TELELOK
 

Nelson Ferreira Tavares Junior

Levantamento de processos e indicadores em área de Gerenciamento de Facilidades em Data Center de empresa do setor bancário

Benefícios do curso - A abordagem do MBA/USP - GF que aponta todas as possibilidades na Gestão de Facilidades em vários tipos de edifícios somada às várias visitas em edificações foi fundamental para a melhoria profissional.

Acrescentando-se a isso a possibilidade de conviver com profissionais da área e compartilhar experiências, ampliou meu leque de ferramentas para atuar com questões quotidianas na minha empresa.

Aumentou, também, a segurança no tratamento com fornecedores e clientes, pois ao compreender melhor o universo da gestão de facilidades, sinto-me confortável na maioria das situações que, antes, deixavam-me preocupado, ao analisar se a tomada de decisão seria a mais adequada.

O MBA em Gerenciamento de Facilidades tornou-se um divisor de águas na minha carreira.

Tese da monografia - Minha monografia teve como tema o “Levantamento de processos e indicadores em área de gerenciamento de facilidades em data center de empresa do setor bancário”, pois apesar de várias empresas possuírem grandes centros de processamento de dados, principalmente as instituições financeiras, até a elaboração dessa monografia, não se tinha muito material sobre Gerenciamento de Facilidades em Data Center, no Brasil.

Esse trabalho pretendeu preencher um pouco desse espaço, explicando como são importantes os indicadores dos processos relacionados ao gerenciamento de facilidades, e como esses indicadores influenciam na performance do edifício e de todos os produtos que ele oferece aos clientes da empresa.

Desde a segurança física com controles rígidos de acessos, até a área de conforto aos usuários, todos os processos mapeados e com indicadores específicos, colaboraram para um ganho de eficiência.

Alguns indicadores, nem sempre são ligados ao Gerenciamento de Facilidades, mas, como todos os processos desse edifício inter-relacionam-se, podemos atribuir ao GF, boa parte desse ganho, sendo alguns deles ligados à eficiência energética de elétrica e outros ao Ar condicionado.

Perfil

Possuo o MBA em Gerenciamento de Facilidades pela Poli-USP e o MBA em Segurança da Informação pela Fatec. Atualmente sou Analista de Infraestrutura Sr., atuando a mais de 30 anos no Bradesco inicie, em 1987, a área de Processamento de Dados da organização; em 1990 fui promovido para a área de mainframe - Processamento em Grande Porte; em 1993 promovi a instalação de PC (Personal Computer) no departamento; em 1996 atuei na Operação do Ambiente de Internet Banking da organização; em 2006 concluí a centralização de 50 departamentos da instituição; em 2008 auxiliei na consolidação de toda a área de TI no novo Data Center; e em 2010 fui responsável pela Certificação da ISO 27001 neste Data Center. No ano de 2012 passei a atuar na equipe de Gerenciamento de Facilidades como responsável pela manutenção dos processos e indicadores a serem levantados na área. Hoje, atuo no Almoxarifado, promovendo uma melhoria e migrando o setor para o centro logístico com implantação de sistemas de monitoração de ativos do departamento.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP