NEOWRK
 

Edifício Pátio Victor Malzoni conclui sua Estação de Tratamento de Efluentes

Sistema vai tratar 100% do esgoto do empreendimento e reduzir em 50% os gastos com serviço público de água e esgoto


O Edifício Pátio Victor Malzoni, localizado na Avenida Faria Lima, em São Paulo, concluiu a ampliação de sua Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e passa agora a tratar a totalidade do seu esgoto. Com isso, 100% da água com impurezas gerada no empreendimento passa a ser severamente tratada e despoluída para ser reutilizada para fins menos nobres, zerando o fluxo de esgoto enviado pelo edifício para a rede pública de coletores.

A ETE do Pátio Victor Malzoni tem capacidade para tratar 5.500m³ de esgoto por mês e utiliza processo aeróbio que, além de não gerar odores, é o mais moderno que existe. O sistema é totalmente automático e o monitoramento dos parâmetros de qualidade são realizados online de forma a garantir a qualidade no fornecimento da água resultante do processo.

De acordo com Flávio Engel, Gerente de Operações Prediais da CBRE - administradora do condomínio -, além do enorme ganho ecológico, a conclusão da ETE vai proporcionar redução de gastos no médio prazo para o empreendimento. "Com o sistema totalmente em operação, além de contribuirmos com a proteção ambiental, vamos ter uma economia de cerca de 50% dos nossos gastos com a concessionaria de serviço público de água e esgoto", diz.

A Estação de Tratamento de Esgoto do edifício está integrada à Estação de Tratamento de Água (ETA), implantada desde 2015, que permite a coleta de água da chuva e do lençol freático, de condensação (ar-condicionado) e água cinza (pias e lavatórios de banheiros) para o reuso não potável. A água tratada tanto na ETE quanto na ETA tem como destino o reuso em descarga sanitária, irrigação de jardins, lavagem de pisos etc.

A iniciativa faz parte do programa EcoMalzoni implantado em outubro de 2015 no empreendimento, que tem como mote 'Transformar Espaços e Pessoas', diminuindo desperdícios e aumentando a conscientização e o envolvimento dos usuários do condomínio para questões de qualidade de vida e sustentabilidade. Além das duas estações de tratamento, o edifício tem um programa de gerenciamento de resíduos para geração de adubo orgânico (horta subterrânea), usina termoelétrica própria, tomadas para 30 carros elétricos e 141 híbridos e serviços para estimular o uso de bicicleta.

Comentário(s):

Gabrielli Fonseca de Oliveira - [email protected]
Olá, tudo bem? Eu tenho 16 anos, sou estudante do Ensino Médio, bolsista do Colégio Bandeirantes e estou desenvolvendo um projeto junto com mais duas amigas. Nós estamos projetando a criação de um sistema de tratamento de esgoto adaptável e ecológico nas residências da cidade, com um enfoque para as comunidades carentes, que muitas vezes não têm acesso a uma rede de tratamento de esgoto e acaba por tê-lo despejado em rios e córregos das proximidades, poluindo-os. Atualmente, o nosso projeto está na fase de intensa pesquisa. A Estação de Tratamento de Efluentes criada no Edifício Malzoni, num sistema aeróbico e 100% sustentável atraiu nossa atenção. Mais que isso, nos identificamos com o sistema criado. Sendo assim, ficamos muito inspiradas e engajadas em conhecer o funcionamento deste de perto. Por conta disso, gostaria de perguntar se podemos agendar uma visita para observarmos o funcionamento do sistema e, claro, o citaríamos em nossa Pesquisa Bibliográfica. Também gostaríamos de pedir, se possível, o contato com o responsável pelo sistema e/ou edifício, pois também teríamos a oportunidade de explicar o nosso projeto com mais detalhes. Desde já, muito obrigada pela atenção! Atenciosamente, Gabrielli.
Maria Aparecida Baciglieri - [email protected]
Gostaria de conhecer o Patio Malzoni e o processo de tratamento de esgoto se for possível. Interessante esse sistema de tratamento.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


TEMON

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP