TELELOK
 

Usina de lixo sem incineração

Projeto pioneiro no Brasil será instalado em Boa Esperança, no Sul de Minas, a partir da tecnologia de gaseificação

O município de Boa Esperança, no Sul de Minas Gerais, deverá receber em breve a primeira usina do Brasil a gerar energia elétrica a partir do lixo dos moradores. A expectativa é que as obras para a implantação do projeto, que é comandado por Furnas Centrais Elétricas, se iniciem no segundo semestre deste ano, com operação apenas em 2019.

A primeira fase, desenvolvida nos últimos cinco anos, foi concentrada em realizar pesquisas e testes realizados em uma planta experimental em Mauá, no interior de São Paulo. A próxima etapa consiste em avaliar se a energia gerada é suficiente para comercialização e no início das obras, previstas para o segundo semestre deste ano em um terreno de 7,8 mil m2 cedido pela prefeitura de Boa Esperança.

O grande deferencial do projeto, fruto de um investimento de R$ 32 milhões, é a utilização da gaseificação a leito fluidizado, uma tecnologia 100% nacional que emite menos poluentes que outros processos já existentes. "A taxa de poluentes é muito baixa. É uma tecnologia que a gente entende que consegue dar destino para todos os resíduos sólidos de uma maneira geral e através do gás produzido, gerar a energia elétrica", diz Nélson Araújo dos Santos, Pesquisa e Desenvolvimento de Furnas.

Em um primeiro momento, a energia será utilizada apenas em prédios públicos do município. Com as duas primeiras etapas concluídas, a terceira será responsável por comercializar o produto final, lembrando que trata-se de um trabalho de pesquisa, sem característica comercial. Somente após a conclusão das três etapas é que a energia será transmitida pela rede da  Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Vale informar ainda que, com a instalação da usina, todo o lixo depositado no aterro sanitário da cidade e outros resíduos recolhidos no município servirão de combustível para a geração de energia elétrica.

Foto: Divulgação Furnas Centrais Elétricas

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP