Social consolidada; 25) Diversos projetos que buscam a disseminação do conhecimento e o acesso aos medicamentos; 26) Programa de Bem-Estar com a culturalmente implementada “semana do well-being”, entre outros.

Um case de sucesso...

Um projeto de relevância foi a contratação dos novos fretados que servem aos colaboradores da Roche. Foi um marco na mobilidade da empresa. Através de uma análise aprofundada de utilização, necessidade de flexibilização, pesquisa de usuários e uma forte negociação, conseguimos reduzir os custos e oferecer para todos: 1) frota totalmente renovada; 2) ar condicionado em todos os veículos; 3) wi-fi em todos os veículos; 4) alteração de linhas de acordo com a realidade dos usuários; e 5) criação de circulares (metrô e trem), visando a flexibilização e jornadas e um melhor atendimento a visitantes e prestadores. Outro projeto interessante: a criação de um espaço multiuso de 1.000m2 para eventos dentro desse condomínio. Lá realizamos todas as reuniões gerais da Roche Farmacêutica e adicionamos eventos de confraternização como a festa junina e a de final-de-ano. A área também está sendo usada para campanhas internas e semanas comemorativas como Sipat, Sustentabilidade e Well Being. Com os mesmos custos de realizarmos esses eventos externamente, fazemos tudo de forma inovadora e, ao mesmo tempo, segura e prática para os colaboradores. Ganhamos tempo e provemos conforto a todos dentro de um mesmo orçamento.

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