ESTAMOS PREPARADOS?

Por Léa Lobo

Já é sabido que Facility Management (FM) é uma área essencial na estratégia dos negócios, pois integra pessoas, propriedades e tecnologias para melhorar o desempenho das organizações, dos trabalhadores e a experiência do cliente. Como consequência do mundo atual, como tão bem foi definido no www.definefm.com, Facilities Management também terá um grande impacto em nosso futuro, não só frente às organizações empresariais, mas também no contexto urbano quando falamos de cidades inteligentes, em que o FM irá usar a tecnologia digital para promover a performance e o bem-estar e responder pelos desafios globais das cidades.

O espaço de trabalho será transformado por FM para atender a necessidade da Geração Z com flexibilidade e hiperconectividade, além de prover os serviços essenciais que deverão ser mais verde e mais sustentável para reduzir custos sem comprometer os resultados.

Enfim, o mundo está mudando rapidamente, a população mundial está crescendo e envelhecendo e até 2050 chegará a 9,2 bilhões de habitantes, lembrando ainda que 16%  dessas pessoas terão mais de 65 anos. Em 2030 haverá 41 megacidades com mais de 10 milhões de pessoas, ou seja, 65% da população viverá nas cidades e o consumo de energia crescerá 45%.

O ambiente construído é responsável por 40% das emissões de carbono e a tecnologia está criando uma nova forma de viver. 50% dos empregos, hoje, poderiam ser substituídos por robôs e a internet das coisas irá gerenciar nossa energia e infraestrutura. 

Empresas organizadas com suas estruturas de FM podem salvar bilhões de dólares, lembrando que alguns dos maiores riscos e desafios para o futuro são: ataques cibernéticos, crises financeiras, climas extremos.

É necessário mudar nossas empresas para contratar e vender serviços de forma diferenciada. A transformação de nossa cultura, incluindo conservação e reciclagem, ética empresarial e valor social, será a responsável pelo valor dos negócios.

Uma coisa é certa, o mundo está se tornando mais incerto devido a instabilidades políticas, a insegurança econômica, a inquietação social e é por isso que precisamos nos preparar para melhorar nossa qualificação profissional e elevar o perfil dos agentes que pertencem ao segmento de FM para que possam atender este importante impacto que ocorre no mundo.

Em 2050, 78 bilhões de profissionais de FM estarão gerenciando muitos metros quadrados no mundo. Aqui no Brasil temos milhares desses profissionais e a pergunta que fica é: estamos preparados para atender as necessidades do século XXI?

Boa leitura!

 

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Case Lenovo

A jornada da Lenovo que une inovação, pessoas e infraestrutura integram laboratórios que dialogam com a ONU, robôs guiados por digital twins e equipes de Facilities que sustentam 31 mil m² de operação contínua

Revista InfraFM

Como a Telelok ajudou a cop-30 acontecer na Amazônia

Sob a liderança de Nelson Domingues, a empresa expandiu seu papel histórico em eventos globais e assumiu responsabilidades estratégicas na COP-30, construindo um hotel em tempo recorde e coordenando parte da infraestrutura que transformou Belém para receber líderes de todo o mundo

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Como hotelaria hospitalar sustenta excelência do cuidado

Um retrato da área de hotelaria hospitalar que sustenta a excelência em saúde